A Miopia foi considerada epidemia do século

A Miopia foi considerada epidemia do século pela Organização Mundial da Saúde e é mais comum entre crianças que não se desligam dos aparelhos eletrônicos

Uma pesquisa do Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) revelou que cerca de 69% das crianças e adolescentes do Brasil, dos 9 aos 17 anos, utilizam a internet mais de uma vez por dia. No Centro-Oeste, o índice chega a 74%, maior que a média brasileira, sendo a região em que as crianças são mais conectadas, junto ao Sudeste.

Os dados confirmam o aumento do acesso dos brasileiros a tecnologia, mas desvendam uma nova preocupação: aparelhos eletrônicos estão contribuindo para o aumento da miopia entre os jovens. “É uma tendência do mundo moderno”, alerta o oftalmologista Luiz Felipe Diniz do Hospital Brasileiro de Olhos (HBO), em Brasília.

Cerca de 20% das crianças em idade escolar, de acordo com levantamentos do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), apresentam problemas de vista. A miopia é a campeã e já é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a epidemia do século. O uso de celulares e computadores por mais de seis horas diárias, segundo Diniz, pode levar ao agravamento dessa patologia em crianças e adolescentes.

Lucas Macedo, 9 anos, sente os efeitos da tecnologia. Vidrado em telas, smartphone e afins, ele usa óculos desde os 6 anos. A mãe do menino acredita que a internet prejudique muito. “Se deixar, as crianças ficam além da conta na frente da tela do computador e no celular. Acho que forçam demais os olhos.”

Comportamento de pessoas Míopes

Lucas passa horas assistindo ao YouTube. Segundo a mãe “Ele está com 3 graus de miopia no olho direito e 1,5 no esquerdo.” Na escola, ele começou a ficar em pé, perto do quadro, para conseguir anotar o que a professora escrevia. Deve-se prestar atençãoas crianças, pois muitos “Pensam que a criança é inquieta e teimosa, mas, na verdade, ela está apenas em busca de um campo melhor de visão.”

Como os pequenos não identificam a dificuldade para enxergar, é importante que os pais fiquem atentos ao comportamento deles. Alguns sintomas são dores de cabeça, desinteresse pelo estudo e baixo desempenho escolar. Normalmente ficam muito próximo da televisão e têm mania de franzir os olhos para enxergar.

“É muito comum, no dia a dia do consultório, descobrirmos erros de refração — que é como denominamos a miopia — em crianças que tinham problemas de aprendizagem ou comportamento na escola”, confirma Dr.Geraldo Canto, de Curitiba. “Para evitar isso, ir a um especialista no início do ano é uma grande oportunidade de começar as aulas da melhor maneira.”

O aumento dos casos de miopia em crianças é relacionado tanto ao uso excessivo de telas à falta de atividades ao ar livre. Nosso olho possui um mecanismo chamado de acomodação que nos permite focar objetos distantes e próximos com nitidez. Esse foco é feito contraindo o músculo ciliar, o anel no meio do olho para visão a distância. O esforço em excesso pode gerar fatores associados ao aumento da miopia. É o que acontece ao forçar a vista ao digitar e ao assistir a vídeos em celulares e computadores.

Dicas para o dia a dia

Realizar atividades diariamente em ambientes externo por, pelo menos, 40 minutos.
Deixar celulares, tablets, computadores e livros a 30cm da face, no mínimo.
Manter a tela do computador a, pelo menos, 50cm da face.
A cada 20 minutos, mudar o foco desses objetos e focalizar objetos distantes, por cerca de 20 segundos.
Restringir o uso de tablets e celulares por crianças de 2 a 5 anos a 1 hora por dia.

O que dizem os especialistas da Miopia

As cirurgias para correção do grau somente devemm ser realizada depois dos 18 anos e com graduação estabilizada.
Para evitar mais prejuízos à visão, a recomendação é ensinar as crianças a fazerem intervalos de cinco minutos a cada hora na frente das telas.
Reduzir o brilho dos monitores, deixando-o agradável aos olhos, não deixar o fundo muito claro nem muito escuro.
Atualizem os monitores, os de cristal líquido cansam menos os olhos do que os antigos, de tubo, pois já vêm com superfície antirreflexo e melhor definição de imagens.

 

Este artigo foi útil

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

Social Media

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Receba Notícia
body {background-color: transparent !important; }

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Dia Mundial da Visão.

O tema do Dia Mundial da Visão para esse ano de 2021 é #LoveYourEyes (Ame Seus Olhos), levando adiante a ideia de cuidarmos e amarmos nossa visão, que é um dos principais meios de contato com o mundo exterior. 

7 CURIOSIDADES SOBRE OS OLHOS

Você certamente já ouviu aquela famosa frase “Os olhos são as janelas da alma”. Por isso, separamos 7 curiosidades sobre os olhos.

Vitaminas para os Olhos

Certas vitaminas são essenciais para manter uma boa saúde ocular. São antioxidantes poderosos que protegem os olhos e outras partes do corpo.