NotíciaSurfaçagem

Freeform: o que é e como mudará a óptica

By agosto 23, 2019 outubro 3rd, 2019 No Comments

Muitos líderes e empresas do mercado da visão acreditam que a tecnologia Freeform seja a próxima revolução na correção da visão.

Mas o que é o Freeform e como podemos explicar isso aos nossos clientes e pacientes?

Basicamente, são imensos os benefícios do Freeform, É um processo de fabricação que permite a produção de superfícies complexas e desenhos com extrema precisão. Ok… isso não me diz muito, né?

Bom, entender processos complexos através da história pode nos dar alguma clareza.

O início das lentes livres

Freeform-martinato

As lentes Freeform começam no final dos anos 70, o corte por computador controlado numericamente (CNC) já estava sendo usado na indústria aeroespacial e automobilística.

Então, a tecnologia de Freeform existe há uma década antes de ser utilizada a indústria de óptica de precisão que passou a utilizer a tecnologia CNC – Computer Numeric Controlled no final dos anos 80 para fabricar lentes para dispositivos que necessitam de alta precisão. A Hoya, a Rodenstock e a Zeiss começaram a usar sistemas de corte e polimento CNC para fabricar seus moldes de vidro no início dos anos 90. E finalmente, em 2000, a Zeiss e a Rodenstock lançaram as primeiras lentes progressivas usando o sistema Freeform. Isso foi possível graças aos geradores altamente avançados.

Em 2009 o equipamento Freeform foi lançado no mercado e, um ano depois, já estava em ascensão.

O interesse entre os laboratórios é extremamente alto, limitado apenas pelo custo do investimento que, embora alto, tem um retorno altamente exponencial.

Não há dúvida de que a tecnologia Freeform é mais um marco para produção de óculos e para a visão.

Se você gosta de orientar seu paciente e clientes no processo de encontrar os óculos perfeitos, a tecnologia Freeform é para você.

Se você deseja se tornar um verdadeiro especialista em visão e se diferenciar dos concorrentes e vendedores de óculos on-line, e principalmente, de desconto, a tecnologia Freeform é o seu veículo para o sucesso.

 

O que você precisa saber sobre o Freeform

Basicamente, a tecnologia consiste em três partes separadas, mas totalmente dependentes:

• Um design de lente

• Um programa de software

• Equipamento de processamento muito específico.

O DESIGN 

 

O Design de uma lente Freeform pode ser categorizado em três tipos básicos:

  • Projetos de Freeform otimizados superam as aberrações ópticas e as limitações mecânicas do revestimento tradicional. Todas as lentes projetadas com tecnologia digital de forma livre são efetivamente “otimizadas” porque podem ser precisamente geradas para uma potência de 0,01D.
  • As lentes enquadradas são modificadas para características específicas de encaixe, estrutura ou ajuste. Alguns são responsáveis ​​pelas medições do quadro, como ED, A e B, juntamente com a altura de ajuste do paciente e a descentralização monocular.
  • Desenhos personalizados são criados especificamente para os hábitos de prescrição e visualização individual do usuário. Eles consideram as medidas de posição, inclusive a distância do vértice, a inclinação pantoscópica e o envoltório da forma facial.

Cada projeto de formato livre é otimizado e pode ou não ser enquadrado e / ou personalizado.

O design e a fabricação de lentes oftálmicas de prescrição têm sido um compromisso entre a boa visão, considerações estéticas, limitações de maquinário e preocupações com estoques.

Para as lentes multifocais, foram necessários compromissos adicionais em relação aos posicionamentos de visão intermediária e próxima. Insets foram calculados em média. Comprimentos de segmento para PALs também foram uma questão de design do fabricante, variando inicialmente de 22mm a 24mm de comprimento e agora modificados para ser tão ou mais curto quanto 13mm. Os PALs causaram distorções adicionais porque os poderes para distância, intermediário e próximo foram empurrados por toda a superfície frontal da lente.

As lentes de forma livre podem ser projetadas para corrigir, na medida do opticamente possível, esses comprometimentos, resultando em uma visão significativamente melhorada. O software pode calcular a (s) curva (s) e curva cruzada (s) do cilindro para 0,01D, o comprimento ideal do corredor com base nas medições da altura do encaixe e do quadro B e da visão de perto com base na potência e na PD. O maquinário de forma livre disponível hoje pode produzir essas curvas.

