Home
Loja
Minha lista0

DOENÇAS OCULARES E O DIABETES

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.

A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.

O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, artérias, nervos, rins e nos olhos.

Mas, como o Diabetes pode afetar nossos olhos e visão? 

Simples: causando inchaço no cristalino. 

A quantidade excessiva de glicose no sangue acaba causando inchaço no cristalino, o que faz mudar sua forma, e flexibilidade, além de diminuir a capacidade de foco, causando o principal sintoma de alerta quando se trata de diabetes: a visão turva. 

Quando o diabetes está controlado, a visão volta ao normal, pois a pressão no cristalino cessa. 

E as doenças que podem vir a se desenvolver com a diabetes e os olhos são: glaucoma, catarata e retinopatia.

De acordo com estudos realizados na Sociedade Americana de Diabetes, pessoas com diabetes tipo 2 são 40% mais propensas a sofrer de glaucoma.

Além disso, quanto mais tempo os níveis de açúcar no sangue estão descontrolados, maiores as chances de desenvolver o problema.

O Glaucoma e a Diabetes

O Glaucoma, em pessoas com e sem diabetes, acontece por causa da alta elevação da pressão ocular. 

Como consequência dessa pressão, os vasos sanguíneos que levam sangue para a retina e para o nervo óptico são comprimidos e a visão é gradualmente perdida, porque a retina e o nervo estão danificados pela falta de fluxo sanguíneo. 

Os métodos de tratamento são variáveis, alguns profissionais optam por medicamentos para reduzir a pressão no olho, enquanto outros métodos já envolvem cirurgia. O ideal, sempre, é procurar um especialista para avaliar o caso. 

A Catarata e o Diabetes

A catarata é uma doença que deixa a lente natural dos nossos olhos, o cristalino, opaco. Essa opacidade vai diminuindo progressivamente a visão, e atinge pessoas com ou sem diabetes. 

Porém, aquelas que estão com os níveis de açúcar descontrolados, são 60% mais propensos a desenvolver a catarata. Além da diabetes facilitar o desenvolvimento em pessoas mais jovens, pois a catarata normalmente surge em pessoas mais de idade. 

Para quem foi detectado com catarata nível leve, o indicado é usar óculos de sol com mais frequência e lentes de controle de brilho nos óculos de grau, para não propagar a doença com mais facilidade. 

Já para aqueles que a doença interfere muito na visão, o procedimento que costuma ser tomado como tratamento é a remoção do cristalino do olho, substituindo-a por uma lente transplantada.

A Retina e o Diabetes 

A retina é a parte do olho responsável por transformar a luz em impulsos elétricos, esses sinais são levados ao nosso cérebro através do nervo óptico, que então vira as imagens que enxergamos. 

O descontrole do diabetes também pode afetar essa parte tão importante de nossa visão, que a longo prazo pode desencadear uma Retinopatia Diabética

Ao longo do tempo, com o nível de açúcar sempre elevado, o fornecimento de sangue necessário para que a retina funcione perfeitamente acaba sendo prejudicado, e passa por três etapas:

  • Retinopatia de fundo: minúsculas protuberâncias desenvolvem-se nos vasos sanguíneos, que podem sangrar um pouco, mas geralmente não afetam a visão.
  • Retinopatia pré-proliferativa: alteração mais graves nos vasos sanguíneos, incluindo sangramento mais significativo para o olho.
  • Retinopatia proliferativa: novos vasos sanguíneos são desenvolvidos na retina. Porém eles são fracos e sangram facilmente. Isso pode resultar na perda de visão.

Devido a pressão nesses vasos, e até no rompimento, a pessoa passa a ver pontos ou manchas fluentes, têm dificuldade de distinguir cores e de enxergar à noite.

Nos casos leves, a retinopatia diabética e o edema macular diabético podem ser tratados com o controle da diabete. Nos casos mais avançados, o especialista pode indicar tratamentos que visam diminuir o edema e a pressão na retina. 

Lembre-se: 

Para evitar situações de alto risco, realize os exames periódicos para detecção da diabetes, disponíveis no SUS e planos privados, além de visitar periodicamente um profissional da saúde ocular.

Compartilhe

Comentários (1)

  1. Interessante!

Deixe um comentário

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Ir para o topo

Está com alguma dificuldade?

Fale conosco no WhatsApp

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Conheça nossa política de privacidade

Vamos conversar
Olá! Se tiver alguma dúvida sobre algum produto, me mande uma mensagem!