Home
Loja
Minha lista0

A Miopia foi considerada epidemia do século

A Miopia foi considerada epidemia do século pela Organização Mundial da Saúde e é mais comum entre crianças que não se desligam dos aparelhos eletrônicos

Uma pesquisa do Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) revelou que cerca de 69% das crianças e adolescentes do Brasil, dos 9 aos 17 anos, utilizam a internet mais de uma vez por dia. No Centro-Oeste, o índice chega a 74%, maior que a média brasileira, sendo a região em que as crianças são mais conectadas, junto ao Sudeste.

Os dados confirmam o aumento do acesso dos brasileiros a tecnologia, mas desvendam uma nova preocupação: aparelhos eletrônicos estão contribuindo para o aumento da miopia entre os jovens. “É uma tendência do mundo moderno”, alerta o oftalmologista Luiz Felipe Diniz do Hospital Brasileiro de Olhos (HBO), em Brasília.

Cerca de 20% das crianças em idade escolar, de acordo com levantamentos do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), apresentam problemas de vista. A miopia é a campeã e já é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a epidemia do século. O uso de celulares e computadores por mais de seis horas diárias, segundo Diniz, pode levar ao agravamento dessa patologia em crianças e adolescentes.

Lucas Macedo, 9 anos, sente os efeitos da tecnologia. Vidrado em telas, smartphone e afins, ele usa óculos desde os 6 anos. A mãe do menino acredita que a internet prejudique muito. “Se deixar, as crianças ficam além da conta na frente da tela do computador e no celular. Acho que forçam demais os olhos.”

Comportamento de pessoas Míopes

Lucas passa horas assistindo ao YouTube. Segundo a mãe “Ele está com 3 graus de miopia no olho direito e 1,5 no esquerdo.” Na escola, ele começou a ficar em pé, perto do quadro, para conseguir anotar o que a professora escrevia. Deve-se prestar atençãoas crianças, pois muitos “Pensam que a criança é inquieta e teimosa, mas, na verdade, ela está apenas em busca de um campo melhor de visão.”

Como os pequenos não identificam a dificuldade para enxergar, é importante que os pais fiquem atentos ao comportamento deles. Alguns sintomas são dores de cabeça, desinteresse pelo estudo e baixo desempenho escolar. Normalmente ficam muito próximo da televisão e têm mania de franzir os olhos para enxergar.

“É muito comum, no dia a dia do consultório, descobrirmos erros de refração — que é como denominamos a miopia — em crianças que tinham problemas de aprendizagem ou comportamento na escola”, confirma Dr.Geraldo Canto, de Curitiba. “Para evitar isso, ir a um especialista no início do ano é uma grande oportunidade de começar as aulas da melhor maneira.”

O aumento dos casos de miopia em crianças é relacionado tanto ao uso excessivo de telas à falta de atividades ao ar livre. Nosso olho possui um mecanismo chamado de acomodação que nos permite focar objetos distantes e próximos com nitidez. Esse foco é feito contraindo o músculo ciliar, o anel no meio do olho para visão a distância. O esforço em excesso pode gerar fatores associados ao aumento da miopia. É o que acontece ao forçar a vista ao digitar e ao assistir a vídeos em celulares e computadores.

Dicas para o dia a dia

Realizar atividades diariamente em ambientes externo por, pelo menos, 40 minutos.
Deixar celulares, tablets, computadores e livros a 30cm da face, no mínimo.
Manter a tela do computador a, pelo menos, 50cm da face.
A cada 20 minutos, mudar o foco desses objetos e focalizar objetos distantes, por cerca de 20 segundos.
Restringir o uso de tablets e celulares por crianças de 2 a 5 anos a 1 hora por dia.

O que dizem os especialistas da Miopia

As cirurgias para correção do grau somente devemm ser realizada depois dos 18 anos e com graduação estabilizada.
Para evitar mais prejuízos à visão, a recomendação é ensinar as crianças a fazerem intervalos de cinco minutos a cada hora na frente das telas.
Reduzir o brilho dos monitores, deixando-o agradável aos olhos, não deixar o fundo muito claro nem muito escuro.
Atualizem os monitores, os de cristal líquido cansam menos os olhos do que os antigos, de tubo, pois já vêm com superfície antirreflexo e melhor definição de imagens.

 

Compartilhe

Deixe um comentário

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Ir para o topo

Está com alguma dificuldade?

Fale conosco no WhatsApp

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Conheça nossa política de privacidade

Vamos conversar
Olá! Se tiver alguma dúvida sobre algum produto, me mande uma mensagem!