Ortóptica: o que é e para que serve?

A Ortótipca é uma ciência que existe há muitos anos e amplamente praticada em países europeus e nos EUA. Mas no Brasil ela é ainda pouco explorada e muitas pessoas perguntam para os consultores da Martinato o que ela é e onde é aplicada. Por isso, montamos um pequeno artigo introdutório e criamos um e-book que ajudará a se aprofundar um pouco mais no assunto.

A palavra Ortóptica surgiu no século VII, onde as palavras gregas “Ortho Optikos” foram unificadas. O significado olhos direitos/retos está relacionado a primeira aborgadem prática da Ortóptica: tratar estrabismos. Hoje, entretanto, essa ciência atua também em outros problemas oculares.

A Ortóptica regulamentada e vista nos países Europeus como a ciência que desenvolve “atividades no campo de diagnóstico e tratamento dos distúrbios da motilidade ocular, visão binocular e anomalias associadas”. Isso significa que podemos dizer que a Ortóptica é a área das ciências da saúde que estuda a visão binocular. Binocular é quando os olhos são usados em conjunto, em seus aspectos sensoriais e motores e suas relações com o desenvolvimento global do ser humano. E isso é extremamente importante. A visão binocular nos possibilita ter visão tridimensional: assim nos situamos no espaço e conseguimos interagir com o mundo. Já imaginou estacionar um carro sem conseguir ter a noção espacial de que tamanho é a vaga livre?

Segundo Andrea Pulchinelli Ferrari, ortoptista do Centro Oftalmológico Pacaembu e ex-presidente do Conselho de Ortóptica do Brasil (CBOrt),

“os exercícios ortópticos (ou oculares) trabalham, habilitam e fortalecem todo o processo sensório-motor da visão. Por motor, entenda a musculatura extrínseca ocular e, por sensorial, a fusão, no cérebro, das imagens provenientes de cada um dos olhos. É preciso que haja harmonia entre eles, pois ambos só cumprem seus papéis se estiverem juntos”

O objetivo de um tratamento ortóptico é possibilitar que o paciente utilize de forma assertiva as funções visuais, utilizando estímulos, reorganizando o equilíbrio binocular e fazendo com que os dois olhos trabalhem ao mesmo tempo. Além disso, a Ortóptica auxilia na detecção de patologias atuando em exames complementares de diagnósticos como: glaucoma, cataratas, retinopatia diabética, degenerescência macular ligada à idade, alterações neurológicas da visão e faz o seguimento de casos de baixa visão. Ela é muito utilizada em crianças, mas pode ser aplicada em adultos com igual resultado dependendo do problema apresentado.

Uma pessoa com visão embaralhada, dor de cabeça, tontura, enjoo e/ou cansaço na hora de ler pode achar que precisa de correção visual – óculos. Entretanto, se analisada por um Ortoptista, tais dificuldades podem ter uma motivação diferente, como a musculatura dos olhos e a dificuldade para que ambos atuem em conjunto. O Ortoptista irá trabalhar nesses problemas com diferentes técnicas, as sessões de tratamento duram cerca de 40 minutos, onde são realizados diversos exercícios visuais. Esses exercícios são como uma fisioterapia para os olhos e a sua função é estimular que os dos dois olhos trabalhem em conjunto ou também no fortalecimento muscular através de atividades de aproximação e afastamento de objetos, trabalhando bastante com o foco, problema um tanto comum em adultos.

Mesmo sendo uma profissão pouco conhecida no Brasil, a Ortóptica existe há 70 anos no país e há muito mais tempo na Europa, onde foi desenvolvida.

Hoje, a Martinato possui o maior catálogo de produtos focados nesta linha com mais de 100 equipamentos que abrangem desde diagnóstico até o tratamento.

Ficou curioso sobre esta ciência?

Conheça mais sobre a Ortóptica e como ela pode auxiliar na saúde ocular com o nosso Guia do Iniciante em Ortóptica clicando Aqui.

Se vocês gostou do artigo acima, deixe seu comentário e compartilhe com colegas. Qualquer dúvidas ou sugestão, a Martinato está a disposição.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

Social Media

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Receba Notícia
body {background-color: transparent !important; }

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados