Home
Loja
Minha lista0
Primavera Cuidados

CUIDADOS COM OS OLHOS NA PRIMAVERA

Chegou a época mais colorida e florida do ano!

A primavera iniciou-se nesta quinta-feira (22 de setembro) e para quem sofre de alergias, essa época do ano exige um cuidado redobrado. Os processos alérgicos neste período do ano são mais comuns por conta da polinização das flores, ou seja, os insetos (abelhas, borboletas) levam os grãos de pólen de uma parte da flor para outra.

O pólen que se espalha pelo ar acaba provocando irritação nos olhos de muitas pessoas (geralmente, naquelas que sofrem com asma, rinite e dermatite atópica).

Girassol - Abelha

Sintomas como: vermelhidão, coceira, inchaço e até fotofobia são os mais comuns da chamada conjuntivite primaveril. Mas existem cuidados com os olhos na primavera que você deve tomar para evitar esse problema e aproveitar a beleza da estação:

Mantenha os ambientes sempre bem arejados:

A redução da umidade faz com que a qualidade do ar não seja tão apropriada, isso proporciona uma maior incidência de poeira, fumaça e pólen no ar. Essas pequenas partículas podem interferir muito na saúde das pessoas, especialmente as propensas a alergias. Por isso, é essencial que os ambientes que você frequenta estejam arejados.

Casa Arejada

Abra portas e janelas em períodos específicos do dia e deixe o ar circular. Essa troca de ar entre cômodo fechado e ambiente pode retirar impurezas que, em contato com os olhos, causam irritações.

Mantenha a higiene de objetos, em dia.

Nessa época do ano é recomendado que seja feita a higienização de cortinas, persianas, tapetes, cobertores de cama, capas de almofadas e todos os objetos em que a limpeza não é feita regularmente. Esses itens podem acumular poeiras e ácaros ocasionando, algumas vezes, coceiras nos olhos, vermelhidão e desconforto visual.

Umidificar ambientes.

Para quem já possui histórico de olhos secos, essa é uma ação realizada constantemente. A umidade relativa do ar fica baixa na primavera e a umidificação dos ambientes deve ser feita de forma artificial. Pode-se utilizar aparelhos específicos, como umidificadores de ar, ou então utilizar baldes com água e acondicioná-los nos ambientes mais frequentados da casa. Panos molhados perto de entradas de ar, como as frestas das portas, também podem ser de grande ajuda.

Utilização de óculos solar

óculos escuros

As temperaturas aumentam na primavera e a proteção dos olhos ao sair à luz do sol deve ser constante. Se você não tem o hábito de utilizar óculos solar com proteção contra raios ultravioleta no seu dia a dia, o ideal é utilizá-lo nessa estação. Isso garantirá proteção aos seus olhos, trazendo mais cuidados para os olhos na primavera, contra o contato com poeira e pólen, por exemplo, e prevenirá outros problemas relacionados a exposição à luz solar a longo prazo.

Evite o contato com agentes potencializadores dessas alergias:

É preciso tomar muito cuidado com a poluição, produtos cosméticos, maquiagens, produtos de limpeza e qualquer outra substância que possa causar irritabilidade à sua visão. Se ocorrer acidentes com qualquer um desses itens é imprescindível lavar imediatamente os olhos com água corrente e procurar atendimento médico de urgência.

Mantenha a higiene das mãos em dia:

Essa é uma dica muito importante e que não serve somente para a primavera, mas sim sempre que falamos sobre a saúde dos olhos. Mesmo sem percebermos, o contato entre nossas mãos e nossos olhos são frequentes (o que acaba sendo um perigo se nossas mãos estiverem sujas). Na primavera, além de se esforçar para evitar esse hábito inconsciente, é importante que você mantenha suas mãos limpas o tempo todo.

alcohol gel

Citamos aqui alguns cuidados que você pode adotar para ter um melhor aproveitamento nessa época tão florida e bonita do ano.

Referências: https://www.hospitalholhos.com.br/noticia/primavera-a-estacao-das-alergias-oculares/

Compartilhe

Deixe um comentário

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Ir para o topo

Está com alguma dificuldade?

Fale conosco no WhatsApp

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Conheça nossa política de privacidade

Vamos conversar
Olá! Se tiver alguma dúvida sobre algum produto, me mande uma mensagem!