Home
Loja
Minha lista0

Teste do olho dominante: como encontrar seu olho dominante

Você já ouviu os termos “olho dominante” e “dominância ocular”, mas não tem certeza do que eles significam ou como você realiza um teste de olho dominante? Não se preocupe, a Martinato explica o básico!

Olho dominante: o que é?

Seu olho dominante é aquele que fornece um grau ligeiramente maior (na maioria dos casos) de entrada para a parte visual de seu cérebro e retransmite com mais precisão as informações sobre a localização dos objetos.

Na maioria das vezes, o termo “olho dominante” é usado para descrever a condição visual normal em que os dois olhos funcionam bem como uma equipe e têm uma acuidade visual relativamente igual, e um olho é simplesmente o olho “principal” ou preferido.

Mas às vezes, “olho dominante” é usado para descrever o olho com visão normal e que funciona em casos disfuncionais de ambliopia e estrabismo.

Teste de olho dominante

Aqui está um teste de olho dominante simples para determinar qual é o seu olho preferido:

  • Estenda os braços à sua frente e crie uma abertura triangular entre os polegares e os indicadores, colocando as mãos juntas em um ângulo de 45 graus.
  • Com os dois olhos abertos, centre esta abertura triangular em um objeto distante – como um relógio de parede ou maçaneta.
  • Feche o olho esquerdo.
  • Se o objeto permanecer centralizado, seu olho direito (o que está aberto) é o olho dominante. Se o objeto não estiver mais emoldurado por suas mãos, seu olho esquerdo é o olho dominante.

Aqui está outro teste fácil do olho dominante:

  • Estenda um braço, segurando o polegar dessa mão na posição vertical. (Ou você pode usar o dedo indicador em vez do polegar.)
  • Mantendo os dois olhos abertos e focados em um objeto distante, coloque o polegar nesse objeto. (Não se preocupe se parecer que o polegar desaparece parcialmente – isso é normal.)
  • Alternativamente, feche um olho de cada vez.
  • O olho que mantém o polegar diretamente na frente do objeto enquanto o outro olho está fechado é o olho dominante.

Ambos os testes oculares dominantes são categorizados como testes de “mira”, uma vez que envolvem o alinhamento de um alvo visual com um dispositivo de mira improvisado (imitando a “mira” no cano de um rifle).

Alguns estudos mostraram que testes de visão dominante do olho, embora simples de executar e geralmente precisos, podem ser afetados pela lateralidade (veja abaixo) e outros fatores não visuais.

Para evitar esses fatores de confusão, alguns pesquisadores argumentam que os testes oculares dominantes podem ser uma forma mais precisa de determinar a dominância ocular (também chamada de dominância ocular).

Nesses testes, o sujeito mantém os dois olhos abertos e os estímulos visuais são apresentados a cada olho separadamente com o uso de dispositivos ópticos especiais. E esta é a limitação dos testes de visão dominante sem visão – o equipamento e a experiência necessários para realizá-los normalmente são encontrados apenas em clínicas de visão especializadas ou instalações de pesquisa.

Na maioria dos casos, testes simples de visão, como os descritos acima, identificarão com precisão o seu olho dominante.

Dominância visual e destreza

Embora a dominância do olho e a destreza (ser destro ou canhoto) não estejam diretamente relacionados, essas características estão significativamente associadas.

Estudos populacionais mostram que cerca de 90% das pessoas são destras cerca de 67% possuem o olho direito como dominante.

Embora a pesquisa tenha mostrado que as chances de uma pessoa destra ser dominante no olho direito são altas – aproximadamente 2,5 vezes maiores do que as chances dessa pessoa ser dominante no olho esquerdo – é impossível prever a dominância do olho apenas com base na lateralidade .

Nenhum olho dominante: é possível?

É possível não ter um olho dominante? Talvez, mas seria incomum.

Se um forte grau de dominância não for aparente em um teste de olho dominante, é mais provável que uma pessoa tenha dominância ocular mista (também chamada de dominância ocular alternada), onde um olho é dominante para certas funções ou tarefas, e o outro olho é dominante em tempos diferentes.

Algumas pessoas podem realizar um teste de visão dominante e descobrir que o alvo visual não está perfeitamente alinhado com a abertura triangular entre suas mãos ou com o polegar (dependendo do tipo de teste de visão que realizam) com nenhum dos olhos.

