Home
Loja
Minha lista0

Como evitar Infecções e Ferimentos nos olhos no Halloween

Penas, fantasias e glitter

O famoso “Dia das Bruxas” está chegando e com ele a propensão à infecções e outras complicações em relação à saúde ocular podem chegar também, o que significa que os profissionais da área da visão poderão ter um número maior de pacientes.
O Halloween é uma celebração cheia de diversão, com muito glitter, fantasias extravagantes, diversas guloseimas e brincadeiras assustadoras. No entanto, esta data também pode ser uma grande causadora de complicações oculares que podem se tornar o maior pesadelo.
O Halloween é considerado um dos 4 dias do ano em que as crianças são admitidas na sala de emergência com um número recorde de infecções oculares.

Abaixo, trouxemos algumas dicas para que você evite que esta data aterrorize sua saúde ocular:


Faça testes com maquiagem antes de fazer diretamente em sua pele para prevenir a dermatite de contato

a maquiagem dos olhos durante o Halloween é muito popular – de maquiagem de olho de gato a pintura de rosto de zumbi. Esses cosméticos podem gerar algumas complicações para os olhos, podendo causar dermatite de contato irritante e dermatite de contato alérgica. Entenda a diferença:


Dermatite de contato alérgica: este tipo de dermatite de contato pode ocorrer após o sistema imunológico responder a um reagente. Esses pacientes apresentarão sintomas de erupção cutânea semelhantes a eczema ao redor do olho.


Dermatite de contato irritante: a forma mais comum de dermatite de contato aparece quando uma substância ou produto químico é muito forte e danifica a camada externa da pele. O sintoma mais comum de dermatite de contato irritante é a descamação da pele. Outros sintomas característicos são: lacrimejamento excessivo, queimação e vermelhidão.


É importante para quem já teve/tem histórico de dermatite de contato, lembrar da importância de testar a maquiagem antes de aplicá-la diretamente no olho, assim, pode ajudar a prevenir essas reações “assustadoras”. Além disso, pode auxiliar a pessoa a determinar se existe alguma alergia a algum dos componentes da maquiagem.


Pomada esteróide suave ou um anti-histamínico oral pode ser usado para ajudar a tratar os dois tipos de reações alérgicas, muitos produtos de maquiagem de têm ingredientes essenciais como fragrâncias, conservantes (parabenos e cloreto de benzalcônio), pigmentos metálicos e aditivos de cor que podem ser irritantes. Outra dica importante é remover toda a maquiagem antes de dormir e lembrar de hidratar bem a pele.


Faça uma escolha prudente das lentes de contato (se optar em usá-las)

as lentes de contato decorativas podem adicionar um toque assustador à fantasia de Halloween, alterando a forma como seus olhos e pupilas são percebidos. Esses tipos de lentes podem vir em diferentes cores de olhos, formatos de pupilas e podem até alterar o branco dos olhos.
Além disso, podem causar abrasões na córnea, isso ocorre por conta da borda da lente ou pela superfície das mesmas, que acaba gerando esses pequenos cortes superficiais. Pacientes com abrasões na córnea podem apresentar sintomas de: dor, lacrimejamento, sensação de corpo estranho, vermelhidão, sensibilidade à luz e dores de cabeça. Por mais divertidas que possam ser, existem inúmeros artigos de pesquisa demonstrando como elas podem causar infecções que podem levar a perda permanente da visão.


As lentes de contato decorativas exigem higiene adequada e cuidados de rotina: isso inclui lavar e secar as mãos antes de inserir as lentes de contato; usar uma nova solução a cada colocação das lentes; esvaziar e reabastecer a solução de lente de contato; não compartilhar as lentes de contato e, por último, não usar água ao redor das lentes.
Ainda se tratando das lentes, um estudo realizado no Japão descobriu que o material de algumas lentes de contato cosméticas continha altos níveis de cloro e ferro. Esses produtos químicos podem ser altamente tóxicos para o corpo humano, especialmente se entrarem em contato com os olhos.


Cuidado com acessórios em contato direto com os olhos

o Halloween é conhecido como uma das poucas datas comemorativas em que a maioria das pessoas usa acessórios extravagantes como penas, cílios postiços e tudo o que é glitter. Muitas vezes, quando colocados esses acessórios perto do olho, podem causar problemas, como corpos estranhos na córnea, abrasões na córnea e reações alérgicas. Recomenda-se evitar o uso de glitter ao redor da margem da pálpebra, pois pode migrar facilmente para o olho e, eventualmente, causar arranhões na córnea com risco de perda de visão.
Além disso, se for necessário usar glitter para a fantasia, observar o tipo de glitter que está sendo usado. O glitter para artesanato que é comumente encontrado em lojas de bazar contém certos produtos químicos, incluindo metal e vidro, que podem irritar os olhos.
Ajude a evitar acidentes assustadores causados por visão obstruída: à medida que a escuridão cai, o mesmo acontece com a nossa visão durante esses tempos mal iluminados. Máscaras de Halloween, chapéus, tapa-olhos e capuzes geralmente obstruem a visão, especialmente a visão periférica. O uso de fantasias refletivas brilhantes pode ajudar os motoristas a ver os foliões e pessoas que gostam de sair à noite pedindo “doces ou travessuras”.
O Halloween é um evento maravilhoso cheio de criatividade, diversão e muitos doces. E agora, com essas dicas da Martinato, fica mais fácil de aproveitar essa data sem que nada “aterrorizante” aconteça com seus olhos e sua visão.

REFERÊNCIAS

  1. Isted A. Fright Night. BMJ. 2013. doi:10.1136/sbmj.f6337
  2. Casey CN. Halloween and Eye Safety: What you need to know. Johns Hopkins Medicine. https://www.hopkinsmedicine.org/health/wellness-and-prevention/Halloween-and-eye-safety-what-you-need-to-know. Published October 11, 2021. Accessed September 2, 2022.
  3. Dang S. Over-the-counter costume contacts may contain chemicals harmful to eyes. American Academy of Ophthalmology. https://www.aao.org/eye-health/news/costume-contacts-may-contain-chemicals. Published March 29, 2017. Accessed September 2, 2022.
  4. Bouweraerts KP. Costumes contact lenses: All trick, no treat. Ophthalmology Advisor. https://www.ophthalmologyadvisor.com/topics/general-ophthalmology/over-the-counter-Halloween-costume-contact-lens-risks-and-treatments/. Published August 23, 2022. Accessed September 2, 2022.
  5. Beware: Spooky eyes for Halloween. All About Eyes. https://aaeyes.net/beware-spooky-eyes-for-Halloween/. Accessed September 2, 2022.
  6. Wittel R. Protect your eyes from spooky infections this Halloween. CU Anschutz Newsroom. https://news.cuanschutz.edu/medicine/protect-your-eyes-this-Halloween. Published January 12, 2022. Accessed September 5, 2022.
  7. Halloween safety tips: Costumes, candy, and colored contact lenses. U.S. Food and Drug Administration. https://www.fda.gov/consumers/consumer-updates/Halloween-safety-tips-costumes-candy-and-colored-contact-lenses. Accessed September 5, 2022.
  8. Miller K. Here’s why your same old eye makeup is suddenly causing irritation. SELF. https://www.self.com/story/eye-makeup-irritation-allergies. Published October 5, 2018. Accessed September 10, 2022.
  9. Basics of bacterial keratitis. Centers for Disease Control and Prevention. https://www.cdc.gov/contactlenses/bacterial-keratitis.html#:~:text=Bacterial%20keratitis%20is%20an%20infection,Pseudomonas%20aeruginosa. Published February 14, 2022. Accessed September 10, 2022.
  10. Corneal Abrasion (scratch): First aid. Mayo Clinic. https://www.mayoclinic.org/first-aid/first-aid-corneal-abrasion/basics/art-20056659#:~:text=A%20corneal%20abrasion%20is%20a,of%20a%20piece%20of%20paper. Published August 12, 2022. Accessed September 10, 2022.
  11. Wajda B. The Wills Eye Manual. Lippincott Williams & Wilkins; 2016.
  12. T. Bourcier, A. Sauer, the French Study Group of Contact Lenses-related Microbial Keratitis; Cosmetic Contact Lenses Related Microbial Keratitis as a Foreseeable Disaster: A Prospective Study. Invest. Ophthalmol. Vis. Sci. 2010;51(13):2884.
  13. Amano Y, Sugimoto Y, Sugita M. Ocular disorders due to eyelash extensions. Cornea. 2012;31(2):121-125. doi:10.1097/ico.0b013e31821eea10

Compartilhe

Deixe um comentário

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Ir para o topo

Está com alguma dificuldade?

Fale conosco no WhatsApp

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Conheça nossa política de privacidade

Vamos conversar
Olá! Se tiver alguma dúvida sobre algum produto, me mande uma mensagem!