Home
Loja
Minha lista0
lente-contato

Lentes de contato que alteram foco e zoom estão próximas da realidade

O Projeto

 

lentes de contatoScreenshot: University of California San Diego (Wiley Online Library)

As lentes de contato são uma opção para aqueles que usam óculos para várias prescrições, mas as vezes pode-se levar mais de um mês para se acostumar a usá-las. Pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego criaram uma alternativa melhor através de um protótipo com uma lente de contato que pode alternar automaticamente entre o foco em objetos próximos ou distantes, detectando os movimentos dos olhos do usuário.

Parece um avanço direto da ficção científica e, por enquanto, é. Levará anos até que as lentes de contato possam funcionar como prometido diretamente no olho humano. O protótipo funciona apenas com um equipamento especial usando vários componentes que terão que ser incrivelmente miniaturizados antes que um humano possa usá-lo, e os participantes do teste parecem menos confortáveis ​​com uma série de eletrodos colocados na pele ao redor dos olhos. Mas demonstra alguns usos fascinantes da tecnologia existente que podem tornar essas lentes de contato uma alternativa viável para mais usuários.

 

Como funciona?

Há duas partes na nova lente de contato, conforme detalhado em um artigo publicado recentemente, “Uma lente macia biomimética controlada por sinal eletro oculográfico”. A primeira é a própria lente, que imita a funcionalidade do cristalino no olho humano. Em vez de tecido orgânico, é feito de camadas de filmes de polímeros elásticos que mudam de estrutura quando uma corrente elétrica é aplicada. Nesse caso, os fios fornecem eletricidade a partir de uma fonte de energia externa que faz com que as camadas se expandam, reduzindo a espessura da lente, ou se contraiam, causando efeito oposto. Em qualquer um dos comportamentos, o ponto focal da luz que passa através da lente artificial é alterado, definindo o foco do objeto à frente.

A parte mais interessante desta pesquisa, no entanto, é como as lentes de contato seriam controladas. Em vez de botões que o usuário precisaria pressionar, a lente seria capaz de detectar os sinais eletrooculográficos gerados pelo olho humano. Você pode não perceber, mas há um campo elétrico nos tecidos que circundam o olho humano e uma diferença de potencial mensurável entre a frente e a parte de trás do olho. Ao colocar eletrodos na pele ao redor do olho, essa diferença pode ser medida enquanto que o olho se move, permitindo que esses movimentos sejam rastreados e traduzidos em outros lugares.

 

lentes de contato

Dispositivo utilizado nos testes

 

É uma abordagem que já foi usada para permitir que pessoas com movimentos corporais muito limitados controlem e manobrem uma cadeira de rodas, mas os pesquisadores acreditam que os campos elétricos em mudança também poderiam ser acionados para controlar suas lentes de contato. Olhar para baixo, por exemplo, poderia fazer a lente focar automaticamente objetos próximos, como as palavras em uma página de um livro, enquanto olhar para cima ajustaria automaticamente a lente para focar em uma vista mais ampla e distante. A sensibilidade do sistema pode até ser ajustada para detectar vários piscar de olhos, o que poderia potencialmente mudar a lente para funcionar como uma lente de zoom telefoto.

É necessário muito refinamento antes que os usuários de óculos considerem mudar para uma lente de contato que ofereça essa funcionalidade. Poucos de nós estão dispostos a andar com eletrodos presos por todo o rosto, de modo que seria necessário um refinamento considerável para tentar integrar todos os componentes eletrônicos necessários nas lentes. Isso exigirá algumas grandes descobertas de empresas com muito financiamento para gastar em P&D. Até o Google desistiu de criar uma lente de contato inteligente para monitorar os níveis de açúcar no sangue, mas se uma empresa descobrisse isso, qual será o futuro dos óculos?

Compartilhe

Deixe um comentário

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Ir para o topo

Está com alguma dificuldade?

Fale conosco no WhatsApp

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Conheça nossa política de privacidade

Vamos conversar
Olá! Se tiver alguma dúvida sobre algum produto, me mande uma mensagem!