equipamentos-oculos-martinato

Óptica ou Ótica, você está usando a palavra certa?

No nosso mercado é comum encontrar ambas variações, mas qual será o uso correto?

No dicionário, encontramos tanto óptica e óptico quanto ótica e ótico, mas as palavras se referem a objetos e substantivos diferentes. Por isso, deve-se tomar muito cuidado com cada uso. A palavra óptica (fem.) é derivada do grego optiké ( observe o uso do -p) e significa opticista, portanto é utilizada para fenômenos relacionados a luz e a visão, também pode ser utilizada para estabelecimentos ou fábricas de equipamentos ópticos, como lunetas e óculos. Figurativamente, esta palavra também é empregada para indicar o aspecto de objetos vistos à distância ou um ponto de vista. Já a versão óptico (masculino) pode ser considerada um adjetivo e indica uma qualidade relativa à óptica ou à visão. Como um substantivo, ela visa indicar o fabricante de equipamentos e instrumentos ópticos ou a um perito da óptica.

Já a palavra ótica deriva-se do grego otikós, referente a ouvido. É dai que vem a otite, inflamação do ouvido, a otalgia , dor de ouvido, e o otologista, médico especializado em doenças do ouvido. Portanto, pela origem da palávra, ótica é referente a fenômenos auditivos.

Então está errado utilizar ótica para se referir ao espaço onde vendem óculos?

Não. Hoje em dia os dicionários assumiram a palavra ótica e ótico como um sinônimo de óptica e óptico. Mas sempre há uma preferida e mais utilizada pelos comunicadores.

Não o bastante, pelo novo Acordo Ortográfico de 2009, as consoantes que não se leem nas palavras, como o c e p, serão retiradas. Somente serão mantidas as que se leem. Mas no caso do óptico/óptica o “p” deveria ser pronunciado, mas raramene o comunicador o faz. Desta forma,  não é feita a distinção na pronúncia nas mesmas.

Simplificando: a palavra óptica deve ser usada somente para os fenômenos da visão, já a ótica pode ser sinônimo de óptica ou relativo ao ouvido!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

Social Media

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Receba Notícia
body {background-color: transparent !important; }

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados