Home
Loja
Minha lista0

Deslocamento de Retina

O Deslocamento de Retina é, sem dúvidas, um dos problemas mais graves que pode ocorrer na visão e, por isso, é muito importante entender quais suas causas e possíveis tratamentos. Mas, para isso, é necessário entender um pouco mais o que é a Retina.

A retina é uma membrana fina no globo ocular que transforma o estímulo luminoso em estímulo nervoso, isto é, transforma a luz em informação que será enviada ao cérebro, através do nervo óptico. É graças à ela que conseguimos interpretar as imagens. Se compararmos o olho a uma câmera fotográfica antiga, a retina seria o filme da câmera.

O tipo mais comum de deslocamento de retina é o regmatogênico, que ocorre após a formação de um rasgo.

Quais são os tipos de deslocamento?

  • Regmatogênico: desenvolvida por furos ou rasgos. Pode ser provocada depois de traumatismo (craniano ou ocular), doenças do olho (pacientes míopes, tem mais risco, p. ex.) ou ocorrer de forma espontânea;
  • Tracional: motivo mais comum é a diabetes, mas também pode ocorrer após doenças inflamatórias, traumatismos ou tromboses;
  • Seroso: ocorre pelo acúmulo de líquido abaixo da retina, levando ao seu descolamento. Geralmente ocorre após inflamações do globo ocular.

O que é descolamento de retina regmatogênico?

O descolamento de retina ocorre quando parte ou totalidade desta membrana se desloca ou desprende da parede interna e posterior do olho. A falta de contato da retina com os vasos sanguíneos da coróide (camada vascular que fica atrás da retina) impede o fornecimento de nutrientes e de oxigênio, promovendo a degeneração celular, que pode ser definitiva se não seja corrigida rapidamente.

Quando a retina se descola, a geração das imagens não ocorre de maneira correta e a pessoa passa a não mais enxergar.

A doença começa quando o gel vitreo (um gel espesso que fica dentro do olho) se separa da retina de forma brusca, e causa uma rasgadura.

Quais são os sintomas?

É importante dizer que esta doença não provoca dor, ardor, vermelhidão ou secreção, mas existem sinais e sintomas que alertam para a situação:

  • Pontos ou manchas escuras (moscas volantes) na visão;
  • Faíscas ou flashes de luz (fotopsias) percebidos no campo de visão;
  • Perda súbita da visão ou de parte do campo de visão.

Quais os exames indicados para identificar o problema?

Para realizar o diagnóstico do descolamento de retina e determinar como proceder, é importante fazer um exame chamado oftalmoscopia indireta com dilatação pupilar (mapeamento da retina). O profissional da visão observa se há rasgos, furos ou bolsas de líquido.

Quais são os tratamentos?

Na realidade, tem mais de uma opção. Assim que a lesão é confirmada, sabe-se o tipo de descolamento e qual o melhor tratamento.

Todavia, quanto mais precoce for iniciado, maiores são as chances de recuperação da visão. Aqui, cada dia conta.

A cirurgia é necessária, deve encontrar e reparar os rasgos e buracos na retina ou cortar as aderências para aliviar a tração local. Os procedimentos mais comuns são:

Criopexia

É o processo em que o cirurgião faz uma aplicação com uma sonda de congelamento na superfície externa do olho (esclera), atingindo assim o defeito da retina. A área em torno do orifício é congelada, formando uma cicatriz que protege a retina.

Retinopexia pneumática

Nesse procedimento, é injetado uma bolha de gás ou ar no olho. O gás isola o buraco da retina e impede a passagem do líquido. Normalmente, é feita em conjunto com a criopexia ou com a fotocoagulação a laser.

Laser

Em alguns casos, pode ser feito o procedimento de laser chamado de fotocoagulação. Um feixe de laser é direcionado para a ruptura da retina e faz queimaduras em torno do rasgo, criando cicatrizes que ajudam a “soldar” a retina.

Retinopexia com introflexão escleral

Nesse tratamento, o profissional da visão passa uma cinta de silicone ao redor do olho do paciente para que a retina volte ao seu lugar.

Geralmente, é necessária associação com outras técnicas como laser, crioterapia ou cirurgia de vitrectomia.

Vitrectomia

A vitrectomia é uma cirurgia indicada para retirar o gel vítreo e outro tecido que esteja causando o descolamento de retina.

Ao final da cirurgia, o vítreo deverá ser substituído por gás, ar ou óleo de silicone, pois ajudam na reaplicação da retina.

Pacientes que utilizaram o de óleo de silicone podem ser indicados a uma nova cirurgia no futuro para remoção dele. Quando se usa gás ou ar não ha necessidade de nova cirurgia, pois são absorvidos espontaneamente.

O repouso e o posicionamento adequados indicados são de extrema importância após o procedimento. Hoje é o método de escolha preferido pela maioria dos cirurgiões, pois permite resolver desde casos simples até àqueles mais complexos.

Compartilhe

Deixe um comentário

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Ir para o topo

Está com alguma dificuldade?

Fale conosco no WhatsApp

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Conheça nossa política de privacidade

Vamos conversar
Olá! Se tiver alguma dúvida sobre algum produto, me mande uma mensagem!