Os Olhos de David Bowie e a Anisocoria.

Um dos fatores que fizeram o astro do rock David Bowie ganhar tanto destaque durante o decorrer de sua carreira foram as diversas alterações visuais que o músico teve ao longo dos anos.

Mas uma condição que sempre esteve ali presente eram seus “olhos de alienígena”, muitos chegavam a acreditar que Bowie era cego de um dos olhos, usava lentes de contato para causar o efeito de sua pupila dilatada, e até mesmo que possuía Heterocromia

Registro de David Bowie onde mostra nitidamente a diferença entre suas pupilas.

A verdade é que Bowie possuía uma condição chamada “Anisocoria”.

MAS O QUE É A ANISOCORIA?

O termo Anisocoria se refere a pupilas desiguais, de tamanhos diferentes, existindo uma mais dilatada que a outra. 

A Anisocoria em si não gera sintomas a serem detectados, mas o que causou sua origem pode gerar sintomas como: sensibilidade à luz, dor ou visão embaçada no olho em que se há essa condição. 

QUAIS SÃO AS CAUSAS DA ANISOCORIA? 

As 5 causas mais comuns da Anisocoria são: 

Enxaqueca

Em vários casos de enxaqueca, a dor pode acabar afetando os olhos, o que pode provocar não só a queda de uma das pálpebras, mas também dilatação de uma das pupilas.

Nesse caso, deve-se levar em conta se estão presentes também outros sinais, tal como: dor de cabeça muito forte, principalmente em apenas um lado da cabeça e visão embaçada, sensibilidade à luz. 

Pupila de Adie:

A pupila de Adie é uma condição extremamente rara onde uma das pupilas não reage à luz, ficando constantemente dilatada. Assim, este tipo de anisocoria pode ser mais facilmente identificado quando se está exposto ao sol ou a fortes luzes. 

Embora não seja um problema grave, pode causar outros sintomas como visão turva, dificuldade para focar, sensibilidade à luz e dor de cabeça frequente.

Inflamação no Nervo Óptico:

Também conhecida como neurite óptica, pode ter causas, mas normalmente surge em pessoas com doenças autoimunes. Quando surge, essa inflamação impede a passagem de informação do cérebro para o olho e, caso afete apenas um olho, pode levar ao surgimento de anisocoria.

Outros sintomas frequentes em casos de inflamação do nervo óptico incluem perda de visão, dor para movimentar o olho e até dificuldade para distinguir cores.

Tumor cerebral, aneurisma ou AVC:

Qualquer alteração cerebral como um tumor se desenvolvendo, um aneurisma ou até um AVC, podem causar pressão sobre uma parte do cérebro e acabar alterando o tamanho das pupilas.

Assim, se essa alteração surgir sem motivo aparente ou se for acompanhada de sintomas como formigamento em alguma parte do corpo, sensação de desmaio ou fraqueza em um lado do corpo, deve-se ir imediatamente ao hospital.

Pancadas na Cabeça: 

Quando se sofre uma pancada forte na cabeça  pode se desenvolver um traumatismo craniano, no qual pequenas fraturas surgem no crânio. Isso pode acabar originando uma hemorragia no cérebro, o que pode fazer pressão sobre alguma região do cérebro que controla os olhos, originando a Anisocoria.

Inclusive, foi essa a causa da Anisocoria de Bowie. Em uma entrevista em 1987, ele contou que se envolveu em uma briga quando adolescente, e foi acertado no olho, causando um trauma no músculo de seu olho, que agora segurava sua pupila sempre aberta.  

“Quando tinha 12 ou 13 anos, entrei numa briga e me acertaram no olho. Isso  rompeu um dos músculos no fundo [do olho], o que mantém a pupila sempre dilatada. Por isso parece mais escuro, mas na verdade é a mesma cor. Eu enxergo um pouco, mas é embaçado. Mas outro [olho] é muito bom.”

Explicou Bowie na entrevista.

O jovem Bowie foi hospitalizado por quatro meses após a agressão e passou por diversas cirurgias, mas a pupila esquerda ficou permanentemente dilatada, sem responder a estímulos de luz e com falsa percepção de profundidade.

5/5 - (1 vote)

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

Social Media

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Receba Notícia
body {background-color: transparent !important; }

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Dica de Filmes.

Filmes são grandes fontes de entretenimento, então aqui seguem dicas de nossos filmes preferidos com o tema voltado para a visão.