Montagem

Facetadoras Automáticas: qual é a mais indicada?

By agosto 30, 2019 setembro 19th, 2019 No Comments

As Facetadoras Automáticas são muito procuradas no mercado óptico por trazer grandes benefícios e, também, por serem uma opção mais acessível para quem está iniciando o processo de montagem em sua loja.

 

Quem procura as Facetadoras Automáticas?

 

Sua produção de lentes chama atenção de empreendedores de pequenos e médios negócios que buscam o seu diferencial no mercado, oferecendo agilidade na montagem dos óculos e pela constante busca da fidelização de seus clientes por proporcionar a entrega rápida em até uma hora.

Além disso, elas garantem uma maior autonomia para o seu estabelecimento, não dependendo de terceiros para o processo de montagem e, assim, permitindo a óptica colocar um valor mais competitivo em suas lentes.

 

Mas qual facetadora devo escolher?

 

Existem diversos modelos de facetadoras automáticas, algumas mais econômicas que outras. Mas este é o caso em que o valor impacta no produto.

Deve-se, primeiro, focar na quantidade de lentes que você comercializa por dia e deixar uma margem para crescimento, pois se seu negócio se destaca no mercado, mais clientes irão te procurar.

Conforme seu retorno cresce, pode ir adquirindo facetadoras do mesmo modelo ou de maior nível, afim de sempre atender a demanda com cada vez mais qualidade.

Após isso, atente-se ao nível de automatização. Existem facetadoras automatizadas em que as seleções dos processos são acionados no painel frontal, como a AM-295, as que o processo são acionados de forma manual como AM-233N, e ainda as famosas Computadorizadas que possuem todos os processos integrados possibilitando a alteração de formato de modelo no ponto desejado.

Essas e outras diferenças irão determinar a capacidade de produção, velocidade de operação e o valor do investimento.

A qualidade e a procedência da facetadora é um ponto inquestionável. Nunca adquira uma sem saber a sua fonte e a empresa que a comercializa.

O melhor é sempre procurar a própria empresa para garantir que a facetadora e seus periféricos entejam em perfeitas condições de uso acompanhado do certificado de garantia e evite comprar com uma pessoa física, compre de empresas consagradas no segmento.

Além disso, observe detalhadamente os materiais e condições dos rebolos e rotação do motor, afinal, estas peças são de suma importância para a qualidade do processo.

Observe também se a Facetadora possui tudo o que você necessita e se acompanham outros periféricos que o fazem. Algumas facetadoras possuem o scanner acoplado, outras possuem o friso de nylon e quebra canto interno.

Mas, há aquelas que são mais básicas e, apesar de não possuir todos os processos internamente, tendem a ser mais rápidas e fáceis de fazer a manutenção.

Muitas vezes é possível adquirir um combo com outros equipamentos que exercem a mesma função de uma Facetadora que possui todos os processos incorporados e por um valor mais acessível. Entre essas, deve-se comprar  a que você ou o operador se sente mais confortável e a que cabe no seu laboratório. Mais equipamentos significa um espaço maior.

Por fim, o suporte técnico

Este é o ponto que muitos ignoram, mas é o mais importante. Antes de adquirir sua facetadora automática, você deve estudar e esmiuçar o suporte e o pós venda da empresa, pois a facetadora é um equipamento que dura anos e, um dia, você irá precisar de auxílio.

 

Comprei minha Facetadora Automática, preciso adquirir outros equipamentos?  

 

Existem alguns produtos indispensáveis em qualquer montagem e para que o óculos saiam perfeitos e você possa se orgulhar de sua qualidade, você precisará ter um bom lensômetro que pode ser manual, como  o modelo da Martinato AM-216N, ou digital, como o modelo AM-298, para conferência da dioptria e para a marcação no bloco da lente.

Para as montagens de armação com fio de nylon, no caso de facetadoras que não possuem este processo interno, é importante tem um equipamento para tal finalidade, como o modelo AM-212.

É fundamental ter uma facetadora diamantada manual para realizar as adaptações no seu dia-a-dia, caso opte pelo aumento do diâmetro da lente poderá dar o acabamento na diamantada, AM-211.

Para os ajuste da armação faz-se necessário ter um bom Ventilete, como o AM-238 ou um aquecedor de areia AM-21!

 

Em quanto tempo recupero o investimento?

 

Vamos utilizar uma planilha da Facetadora Automática Thea AM-295.

Quantos serviços a sua Óptica tem por dia? Quanto você gasta com laboratório terceirizado?

Vamos supor que seja cinco, um número baixo considerando a capacidade deste equipamento. Confira a tabela abaixo:

 

Média de cinco serviços por dia.Considerando 24 dias no mês.Total de montagem no mês.Preço médio que paga ao laboratório terceirizado:No final do mês terá pago ao laboratório terceirizado o montante de:
524120R$ 15,00R$ 1.800,00

 

Nesta breve simulação, fica evidente que com apenas cinco montagens por dia você paga a sua independência em um período muito curto.

Além de ganhar agilidade e poder acompanhar de perto a qualidade dos serviços entregues, poderá aumentar significativamente a rentabilidade do seu negócio.

 

Quer saber mais, entre em contato com nossos consultores.

Clique aqui e converse conosco agora mesmo!

Leave a Reply