Home
Loja
Minha lista0

Presbiopia: a síndrome do braço curto

Cuidados com a saúde devem ser constantes e acontecer em qualquer idade, por isso, quem cuida do corpo está atento aos sinais do tempo; que fatalmente vão aparecer. Os sinais podem demorar ou serem retardados, mas são inevitáveis. Estudos indicam que aos 25 anos o indivíduo começa a envelhecer, e o corpo começa a sofrer alterações. O mesmo ocorre com os olhos que, enquanto jovem e saudável, apresentam mais facilidade de acomodar a visão, alterando o foco em um objeto que esteja perto ou longe. Esta habilidade de focalizar diminui com a idade e acontece de maneira universal e previsível.

E é por isso que depois dos 40 anos a sensação é que os braços estão ficando mais curtos, as letras parecem diminuir e se ofuscar na página, a vista fica embaraçada. É a infame presbiopia, ou vista cansada, como é mais conhecida. Para reduzir o problema deve-se utilizar um óculos diferente ou até nos casos mais graves a cirurgia é recomendada, pois é um problema progressivo e, infelizmente, piora com a idade

Mas como ela ocorre?

No olho humano existe uma lente interna (o cristalino). A ação do músculo ciliar, interno do olho,  move o cristalino achatando-o ou expandindo-o para focar nos objetos perto e longe (acomodação). O cristalino cresce dentro do olho durante toda a vida. Após os 40 anos, este crescimento atinge níveis que impedem sua completa acomodação havendo perda de flexibilidade. Assim, define-se a presbiopia, que avança progressivamente e com calma até atingir seu maior grau por volta dos 55 anos de idade. Os problemas mais comuns entre adultos com a “vista cansada”,  são: sensação de cansaço na vista, coceira nos olhos, dificuldade para focalizar imagens e lacrimejamento. Após uma avaliação, o paciente receberá a indicação que for mais adequada para o caso e de acordo com seus hábitos.

Tratamentos:

• Correção com óculos: as lentes utilizadas para esta dificuldade visual podem ser monofocais (pra perto) ou multifocais (perto, meia distância e longe).
• Lentes de contato multifocais ou monofocais, com monovisão (a visão funcional de um olho para longe e de outro para perto).
• Implante de lentes intraoculares, multifocais ou monofocais com monovisão. Esta cirurgia tem duas indicações: para pessoas que se submeteram à cirurgia refrativa a laser e estão com dificuldades para enxergar de perto e pessoas que fizeram cirurgia de catarata com implante de lente intraocular.

 

Compartilhe

Deixe um comentário

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Ir para o topo

Está com alguma dificuldade?

Fale conosco no WhatsApp

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Conheça nossa política de privacidade

Vamos conversar
Olá! Se tiver alguma dúvida sobre algum produto, me mande uma mensagem!