catarata-cirurgia

Cirurgia de catarata: 8 dicas para minimizar o tempo de recuperação

A recuperação da cirurgia de catarata deve ser curta e sem intercorrências, contanto que você siga as instruções pós-operatórias e compareça a todas as consultas de acompanhamento recomendadas com seu oftalmologista.

A cirurgia de catarata não complicada e, geralmente, não leva mais do que cerca de 15-20 minutos para ser realizada. Imediatamente após a cirurgia, você irá descansar em uma área de recuperação até ficar menos grogue de sedação ou anestesia. Normalmente, isso leva cerca de 30 minutos a uma hora.

Você deve ter alguém disponível para levá-lo para casa após o procedimento. Você receberá um tampão para usar na viagem para casa a fim de proteger o olho operado da luz forte e do brilho intenso.

Se você estiver com sono ou cansado ao chegar em casa, é recomendável descansar na cama por algumas horas. Dependendo do conselho que você receber de seu cirurgião de catarata, você poderá remover a proteção colocada sobre seu olho algumas horas após o procedimento.

Lembre-se de que você precisará colocar a proteção sobre o olho à noite ou durante as sonecas, para proteção enquanto se recupera da cirurgia de catarata, pelo menos por vários dias.



Qual é o tempo típico de recuperação de uma cirurgia de catarata?

Não se assuste se sua visão parecer turva, borrada ou distorcida quando você remover a proteção ocular pela primeira vez. Pode levar algum tempo para que seu sistema visual se ajuste à remoção da catarata e se adapte à lente intraocular usada para substituir a lente natural do seu olho.

Durante esse período de adaptação, alguns pacientes até relatam ver visão “ondulada” ou distorções. Este fenômeno, se presente, deve durar apenas uma hora ou mais.

O paciente também pode desenvolver olhos vermelhos devido a danos temporários aos vasos sanguíneos na esclera ( parte branca do olho) durante a cirurgia de catarata. À medida que os olhos cicatrizam, a vermelhidão deve se dissipar em alguns dias.

Se o paciente recebeu uma injeção de anestesia através da pele na parte inferior do olho, pode-se notar alguns hematomas semelhantes a um olho roxo. Isso também deve desaparecer em alguns dias.

Muitos pacientes relatam visão clara algumas horas após a cirurgia de catarata. Mas cada pessoa cura de maneira diferente, e podem precisar de uma ou duas semanas antes de ver as imagens em seu foco mais nítido.

Normalmente, você terá uma consulta de acompanhamento com seu oftalmologista no dia seguinte ao procedimento para garantir que não haja complicações. Se você não notar nenhuma melhora na visão embaçada ou sentir dor nos olhos ou um desconforto significativo nos dias seguintes a esta visita, você deve relatar isso ao seu cirurgião.

Às vezes, as pessoas relatam olho seco ou “coceira” após a cirurgia de catarata. Essas sensações devem diminuir à medida que o olho cura, a menos que você já tenha problemas com olhos secos antes de fazer o procedimento.

A recuperação total da cirurgia de catarata deve ocorrer em cerca de um mês, quando seu olho estiver completamente curado.

Como obter a melhor recuperação da cirurgia de catarata?

Você pode se surpreender ao ver como se sente bem e como é fácil retomar as atividades normais mesmo no dia seguinte à cirurgia de catarata.

No entanto, você deve observar alguns cuidados durante a primeira semana ou depois, para evitar complicações durante a recuperação da cirurgia de catarata.

Seu oftalmologista geralmente prescreverá colírios antibióticos para prevenir infecções e colírios antiinflamatórios para ajudar a reduzir qualquer inflamação interna. Você precisará aplicar o colírio várias vezes ao dia por volta da primeira semana após a cirurgia.

Dependendo da quantidade de inflamação pós-operatória que você tem, você pode precisar dos colírios por algumas semanas a um mês. Certifique-se de usar o colírio exatamente como prescrito.

Analgésicos orais, como paracetamol, podem ser prescritos, se necessário. Normalmente, no entanto, o paciente sente apenas um leve desconforto após a cirurgia de catarata.

Para uma recuperação rápida e segura da cirurgia de catarata, siga estas dicas:

  1. Não dirija no primeiro dia após a cirurgia.
  2. Não faça nenhum levantamento de peso ou atividade extenuante por algumas semanas.
  3. Imediatamente após o procedimento, evite se curvar para evitar colocar pressão extra no olho.
  4. Se possível, não espirre ou vomite logo após a cirurgia.
  5. Tenha cuidado ao caminhar após a cirurgia para evitar bater em portas ou outros objetos.
  6. Para reduzir o risco de infecção, evite nadar ou usar uma banheira de hidromassagem durante a primeira semana de recuperação da cirurgia de catarata.
  7. Não exponha seu olho a irritantes como poeira, sujeira, vento e pólen durante as primeiras semanas após a cirurgia.
  8. Não esfregue o olho após a cirurgia. 

De modo geral, você deve ser capaz de realizar essas atividades algumas horas após a cirurgia:

  1. Trabalho de computador
  2. Luz assistindo TV
  3. Tomar banho

Para obter a melhor recuperação possível na cirurgia de catarata, siga as instruções detalhadas do seu oftalmologista sobre como proteger o seu olho após o procedimento.

Se você precisar de uma cirurgia de catarata em ambos os olhos, o normal é esperar pelo menos alguns dias a duas semanas para que seu primeiro olho se recupere antes de realizar um procedimento no segundo olho.

Recuperação de cirurgia de catarata e resultados típicos

A cirurgia de catarata é um dos procedimentos cirúrgicos mais seguros e mais comumente realizados. Em 2019, 601 mil cirurgias de catarata foram feitas pelo SUS ( Sistema Único de Saúde) e representa em torno de 49% dos casos de cegueira tratável e atinge pessoas acima de 55 anos – sendo 73% dos pacientes acima de 75 anos. A maioria das pessoas tem resultados excelentes sem complicações da cirurgia de catarata.

Estudos anteriores mostram:

Quase 96% dos olhos que não tinham outros problemas, como outras doenças oculares antes de um procedimento de catarata, alcançaram pelo menos 20/40 de acuidade visual para longe não corrigida, o que legalmente é bom o suficiente para dirigir sem óculos ou lentes de contato.

Em todos os olhos, incluindo aqueles com doenças oculares pré-existentes além da catarata, quase 90% de todos os pacientes tiveram bons resultados.

Menos de 2% dos olhos submetidos à cirurgia de catarata apresentam complicações que ameaçam a visão após o procedimento.

Em casos raros, podem ocorrer complicações da cirurgia de catarata que ameaçam a visão, como endoftalmite – uma inflamação do interior do olho, geralmente causada por uma infecção ocular.

Pessoas que apresentam complicações graves geralmente têm outros problemas de saúde, como diabetes ou hipertensão.

Uma complicação relativamente comum da cirurgia de catarata que geralmente pode ser tratada facilmente é a opacificação capsular posterior (PCO), que pode tornar sua visão turva por meses ou anos após a remoção da catarata. Um procedimento simples a laser denominado capsulotomia posterior geralmente pode esclarecer a nebulosidade e restaurar a visão nítida.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

Social Media

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Receba Notícia
body {background-color: transparent !important; }

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados