Óculos Sustentáveis: como são fabricados

A sustentabilidade é um tema que está sempre em alta e tem nos rodeado em todos momentos. Pensando nisso, surgiram os óculos de armações sustentáveis, e entre eles se destacam os feitos com madeira. Ficou interessado ou quer saber como são produzidos? Confere abaixo!

 

O processo é bem simples, são somente 4 passos: corte de lâminas, colagem, montagem e encaixe das lentes. Mas calma, iremos explicar cada um deles.

Corte das lâminas:

para manter a sustentabilidade, a matéria prima das lâminas vem de reaproveitamento de sobras de madeira, de material certificado ou reflorestado.

Todas as lâminas devem ser planas e finas, da espessura de uma folha de cartolina e, por este motivo, devem ser manuseadas com muito cuidado para não danificar.

Cada uma dessas lâminas é cortada em pequenas partes para dar formato as hastes e ao frame (moldura onde se encaixam as lentes).

Nesta primeira etapa, os óculos começam a tomar forma:

 

Achou que as armações de madeira eram produzidas com peças maciças de madeira? Até podem ser, mas aí não são consideradas artesanais e o seu processo acaba sendo diferente do que estamos mostrando aqui para você.

Colagem:

nesta etapa é necessário mergulhar as lâminas totalmente na cola, sejam elas hastes ou frames. Depois disso, são unidas umas sobre as outras, até engrossar, deixando cada parte da armação mais firme e diminuindo a sua sensibilidade.

Após ganharem corpo, é necessário que fiquem em repouso por 12 horas ou até estarem completamente secas, firmes e com todas as laminas bem coladas.

 

Montagem:

nesta etapa todas as partes começam a ser unidas e tomam forma. Para a fixação das narigueiras e os adendos, que são coladas, é necessário deixar em repouso por cerca de 6 horas. Depois de estarem secas, são feitos os furos nas extremidades de cada haste e nos adendos, tendo assim o formato da armação por completo.

Fixação das lentes:

este acaba sendo um dos processos mais delicados e para isso é preciso muita cautela, pois se manuseada de forma incorreta a colocação da lente, a armação pode ficar danificada. Para deixar a armação com maior impermeabilidade à água, é necessário que seja, primeiramente, polida e após, coberta por uma fina camada de óleo. Assim, a armação está pronta para ter  as lentes encaixadas no aro.

Após colocar as lentes na armação, o óculos passa por uma higienização para ser removido o pó e qualquer outro resíduo que possa ficar na sua superfície.

No fim, o processo completo para fabricação dos óculos artesanais feitos de madeira demoram em torno de 4 dias. Enquanto outros modelos de séries especiais podem levar até 6 dias para ficarem prontos.

 

Gostou da ideia dos óculos de madeira? Gostaria de ter um? Então, se for adquirir, lembre de tomar cuidado ao molhar ele e de guarda-lo completamente seco, assim ele não cria fungos e não tem riscos de laminar sua matéria prima, a madeira!

 

Fonte: https://estudioleaf.com/entenda-como-e-feito-um-oculos-de-madeira-sustentavel-em-4-passos/

 

 

 

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

Social Media

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Receba Notícia
body {background-color: transparent !important; }

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Como montar uma ótica?

Começar um negócio próprio sempre demanda muita pesquisa e atenção independente do setor ou do cenário econômico nacional. No caso de uma Óptica,  também é