O SOFTWARE


A chave de todo o processo é o software
que calcula as curvas para os projetos individuais e conduz as máquinas para fabricar as lentes. O processo começa com um modelo de design teórico, não diferente dos PALs convencionais, usando a superfície frontal, a superfície traseira ou uma combinação de ambos.

As curvas ótimas são calculadas para cada potência prescrita em milhares de pontos na superfície da lente, resultando em um “arquivo de ponto” que descreve, em termos matemáticos, a superfície da lente.

Na medida em que vários materiais de lentes têm um índice diferente de refração, as curvas ótimas devem ser calculadas para cada material também. Esta informação é usada para acionar o gerador de produção e a polidora usada para fabricar a lente.

Alguns designs de lentes colocam o design progressivo e os parâmetros de potência na parte de dentro. Outros usam ambas superfícies para poderes e projetos progressivos. Alguns exigem uma medida de distância, bem como aproximar a distância da superfície traseira da lente para a superfície frontal da córnea, mas a maioria não. Outros exigem a análise e a medição de como os olhos de um paciente se movem sob condições de leitura, como parte dos cálculos da lente.

Quaisquer que sejam os requisitos, a lente resultante pode ser significativamente mais precisa do que qualquer lente atualmente disponível no mercado e fornecer ao usuário um novo nível de clareza.

O EQUIPAMENTO

HDG-Premium-freeform-comes-italy-,artinato
Um gerador de forma livre usa diamantes industriais para cortar a lente e um único ponto de diamante para completar o processo de geração. A lente não é retificada em um gerador de forma livre; é usinada de maneira semelhante à de um torno mecânico.

O gerador de forma livre e sua ponta de corte são controlados pela linguagem de máquina conhecida como CNC (controle numérico do computador).

Geradores de forma livre usam uma ferramenta de diamante precisa que corta as curvas através de contato em um único ponto, muito parecido com os encontrados em tornos de lentes de contato. Com o software adequado, um gerador de ponto único pode reproduzir praticamente qualquer superfície complexa de múltiplas curvas.

O processo de forma livre de hoje pode fornecer uma superfície de qualidade praticamente acabada do gerador de corte. Tolerâncias de potência menores que 0.01D são possíveis. A suavidade da superfície necessária para o polimento do gerador é de 1 mícron … 1/25.400 de polegada!

A tecnologia Freeform nos permite projetar lentes personalizadas para nossos pacientes. Naturalmente, precisamos fazer medições de estruturas diferentes e mais precisas para permitir que os projetistas de software posicionem a física ótica ideal nos lugares certos.

Além das medidas da armação e DPs monoculares e alturas; precisamos considerar o posição de uso. Posição de uso é, em realidade, uma pequena  forma de descrever como o paciente veste sua nova armação, reposicionando as novas lentes definidas pelo exame de refração.

A distância dos vértices, a inclinação pantoscópica e as medições faciais ou de ângulo panorâmico são necessárias no intuito de personalizar verdadeiramente os óculos.

Quando você estiver familiarizado com a tecnologia Freeform e com os desenvolvimentos mais recentes, convém lembrar que alguns desenhos você terá o custo de acesso do software, conhecido como “click-fee”.

Agora você está pronto para educar seu paciente.

Benefícios das lentes progressivas de forma livre

  • Campo de visão mais amplo devido ao design da superfície interna.
  • Acuidade visual maximizada em todas as distâncias.
  • Zonas intermediárias e próximas mais largas.
  • Baixos níveis de astigmatismo indesejado.
  • Projetos asféricos/atómicos tornam as lentes mais finas e mais planas.
  • Redução de Aberrações de Ordem Superior.

 

A Martinato traz o Freeform para o Brasil em parceria da empresa italiana Comes, uma empresa com 83 anos no mercado Europeu que traz diferenciais únicos em seus equipamentos e atendimento.

 

 

Gostaria de saber mais? Acesse o Link ou entre em contato com nossos consultores!

Leave a Reply