Curiosidades

Óptica ou Ótica, você está usando a palavra certa?

By julho 26, 2019 agosto 21st, 2019 No Comments

No nosso mercado é comum encontrar ambas variações, mas qual será o uso correto?

No dicionário, encontramos tanto óptica e óptico quanto ótica e ótico, mas as palavras se referem a objetos e substantivos diferentes. Por isso, deve-se tomar muito cuidado com cada uso. A palavra óptica (fem.) é derivada do grego optiké ( observe o uso do -p) e significa opticista, portanto é utilizada para fenômenos relacionados a luz e a visão, também pode ser utilizada para estabelecimentos ou fábricas de equipamentos ópticos, como lunetas e óculos. Figurativamente, esta palavra também é empregada para indicar o aspecto de objetos vistos à distância ou um ponto de vista. Já a versão óptico (masculino) pode ser considerada um adjetivo e indica uma qualidade relativa à óptica ou à visão. Como um substantivo, ela visa indicar o fabricante de equipamentos e instrumentos ópticos ou a um perito da óptica.

Já a palavra ótica deriva-se do grego otikós, referente a ouvido. É dai que vem a otite, inflamação do ouvido, a otalgia , dor de ouvido, e o otologista, médico especializado em doenças do ouvido. Portanto, pela origem da palávra, ótica é referente a fenômenos auditivos.

Então está errado utilizar ótica para se referir ao espaço onde vendem óculos?

Não. Hoje em dia os dicionários assumiram a palavra ótica e ótico como um sinônimo de óptica e óptico. Mas sempre há uma preferida e mais utilizada pelos comunicadores.

Não o bastante, pelo novo Acordo Ortográfico de 2009, as consoantes que não se leem nas palavras, como o c e p, serão retiradas. Somente serão mantidas as que se leem. Mas no caso do óptico/óptica o “p” deveria ser pronunciado, mas raramene o comunicador o faz. Desta forma,  não é feita a distinção na pronúncia nas mesmas.

Simplificando: a palavra óptica deve ser usada somente para os fenômenos da visão, já a ótica pode ser sinônimo de óptica ou relativo ao ouvido!

Leave a Reply