Home
Loja
Minha lista0
Olho humano

A evolução ocular no desenvolvimento Humano

Você sabe como um bebê recém-nascido enxerga? Com quanto tempo de vida o bebê começa a reconhecer as cores, formas e tudo ao seu redor? Descubra no artigo abaixo:

RECÉM-NASCIDO:

Um recém-nascido enxerga de forma muito embaçada com a visão muito turva e em preto e branco, sua visão é muito limitada, o que o faz focalizar apenas o que estiver entre 20 cm a 30 cm de distância dele. Nesta fase, ele não consegue ter ciência de como comandar o seu olhar, de forma que seja fácil para decifrar a quantidade de informações obtidas. Essa é uma etapa em que o estrabismo é muito comum e presente, justamente pela falta de percepção do bebê em coordenar a visão para que seja um trabalho conjunto (olhos).

Importante: Se você notar que esse desvio é significativo, grande e que demora para retornar à posição natural, procure um especialista

2 A 5 MESES:

Nesta fase, o bebê começa a ter um pouco mais de percepção e com isso, começa a enxergar as cores mais fortes e os traços, como o vermelho, por exemplo, ainda que de forma opaca. Eles já são capazes de seguir objetos em movimento conforme a coordenação visual melhora. Entre os 2 e os 4 meses de idade, a diferença entre as cores já vão ficando mais claras e o bebê já consegue distinguir tons semelhantes.

 A partir dos 4 meses, os bebês começam a ter certa noção de profundidade, o que lhes auxilia a saber se o objeto está perto ou longe.  Por volta dos 5 meses, o bebê já tem uma visão tridimensional, o que possibilita que eles consigam alcançar os objetos por já ter uma noção de distância entre os mesmos e também possuem uma melhor visão das cores, embora não tão completa quanto a dos adultos.

5 A 8 MESES:

Essa fase, é uma das mais especiais para os pais. Neste período, o bebê já tem um maior alcance de visão, os traços começam a ficar mais nítidos e já consegue distinguir o rosto conhecidos como os do papai e da mamãe.

Aos 8 meses de idade a visão do bebê já está praticamente como a de um adulto em termos de clareza e profundidade. As cores e os traços já estão mais precisos, dando ao bebê uma capacidade de enxergar mais longe.

8 A 12 MESES:

Neste momento, a visão do bebê já está mais evoluída. O bebê já tem clareza entre distância e profundidade precisos, já consegue diferenciar, por exemplo, algo ou alguém que esteja em seu lado oposto de uma sala, apesar de sua visão de perto ser melhor que a de longe.

Os bebês ainda não possuem a visão completamente formada, durante os próximos meses eles ainda irão aprimorar o entendimento de cores. Contudo, já é possível considerar que grande parte de seu processo de evolução está completo.

Este período de transição ocular, possamos chamar assim, traz bastante dúvidas em relação a uma boa visão ou não da criança, já que ela passa por diversas fases. Listaremos abaixo algumas características que você pode considerar e se necessário, procurar um especialista qualificado:

  • lacrimejamento excessivo;
  • sensibilidade excessiva à luz;
  • reflexo branco no centro do olho;
  • olhos desalinhados;
  • olhos e pálpebras inchados ou vermelhos;
  • secreção.

O desenvolvimento da visão de uma criança é muito importante em seus estágios iniciais. Os pais devem sempre ficar atentos para divergências no processo de amadurecimento da capacidade e mobilidade ocular. Observações e diagnósticos feitos de forma precoce podem auxiliar em correções facilitadas, garantido que seu bebê cresça com uma visão saudável. Em caso de dúvidas, contate sempre um especialista.

Compartilhe

Deixe um comentário

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Ir para o topo

Está com alguma dificuldade?

Fale conosco no WhatsApp

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Conheça nossa política de privacidade

Vamos conversar
Olá! Se tiver alguma dúvida sobre algum produto, me mande uma mensagem!