Vitaminas para os Olhos

Quais são as melhores vitaminas para a saúde dos olhos?

Certas vitaminas são essenciais para manter uma boa saúde ocular. Muitos são antioxidantes poderosos que protegem os olhos e outras partes do corpo contra danos oxidativos e inflamação.

Deficiências em vitaminas podem aumentar o risco de algumas doenças oculares, como catarata, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Pesquisas sugerem que alguns suplementos de vitaminas e minerais podem ajudar a proteger ou retardar o desenvolvimento dessas condições.

4 vitaminas que contribuem para a saúde dos olhos

Pessoas que desejam proteger a saúde de seus olhos devem incluir quantidades suficientes das seguintes vitaminas em sua dieta:

1. Vitamina A e beta-caroteno

Vitamina A é essencial para uma boa visão e é um componente que permite o olho enxergar em condições de pouca luz. De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia, uma deficiência de vitamina A pode levar à cegueira noturna.

A vitamina A também auxilia a função da córnea, que é a camada externa protetora do olho. Uma pessoa com deficiência de vitamina A pode produzir pouca umidade aos olhos para permanecerem lubrificados.

O beta-caroteno é a principal fonte de vitamina A na dieta humana, que é um tipo de pigmento vegetal denominado carotenóide, que existe em muitas frutas e vegetais coloridos. Quando consumidos, o corpo converte os pigmentos em vitamina A.

2. Vitamina E

É uma vitamina que possui propriedades antioxidantes particularmente poderosas, que ajudam a combater os radicais livres, eles danificam os tecidos do corpo e podem danificar as proteínas dentro do olho. Esse dano pode resultar no desenvolvimento de áreas turvas chamadas cataratas no cristalino do olho.

3. Vitamina C

A vitamina C é outro antioxidante poderoso que ajuda a proteger contra os danos oxidativos, que é um dos dois fatores-chaves mais comuns da catarata relacionada à idade: catarata cortical e nuclear. A cortical se desenvolve nas bordas do cristalino, enquanto a catarata nuclear ocorre profundamente em seu centro ou “núcleo”.

Um estudo longitudinal de 2016 investigou diferentes fatores que podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de catarata nuclear. Foi monitorada a ingestão de Vitamina C e outros nutrientes de cada participante ao longo de 10 anos.

No final do período de estudo, os pesquisadores mediram novamente a catarata nos participantes que relataram consumir mais vitamina C e eles mostraram uma redução de 33% no risco de progressão da catarata. Eles também tinham lentes mais claras em geral.

4. Vitaminas B

Um Estudo feito em 2009 sugere que a suplementação diária com uma combinação de vitaminas B-6, B-9 e B-12 pode reduzir o risco de DMRI, que é uma doença degenerativa dos olhos que afeta a visão.

No entanto, este estudo específico incluiu apenas mulheres. Mais pesquisas são, portanto, necessárias para apoiar o uso de vitaminas B na prevenção da DMRI em mulheres e homens.

Um estudo mais antigo analisou a ingestão de nutrientes e a saúde ocular em 2.900 pessoas com idades entre 49 e 97 anos. Os resultados revelaram que a ingestão mais elevada de proteínas, vitamina A e B, riboflavina, tiamina e niacina, teve uma associação com uma taxa mais baixa de catarata nuclear.

Outro estudo nacional de 2018 na Coreia do Sul, encontraram uma ligação entre a ingestão reduzida de vitamina B-3, ou niacina, e glaucoma. Em pessoas com glaucoma, o acúmulo de fluido dentro do olho exerce pressão sobre o nervo óptico. Com o tempo, isso pode danificar o nervo, resultando em perda de visão.

Por isso, a ingestão de alimentos saudáveis é tão importante para a saúde do nosso corpo. Mantenha uma dieta rica em frutas, verduras e vitaminas, quanto mais colorida for seus alimentos, melhor! Pois os benefícios são diversos.

5/5 - (1 vote)

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

Social Media

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Receba Notícia
body {background-color: transparent !important; }

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Dia Mundial da Visão.

O tema do Dia Mundial da Visão para esse ano de 2021 é #LoveYourEyes (Ame Seus Olhos), levando adiante a ideia de cuidarmos e amarmos nossa visão, que é um dos principais meios de contato com o mundo exterior. 

7 CURIOSIDADES SOBRE OS OLHOS

Você certamente já ouviu aquela famosa frase “Os olhos são as janelas da alma”. Por isso, separamos 7 curiosidades sobre os olhos.

Vitaminas para os Olhos

Certas vitaminas são essenciais para manter uma boa saúde ocular. São antioxidantes poderosos que protegem os olhos e outras partes do corpo.