Home
Loja
Minha lista0
ÓCULOS FALSIFICADOS

ÓCULOS FALSIFICADOS PODEM CAUSAR DANOS GRAVES À VISÃO

Os óculos escuros são essenciais para proteger a visão nos dias de sol e, inclusive em dias nublados, porque impede o contato direto com os raios UV, evitando assim o desenvolvimento de doenças oculares além de proporcionar maior conforto visual.

Mas você sabe o que o uso de produtos piratas pode causar aos seus olhos?

Em 2012 a ABIÓPTICA (Associação Brasileira da Indústria Óptica) fez um levantamento onde dados apontaram que 7 milhões dos 24 milhões de óculos escuros produzidos em todo país são piratas e vendidos ilegalmente.

O grande problema é que esse comércio ilegal acaba prejudicando bem mais do que só o mercado. Esses acessórios (em sua grande maioria), não possuem lentes que barram os raios UV (ultravioleta).  

óculos falsificados podem causar danos graves

O que é a radiação ultravioleta?

A radiação ultravioleta nada mais é que toda radiação eletromagnética com comprimento de onda entre 200 e 400 nm (nanômetros) maior que a luz visível. A denominação “violeta” se dá porque esta é a cor de maior frequência que a visão humana é capaz de enxergar. Cerca de 9% de toda energia solar que chega até a superfície terrestre, é radiação ultravioleta.

A imagem ilustra os comprimentos de onda de diferentes tipos de luz
A imagem ilustra os comprimentos de onda de diferentes tipos de luz

Por que um simples óculos de sol pode ser tão prejudicial à saúde dos olhos?

Quando usamos óculos escuros as nossas pupilas se dilatam para absorverem mais luz, causando assim um relaxamento na pupila. Ou seja, quando os raios UV entram em contato com as lentes falsificadas que não possuem a proteção adequada para nossos olhos, o próprio produto acaba potencializando a entrada dos raios UV em contato direto com os nossos olhos o que pode acarretar no surgimento de doenças que podem ser extremamente prejudiciais para nossa visão, causando queimação na retina e até doenças mais graves como por exemplo: catarata e degeneração macular (doença que tira a visão central). Portanto, quando usamos óculos escuros de baixa qualidade e sem a proteção UV, eles “enganam” nossos olhos e acabam sendo fonte para que entre mais luz e prejudicam a visão.

Entenda a importância de comprar produtos de qualidade.

Fique atento ao adquirir seu óculos de sol. Nem todas as armações originais possuem lentes de qualidade e proteção adequada. Certifique-se de que o mesmo possua um selo de autenticação contra raios UV.  É possível identificar se as lentes são falsas ou não, observando inicialmente sua cor e se possuem efeito prismático.

óculos falsificados podem causar danos graves a visão

Para auxiliar na identificação da luz UV, óticas e consultórios dispõem de um equipamento chamado Lensômetro, que verifica se o grau de um óculos está correto. O Lensômetro Digital, é um equipamento que certifica se existe barreira contra os raios UV e qual o nível dessa proteção, além da conferência ele também é capaz de realizar a identificação automática de todos os tipos de lentes. É necessário pelo menos 98% de proteção para os óculos serem considerados eficazes.

Existe maneira correta de usar óculos de sol? Pode-se usar óculos escuros no inverno?

Os óculos escuros foram criados exclusivamente para proteger nossa visão do sol. Mas acabou ganhando espaço dentro do mercado, devido a todos seus modelos e formatos variados.

E então? Existe a maneira correta de usar este acessório?

Sim. A maneira correta é primeiramente, procurar um profissional para que você possa adaptar suas lentes e fazê-las da melhor forma, de modo que não prejudique sua visão. Lembrando sempre de procurar produtos de qualidade e com autenticação contra raios UV. A maioria das pessoas acham que não, mas SIM, os óculos de sol podem e devem ser usados em dias nublados (nuvens não são proteção contra a radiação, os raios UVB, por exemplo, são capazes de atravessar a barreira feita por elas) ou até mesmo no inverno, já que a sua proteção não se baseia apenas na luz solar e sim contra os raios UV e UVB e até mesmo sujeiras e poeiras encontradas no ar.

Referência: https://www.institutodosoculos.com/5-motivos-para-voce-nao-comprar-oculos-de-sol-falsificados/

Compartilhe

Deixe um comentário

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Ir para o topo

Está com alguma dificuldade?

Fale conosco no WhatsApp

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Conheça nossa política de privacidade

Vamos conversar
Olá! Se tiver alguma dúvida sobre algum produto, me mande uma mensagem!