Home
Loja
Minha lista0

Cegueira Irreversível

Você sabe qual é o problema que mais causa cegueira irreversível no mundo?

Segundo a Sociedade Brasileira de Glaucoma, estima-se que somente no Brasil, 1 milhão de pessoas tenham esta doença.

E você sabe o que é glaucoma? Quais seus sintomas, causas, diagnóstico e tratamento?

O que é Glaucoma
Caracteriza-se por uma alteração anatômica na região da câmara anterior que impede a transmissão dos estímulos para o cérebro, causando lesões permanentes no nervo óptico devido a pressão intraocular.

Tipos e características

– Glaucoma de ângulo aberto (simples ou primário)
É o mais comum, crônico e não tem cura, porém se tratado pode prevenir os sintomas e evita a perda da visão. Esse tipo de Glaucoma tende ser hereditário e se desenvolve progressivamente fazendo que haja impedimento que o líquido escoe do interior para fora do olho, causando lentamente a pressão ocular e gradual da perda da visão, normalmente é assintomático.

– Glaucoma de ângulo fechado (agudo)
Ocorre quando tem um aumento de pressão repentino causando um bloqueio repentino na saída de humor aquoso, sendo dolorido e perigoso. Na maioria das vezes é necessário fazer um procedimento cirúrgico urgente para liberar o canal e normalizar a pressão intraocular.

– Glaucoma secundário
Ocorre devido a enfermidades como diabetes, uveítes e catarata, ou ainda, por traumas e uso de algum medicamento à base de corticoide. Esses fatores podem interferir no escoamento do humor vítreo, causando assim a pressão ocular.

– Glaucoma congênito
É considerado o tipo mais raro, que acontece quando a criança herda da mãe durante a gestação e nasce com a doença. Pode ser facilmente identificada com o teste do olhinho ou por pequenas alterações. Quando descoberto, deve ser tratado imediatamente e se for necessário, realizar cirurgia.

Causas e Fatores de Risco
Não se sabe ao certo o que pode provocar o glaucoma, o mais comum é o mau funcionamento ou bloqueio do canal de drenagem do humor aquoso, líquido produzido continuamente, que provoca o aumento do volume da parte interna e pressão do olho, ocasionando a perda da visão.

Especialistas no assunto alertam sobre o que pode favorecer o desenvolvimento da doença no decorrer dos anos. Veja a seguir:
– histórico de Glaucoma na família
– pessoas com mais de 40 anos e idosos
– uso prolongado de remédios com corticoide
– pessoas de origem asiáticas ou africanas
– problemas de visão como alto grau de miopia, tumores oculares, descolamento da retina ou inflamações e traumas
– problemas de saúde como hipertensão, hipertireoidismo, diabetes e problemas cardíacos

Sintomas
Normalmente a maioria das pessoas não apresenta nenhum sintoma.

O mais comum, caso a pessoa não seja tratada, com o passar dos anos a visão periférica torna-se prejudicada, passando a não enxergar mais nas laterais, tendo visão apenas no que está na sua frente. Nos casos mais avançados a visão central também pode ser afetada, podendo evoluir para a cegueira.

Porém, os sintomas  podem variar conforme o tipo da patologia, como no agudo (glaucoma de ângulo fechado) que pode causar perda da visão lateral intermitente, visão embaçada, olhos vermelhos, dor súbita, aparência de inchaço e podendo também provocar náuseas e vômitos.

Nas crianças com meses de vida, no tipo congênito tende a aumentar a nebulosidade na parte frontal, causa olhos vermelhos, aumento na lacrimação, fotossensibilidade e a impressão de um olho maior que o outro.

Caso note alguns dos sintomas listados ou suspeita da doença, procure imediatamente um profissional da sua confiança.

Diagnóstico
O glaucoma não pode ser diagnosticado somente com a medição da pressão ocular, deve ser feita uma avaliação completa e cuidadosa dos olhos, análise do histórico do paciente e dos familiares, listagem dos sintomas e exames específicos como: imagens e exames do nervo óptico, campo visual, espessura da córnea, fundo do olho, canais de circulação do ângulo, dentre outros que forem necessários.

Tratamento
Mesmo que o Glaucoma não possa ser totalmente curado, há tratamentos para aumentar a drenagem do líquido e controlar a pressão ocular. O resultado do tratamento depende do dano causado no nervo óptico e tipo de glaucoma do paciente.

O uso de colírios e pílulas pode ser o tratamento mais comum. O ideal é sempre administrar os remédios e seus horários para que possa facilitar o uso e aplicação.

A cirurgia de glaucoma também é recomendado pelos especialistas para evitar a perda total da visão, com ela a pressão ocular diminui, não oferecendo riscos no pós-operatório.

Vale ressaltar que qualquer um dos tratamentos, não recupera a visão que já foi perdida, eles impedem a progressão acelerada e um possível melhora aos sintomas mais fortes, como dores de cabeça e enjoos causados pelos problemas de visão.

Prevenção
Não há métodos comprovados para prevenir o glaucoma, mas o recomendado é realizar acompanhamento regular com um especialista para ter uma detecção precoce e assim evitar a progressão da patologia e problemas mais graves,

Recomendações
– pratica de exercícios com proteção aos olhos, para evitar acidentes e traumas
– conhecer o histórico familiar
– utilizar com cautela colírios e medicamentos
– fazer um revisões regulares no especialista

Ressaltamos: o glaucoma por ser na maioria das vezes assintomático, só é notado em estágio avançado, quando a visão já foi comprometida de 40 a 50%. Por isso, é o maior causador de cegueira no mundo, ao contrario da catarata que pode ter a visão recuperada após a cirurgia, o glaucoma é irreversível, devido aos danos ao nervo óptico.

O mês de maio é conhecido como o mês de prevenção de combate ao Glaucoma – Maio Verde e no dia 26 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma.

E você, já fez o seu check-up?

Compartilhe

Deixe um comentário

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Ir para o topo

Está com alguma dificuldade?

Fale conosco no WhatsApp

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Conheça nossa política de privacidade

Vamos conversar
Olá! Se tiver alguma dúvida sobre algum produto, me mande uma mensagem!