CuriosidadesRefração

Você sabe o que é uma visão 20/20?

By dezembro 6, 2019 No Comments

O termo visão 20/20 é amplamente utilizado por todos os profissionais da visão, mas você sabe o seu significado? Para responder esta dúvida precisamos, primeiro, falar sobre Acuidade Visual.

Acuidade Visual

 

Acuidade visual é a nitidez da visão e a capacidade de identificar forma e contorno de objetos, que varia de pessoa para pessoa e pode ser corrigida, muitas vezes, com o uso de óculos de grau, lentes de contato ou cirurgias refrativas.

A miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia são resultantes da falta de clareza na visão e podem ser corrigidos facilmente pelos métodos descritos acima. Em algumas profissões é fundamental tratar a falta de acuidade visual, como por exemplo, motoristas que precisam conduzir com segurança e profissionais da área gráfica.

 

Existem alguns sinais que podem identificar a pouca ou baixa visão:

– Perda da visão periférica (não enxergamos o que está ao lado)

– Perda da visão central (pontos cegos no centro da visão)

– Sensibilidade a claridade e pouca visão à noite

– Visão turva (imagens desfocadas e má definidas em algumas distâncias)

 

A baixa visão pode estar relacionada à diferentes lesões e/ou problemas, como a diabetes, lesão cerebral, glaucoma, catarata e degeneração macular relacionada à idade. Deve-se fazer consultas periódicas, ainda mais se o paciente estiver em algum grupo de risco.

 

E como conseguimos diagnosticar os problemas de refração?

 

O teste mais comum é feito com um Optotipo – uma tabela com letras, números e desenhos de diferentes tamanhos. Esta tabela visual foi inventada pelo holandês Hermann Snellen em 1862 e é utilizada até hoje, seja na sua versão original ou outros modelos desenvolvidos com a partir dela, como o de figuras, Landot, entre outros.

Nesta tabela a acuidade é mostrada por dois números em forma de fração, como por exemplo, 20/100. O primeiro número é referente a distância entre o quadro e o paciente e o segundo representa a fileira das letras que o paciente consegue ler. Cada linha da Tabela de Snellen contém um número que equivale à distância na qual um olho “normal” consegue ler as letras desta fileira. Por exemplo, as letras da fileira “100” podem ser lidas por um paciente na distância de 100 metros. Isso significa que uma pessoa com acuidade de 20/100 consegue ler à distância de 20 metros o que uma pessoa com acuidade visual total é capaz de ler à distância de 100 metros.

Desta forma, a partir desta tabela surgiu o termo “visão 20/20”, que significa que uma pessoa consegue ver detalhes a uma distância de 20 pés igual a uma normal enxerga. Quando o sistema métrico virou o sistema universal,  este termo foi alterado para “visão 6/6”, onde o teste de acuidade visual deve ser feito à 6 metros de distância do paciente e este consegue enxergar o que uma pessoa com visão normal enxerga.

 

Leave a Reply