DOENÇAS RECORRENTES NA PRIMAVERA

Uma das estações mais bonitas do ano começa na próxima semana, e infelizmente, é comum que venhamos a ter mais alergias durante esse período, principalmente as oculares. 

A alergia ocular afeta cerca de 20% da população, são comuns em todas as estações do ano, mas podem ser agravadas na primavera, e consiste numa doença inflamatória e recorrente da superfície ocular externa. 

Mas, você sabe o porquê da Primavera nos trazer tanta alergia? 

Simples: a polinização das flores!

Ela consiste no transporte dos grãos de pólen entre uma parte da flor para outra. Esses grãos de pólen são transportados de planta em planta por insetos, abelhas, borboletas e podem ser levados com o vento, o que acaba causando as alergias. 

Sofrer com as alergias dessa estação do ano é mais comum em pessoas que já possuem algum tipo de alergia, tais como: rinite alérgica, asma e alergias na pele. 

Sintomas:

Os sintomas são: olho vermelho, coceira, sensação de olho seco ou de areia nos olhos, irritação, lacrimejamento, inchaço, desconforto ocular e maior sensibilidade à luz, condições bem parecidas com os de uma conjuntivite.

Assim que sentir esses sintomas, é necessário procurar um profissional da saúde ocular, para que possa ser dado um diagnóstico mais certeiro e iniciar um tratamento. 

Doenças mais comuns da Primavera:

Síndrome do Olho Seco.

É um problema corriqueiro o ano todo. Contudo, na primavera, ele fica ainda mais comum, já que a estação traz a umidade relativa do ar mais instável. 

O diagnóstico pode ser feito através de Lâmpada de Fendas para avaliar o nível de produção de lágrimas.

Para evitar que essa síndrome se agrave, é necessário resistir à tentação de coçar os olhos, e inserir alimentos ricos em Ômega 3 em sua dieta, que podem ajudar a aumentar a lubrificação natural dos olhos. 

Ceratocone.

O ceratocone em pessoas predispostas a ter essa doença ocular pode se agravar ainda mais caso coce demais os olhos. Como essa estação tem incidência de crises alérgicas, a coceira do olho se torna mais tentadora, e não resistir a ela pode levar à alteração da espessura e curvatura da córnea.

Conjuntivite.

Além de ser comum no inverno, a conjuntivite também aumenta nesta época do ano por causa da alta concentração de pólen e outras substâncias no ar.

A melhor maneira de evitar o contágio é lavando bem as mãos e evitando o compartilhamento de objetos como toalhas e óculos, uma vez que a doença é passada através de uma pessoa infectada para a outra.

Formas de Prevenção:

Os cuidados que devemos tomar com nossos olhos não devem ser sazonais, e sim algo para se fazer constantemente. Entretanto, aqui vão algumas dicas para facilitar seu cuidado durante essa estação: 

Ao se perceber com crise alérgica, não coce os olhos:

E sim, faça compressas de água fria e marque uma consulta com um profissional especializado o quanto antes, para que ele possa sugerir o melhor tratamento para seus sintomas. 

Evite os agentes desencadeadores do processo alérgico:

Deixe sempre a casa livre de poeira e mantenha-a ventilada. 

Use preferencialmente panos úmidos ao invés de vassoura para a limpeza doméstica. 

Evite contato com pelo de animais e ambientes em que haja mofo.

Evitar horários de maior polinização: 

Evitar andar ao ar livre nas primeiras horas da manhã, em dias ventosos, quentes e secos (onde há maior polinização).

Consultar com um profissional:

Consultar um profissional da saúde ocular frequentemente vai facilitar sua vivência com as alergias, podendo ser receitado colírios antialérgicos, colírios lacrimais e os demais métodos de prevenção contra as alergias. 

Não use de colírios deliberadamente, ele deve ser recomendado por um profissional especializado. NÃO SE AUTOMEDIQUE, pois pode agravar o caso.

5/5 - (1 vote)

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

Social Media

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Receba Notícia
body {background-color: transparent !important; }

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Dia Mundial da Visão.

O tema do Dia Mundial da Visão para esse ano de 2021 é #LoveYourEyes (Ame Seus Olhos), levando adiante a ideia de cuidarmos e amarmos nossa visão, que é um dos principais meios de contato com o mundo exterior. 

7 CURIOSIDADES SOBRE OS OLHOS

Você certamente já ouviu aquela famosa frase “Os olhos são as janelas da alma”. Por isso, separamos 7 curiosidades sobre os olhos.

Vitaminas para os Olhos

Certas vitaminas são essenciais para manter uma boa saúde ocular. São antioxidantes poderosos que protegem os olhos e outras partes do corpo.