MontagemOrtóptica

O que é lensometria e para que serve um lensômetro?

By setembro 13, 2019 outubro 11th, 2019 No Comments

Os óculos de grau e lentes de contato são produzidos de maneira personalizada para o paciente. Dentre os diversos parâmetros únicos está a dioptria, ou o grau, da lente que é induzido através do material e sua espessura. Pra garantir que o grau esteja correto ou medir a dioptria de uma pessoa através dos óculos, utilizamos um equipamento chamado Lensômetro e um procedimento específico, a Lensometria. Portanto, a Lensometria é a conferência do grau das lentes de um óculos ou lentes de contato.

Mas como ela funciona?

 

Primeiro, necessitamos ter em mãos as lentes corretoras do paciente/cliente e, se possível, ter a prescrição delas para uma segunda comparação afim de evitar problemas como lentes riscadas ou equipamentos descalibrados.

Para realizar a lensometria, mede-se o poder focal posterior da lente pela medida da distância em que os raios paralelos entram em foco. Com isso é possível determinar o grau da lente dos óculos.

Complexo? Não precisa ser! Se utilizarmos os equipamentos corretos, uma lensometria pode ocorrer em 30 segundos para óculos de visão simples.

É ai que entra o Lensômetro, equipamento capaz de medir a dioptria da lente de forma precisa e essencial para uma óptica e laboratório ótico.

lensometros martinato

O que é o Lensômetro e como operar?

 

Como comentado acima, o Lensômetro é um equipamento que faz a lensometria. Sua presença é obrigatória em ópticas e laboratórios, segundo a legislação brasileira. Mas mesmo se não fosse obrigatório, ele é um equipamento que facilita muito a vida de quem precisa identificar e copiar lentes de grau.

Como escolher o lensômetro ideal para mim?

 

Vamos responder esta pergunta com outra: onde você vai utilizar ele? No balcão da loja, no laboratório, em ambos ou em seu consultório?

Para o uso de balcão, o lensômetro deve ser rápido e fácil de utilizar, mas também deve marcar presença pois serve como marketing à sua óptica. O mesmo ocorre no consultório.

Quanto mais tecnologia, design e praticidade, melhor será para seu cliente e para sua imagem.

Mas qual é esse lensômetro? Bom, vamos iniciar com um modelo digital. Depois, pode optar por ter mais funções como leitura de tratamento de Luz Azul ( Blue UV) e UV, maior velocidade e melhorias de processos com bluetooth e pontos de luz. Ou um modelo mais simples, mas com um processador bem potente.

Para laboratórios de surfaçagem e montagem, recomenda-se duas opções. Se o operador for treinado, ele pode utilizar um lensômetro manual. Esses equipamentos necessitam de conhecimento do manuseio por parte do operador e um tempo de treino para que o processo seja um pouco mais rápido do que o normal, mas ainda assim, mais demorado que sua versão digital. Entretanto, esses lensômetros tradicionais podem durar anos ou até décadas se bem cuidados e, normalmente, são mais resistentes que o modelo digital.

Além disso, nessa categoria encontramos dois tipos de lensômetro: com leitura externa e interna.

A versão com leitura externa possui o tambor de dioptrias separado da ocular, fazendo com que o operador tenha que retirar o olho do visor para ver qual dioptria está marcando. Já o modelo com leitura interna possui a marcação das dioptrias visíveis através do visor ocular, facilitando a medição.

Entretanto, hoje em dia não é tão comum encontrarmos operadores treinados nesta arte de lensometria manual. Além disso, os laboratórios possuem, cada vez mais, uma demanda maior, forçando velocidade em todos os processos para atender seus clientes. Por isso, os modelos digitais estão presentes também nos laboratórios. Neste caso, os operadores devem tomar um pouco de cuidado com a tela Touch, pois com excesso de pressão ela pode ser danificada. O mesmo serve para modelos com telas reclináveis. Por isso deve-se procurar por um equipamento com tela fixa ou mais resistente e, aproveitando as particularidades de cada um, com uma tela de conferência de montagem, que possibilita maior confiança, precisão e controle de qualidade em sua óptica/laboratório.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre qual modelo é o melhor para você, entre em contato com nossos consultores.

Já tem ideia do que procura? Acesse nossa página para conhecer nossos modelos.

Leave a Reply