CuriosidadesRefração

Quem foi Allvar Gulltrand?

By janeiro 24, 2020 No Comments

Quem foi Allvar Gulltrand?

 

Lendo este nome, a única certeza que poderíamos ter é que Allvar Gulltrand não é um nome brasileiro. Nascido em Landskrona, um cidade na Suécia que segundo o senso de 2018 (156 anos após seu nascimento), tinha apenas 33.049 habitantes. Mesmo o seu nome não sendo tão pronunciado nos dias de hoje (ele nasceu em 5 de junho de 1862 e faleceu em 28 de julho de 1930), foi uma figura muito relevante para o campo da saúde visual.

Gulltrand foi um médico oftalmologista sueco que dedicou sua carreira a várias pesquisas. Ao aplicar métodos da física e da matemática ao estudo de imagens ópticas e refração da luz nos olhos, Allvar descobriu mecanismos através dos quais a acomodação visual é processada. Também, foi ele quem descreveu o sistema dióptrico do olho humano com precisão.

Allvar utilizou da óptica geométrica e fisiológica como base em uma tese lançada em 1890 chamada “Contribuição para a teoria do astigmatismo”. Em 1911 Allvar recebeu o Prêmio Nobel por seu trabalho sobre as dioptrias do olho.

Além de tudo que já citamos, foi ele que ao unir um microscópio junto a uma fenda de luz criou a lâmpada de fenda, que é muito utilizada até os dias de hoje. Com essa criação, se tornou possível examinar as estruturas frontais do olho de forma confortável: Cílios, pálpebras, conjuntiva, córnea, humor aquoso, íris, úvea e cristalino.

A Lâmpada de Fenda é um equipamento de diagnóstico utilizado na biomicroscopia e que facilita o estudo detalhado do olho por ampliá-lo inúmeras vezes.

Apesar de fazer mais de 100 anos da criação da Lâmpada de fenda, esse equipamento não se tornou obsoleto e é extremamente necessário no exame da saúde visual. Ainda hoje a lâmpada consiste em um microscópio acoplado em uma fonte de luz de alta intensidade. Por ser um equipamento mecânico, podemos dizer que com bons cuidados de limpeza, uma lâmpada de fenda pode durar décadas.

Patologias como politricose (aumento do número de cílios), berfarite (inflamação das pálpebras), terçol (inflamação), conjuntivite, ptose palpebral (queda da pálpebra), limpeza de corpo estranho e até mesmo catarata (opacificação do cristalino) são possíveis de avaliar com a lâmpada de fenda.

Allvar se tornou uma pessoa muito importante e serviu no Comitê Nobel de Física. Enquanto estava na comissão,ele usou sua posição para bloquear Einstein de receber um Prêmio Nobel de Física por sua teoria da relatividade, que Allvar acreditava estar errada.

Gullstrand faleceu em Estocolmo em 28 de julho de 1930.

Leave a Reply