Existe um espectro de grau de dominância ocular entre os indivíduos. (O mesmo é verdadeiro para a destreza.) Em outras palavras, algumas pessoas podem ter um olho que é muito dominante, enquanto outras podem ter menos diferença no domínio de seus dois olhos.

Até certo ponto, entretanto, o domínio dos olhos está programado em seu cérebro.

Dentro do córtex visual (a parte do cérebro que processa as informações visuais) existem faixas de células nervosas (neurônios) chamadas colunas oculares dominantes. Essas bandas de neurônios parecem responder preferencialmente à entrada de um olho ou de outro e são importantes para o desenvolvimento da visão binocular.

Mas os pesquisadores também acreditam que há alguma sobreposição e plasticidade nessas colunas oculares dominantes – sugerindo que a dominância ocular pode ser variável, alternada e talvez incompleta em alguns indivíduos.

Olho dominante em tiro, fotografia e esportes

Então, qual é a importância prática de realizar um teste de olho dominante?

Saber qual olho é o dominante pode ajudá-lo a ter um melhor desempenho em uma variedade de atividades. Aqui estão apenas alguns exemplos comuns:

Expansível

Se você é destro, mas seu olho dominante é o esquerdo, esse domínio cruzado pode representar desafios para a precisão do tiro.

Olho dominante no tiro. Está tendo problemas para acertar alvos em movimento com seu rifle? Pode ser que você tenha cruzado o domínio – ou seja, seu olho dominante e sua mão dominante estão em lados opostos de seu corpo.

Por exemplo, se você é um atirador destro (e portanto com o ombro direito), mas tem um olho esquerdo dominante, você pode se pegar atirando atrás de um alvo em movimento da esquerda para a direita e na frente de um alvo em movimento da direita para a esquerda alvo. Estar ciente disso permitirá que você faça os ajustes corretos para melhorar sua precisão de tiro.

Outra opção para compensar a dominância cruzada é manter os dois olhos abertos até pouco antes de disparar. Manter os dois olhos abertos permite que você use 100% de sua visão periférica e percepção de profundidade para se preparar para a foto. Fechar o olho esquerdo com dominante cruzada logo antes do tiro permite que você faça o ajuste de último segundo para alinhar melhor o cano do rifle com o alvo em movimento.

Olho dominante na fotografia.

Saber qual é o olho dominante é importante ao compor uma fotografia, olhando pelo visor de uma câmera digital single lens reflex (DSLR) ou câmera de filme semelhante.

Usar seu olho dominante lhe dará uma prévia precisa da foto real. Usar seu olho não dominante fará com que certos detalhes sejam ligeiramente deslocados lateralmente ou fora do quadro.

Olho dominante nos esportes.

Se (como a maioria das pessoas) você é destro e tem um olho direito dominante, certos esportes exigirão que você posicione sua cabeça corretamente para tirar o máximo proveito de seu olho dominante.

Por exemplo, no beisebol ou softbol, ​​você precisa virar a cabeça o suficiente ao rebater para que seu olho direito dominante possa ver claramente a rotação, velocidade e posição do campo que se aproxima. O mesmo se aplica ao críquete.

Outro exemplo é o golfe: O alinhamento adequado dos putts (e até mesmo tiros e drives no fairway) requer giros adequados da cabeça para usar totalmente o seu olho direito dominante para visualizar o tiro que você está prestes a dar e posicionar com precisão seu corpo e cabeça do taco para alcançá-lo.

Se você leva esportes a sério e está procurando orientação sobre como usar melhor os olhos para melhorar o desempenho esportivo, consulte um especializado em visão esportiva.

Compartilhe

Comentários (5)

  1. Eita! Descobri que não tenho olho dominante. Centralizo o objeto (alvo) com ambos os olhos, e ao fechar o olho esquerdo, mantendo o olho direito aberto, o alvo se move à direita. Quando fecho o olho direito, mantendo o olho esquerdo aberto, o alvo se move à esquerda, em proporções iguais; ou seja, o objeto só se centraliza na mira com os dois olhos abertos.

  2. Por que usar o Olho preguiçoso ao invés do dominante dá sono?

  3. Olhando para o alvo com os dois olhos abertos:
    Eu se fecho o olho esquerdo o alvo vai para a esquerda se fecho o direito o alvo vai para direita

  4. quero fazer o teste

  5. quero fazer

Deixe um comentário

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Ir para o topo

Está com alguma dificuldade?

Fale conosco no WhatsApp

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Conheça nossa política de privacidade

Vamos conversar
Olá! Se tiver alguma dúvida sobre algum produto, me mande uma mensagem!