Home
Loja
Minha lista0

Pupilômetro: para que serve e como funciona?

Diferente do que o nome indica, o pupilômetro não serve para medir a distância entre as pupilas (embora faça isso também), mas sim a distância nazopupilar, muito importante na hora de montar as lentes do cliente em seu óculos. Uma medição mal feita pode causar dores de cabeça e impossibilitar que o usuário permaneça com seus óculos, acarretando em despesas e uma desconfiança na óptica em que adquiriu.

Existem alguns equipamentos e métodos para fazer a medição nazopupilar, dentre eles pode-se utilizar uma régua e caneta ( método rústico e com alta probabilidade de erro), uma régua de medição que consiste em um pequeno aparelho em formato de óculos que é posicionado na frente do cliente e, deslizando um botão, alinha-se uma linha vertical no centro da pupila do usuário. Este método é mais preciso que o anterior, mas ainda deixa uma chance para erros. Por fim, temos o Pupilômetro digital que garante uma precisão de, dependendo o modelo, até 0.1mm.

Mas será que precisamos mesmo de tanta precisão?

 

Talvez não fosse necessária se o único processo que alterasse o centro óptico fosse a pupilometria, mas este não é o caso. A produção de um óculos depende de diversos fatores, como o processo de refração, que trabalha com 0,25 dioptrias, arredondando os valores, e os laboratórios de surfaçagem e montagem que pode, facilmente, transformar este 1mm em uma distância maior, acarretando uma diferença razoável na dioptria do paciente. Portanto, o melhor é apaziguar ao máximo as dificuldades que podem levar ao erro. E é por isso que os pupilômetros digitais vem se tornado cada vez mais usuais e necessários para todas as óticas brasileiras. O fato deles ajudarem no marketing da loja ao mostrar tecnologia ao cliente também não faz mal, não é?

Mas qual é o modelo de pupilômetro mais indicado no mercado?

 

Normalmente, o pupilômetro digital é o mais procurado por ser considerado o mais confiável pelos profissionais ópticos. Para ser categorizado neste tipo, o equipamento deve:

  1. Ter um display digital onde as medidas tiradas são mostradas. Right significa medição do olho direito, ou DNP do OD, e Left significa DNP do olho esquerdo. Deve-se tomar cuidado ao fazer as anotações pois a DNP de cada olho se encontra no lado invertido do visor. Já o número entre o Left e Right é a DP, a soma entre as DNPs, mas ela não é tão importante. Na hora de anotar, o melhor é sempre focar a DNP (OD e OE).
  2. Os botões deslizantes perto do visor servem para encontrar a distância nazopupilar. Utilizando-os, o óptico ira posicionar as listras verticais no centro de cada uma das pupilas.

Este modelo é silencioso, não produz ruído algum, e pode-se controlar a distância: perto (35cm) e longe ( infinito), com um botão giratório.

Estes pontos são padrões para os Pupilômetros Digitais do mercado, mas existem alguns que vão além destas características, como o modelo AM-224 que controla a intensidade de luz LED incidida sobre o olho do paciente, trabalha com um passo de 0.25 e 0.50, e possui uma lente fixa de +2 dioptrias que auxilia na tomada de medição. Também possui um sistema de desligamento automático para evitar desperdício de baterias. 

Também há o modelo mais completo do mercado, o MM-510B. Além de ter o mesmo sistema de desligamento automático, controle de intensidade de luz LED, uma lente móvel de +2 dioptrias para auxilio na medição e ajuste de passo de 0.1, 0.25 e 0.50, este pupilômetro também pode tirar a medida da distância vértice ou córnea lente. Desta forma, já incorpora funções de outros produtos, tornando seu custo benefício extremamente competitivo.

Como cuidar do seu pupilômetro?

 

O equipamento é um produto durável, mas por passar de mão em mão e estar em contato físico com o cliente, deve-se ter alguns cuidados e ser mantido higienizado constantemente. Abaixo algumas dicas de como cuidar do seu pupilômetro:

  1. Limpe-o antes e após cada utilização com álcool gel, principalmente os apoios nasais. Desta forma, evita-se transmissão de conjuntivite, por ex, e ainda traz credibilidade a sua óptica.
  2. Troque as pilhas do pupilômetro ao notar que sua luz está ficando fraca ou se estiver tendo alguma dificuldade de realizar a medição. As pilhas são parte essencial do produto. Dê preferência a pilhas alcalinas e não misture os tipos de pilhas. Siga as instruções do fabricante se tiver alguma dúvida.
  3. Caso não utilize o pupilômetro com frequência, ou ao final do dia, retire as pilhas. Assim evita problemas com vazamento.
  4. Evite expor o pupilômetro ao sol. O melhor é sempre acondicionar o equipamento em seu estojo, não em uma gaveta.

Ok, mas como utilizo o Pupilômetro Digital?

 

Não se preocupe, este equipamento é muito simples e fácil de usar. Siga os passos abaixo ou veja o vídeo:

  1. Escolha a distância correta para realizar a medição da DNP. Para longe com óculos de visão simples, lentes bifocais e multifocais utilize o Infinito. Já para a DNP de perto utilize as opções 35cm ou 40cm. 
  2. Deve-se pedir ao paciente que segure o pupilômetro e coloque-o no rosto, apoiando-o no nariz de forma que consiga olhar nos dois visores. Desta forma, as mãos do óptico estão livres para operar os botões. O equipamento, para realizar as medições, deve ficar na horizontal e reto. Portanto, procure deixar sua cabeça na mesma altura que a do cliente.Pupilometro martinato
  3. O cliente visualizará um alvo que geralmente é formado de duas cores, verde e branco. Pergunte a ele(a) se está enxergando este alvo e para olhar para o centro dele.
  4. Com a ajuda dos botões deslizantes, sobreponha as guias verticais no centro da córnea ( não necessariamente o centro da pupila). Para encontrar este centro, procure pelo reflexo das luzes na córnea, é ali que deve posicionar as guias.pupilometro martinato
  5. Caso necessário, utilize o oclusor para ocluir um dos olhos do cliente e dar mais precisão a medição. Caso o cliente seja uma pessoa estrábica, sempre tape um dos olhos. Tome o tempo que precisar, uma medição bem feita vale mais do que 2 erradas.
  6. Anote a OD e OE, caso necessário fazer a medição para outra distância, modifique no botão giratório. Cuidado ao anotar para não misturar as medidas.

Caso continue a ter dúvidas sobre este equipamento, entre em contato com seu fornecedor ou com o suporte da Martinato que está sempre pronto para lhe atender.

Acesse aqui todos os Pupilômetros Martinato!

 

 

Compartilhe

Comentários (8)

  1. Achei interessante as explicações referente as medicações e do aparelho.

    1. Oi Paulo,
      Obrigada pelo feedback. Qualquer dúvida, estamos à disposição.

  2. acho q vcs devem postar tambem como tirar a medida da distancia vertice!

    1. Olá, Edmilson.
      Agradecemos o feedback! Vamos trabalhar em um artigo sobre distância Vértice.
      Obrigada,

  3. O que acontece se o pupilometro não for usado estando reto, Estando um pouco erguido pra cima?

    1. Olá, Jefferson
      O ideal é sempre manter o pupilômetro reto ao realizar as medições, mas se trabalhar com um ângulo de inclinação pequeno não haverá problemas.
      No caso de grande diferença entre a altura do paciente e a do profissional, recomendamos que façam a medição sentados ou em um local que compense essa diferença de altura.
      Se tiver alguma dúvida sobre a medida tirada, sempre indicamos refazê-la, assim não há perigo do cliente não se adaptar aos óculos por erro de DP.

  4. Olá, tenho uma dúvida em relação as medidas do pupilometro… Sempre que vou para uma ótica fazer meus óculos, cada uma que diga uma distância diferente do meu OE, variando entre 31 e 32. Devo me preocupar?

    1. Olá, Paloma! As medições podem ter pequenas variações, desde que você não sinta dor de cabeça ou tontura por um período longo ao trocar os óculos, não precisa se preocupar.

Deixe um comentário

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Ir para o topo

Está com alguma dificuldade?

Fale conosco no WhatsApp

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Conheça nossa política de privacidade

Vamos conversar
Olá! Se tiver alguma dúvida sobre algum produto, me mande uma mensagem!