Home
Loja
Minha lista0

Dicionário de Óptica e Visão – Parte I

É comum que ao entrar no mercado do ramo óptico ou até mesmo os profissionais mais antigos da área, se depararem com alguns termos e siglas com os quais não estamos acostumados a ouvir normalmente.

Por isso, criamos um Dicionário de Óptica e Visão, com os termos mais utilizados no meio e seus significados, para que você se familiarize mais com eles. Em sua maioria, os termos não são novos, mas todos são imprescindíveis para quem quer começar ou mesmo se aprofundar mais no mundo óptico.

A

A.M

Abreviação usada nas receitas ópticas que significa “a medir”.

A.O.

Abreviação de “ambos os olhos”.

Abbe

Indica quantifica a dispersão cromática das lentes. Quanto mais alto o número Abbe, melhor a qualidade da lente e quanto mais baixo, pior a qualidade, apenas no que diz respeito à decomposição da luz branca.

Abertura

Técnica de vendas: Termo usado para determinar a posição das hastes, em função da frente, se apertadas ou folgadas, contra às têmporas do cliente, sabendo-se que a abertura normal das hastes é de 90 graus.

Optometria: Furo central ou buraco que permite a passagem de luz, somente de uma certa porção de luz, vinda de uma determinada fonte.

Ablepsia

Perda da visão; cegueira.

Absorção

Perda de luz que passa através do material da lente; Fenômeno pelo qual um feixe de radiação transfere sua energia parcial ou totalmente, para o meio que a atravessa; Redução de energia radiante através de um meio transparente; fenômeno pelo qual uma radiação eletromagnética interage com o meio com o qual se choca, transferindo-lhe parte de sua energia; A quantidade de luz que é absorvida pela lente, antes da luz passar para o olho, tanto em ambientes fechados quanto abertos.

Acuidade Visual

Poder de resolução do sistema óptico da visão; capacidade de se ver distintamente detalhes de objetos. Pode ser avaliada em: equivalência do ângulo de resolução de 1 minuto (do arco) ou pelas letras de Snellen, quantificadas em 10/10 (ou 20/20) visão normal. 1/10 (ou 20/200) visão fraca, geralmente de amblíope ou de uma alta ametropia.

Anti-fog

É uma tecnologia que elimina a condensação de umidade nas lentes que causa embaçamento. Assim, suas lentes e visão ficam claras quando você faz a transição de um ambiente frio para um ambiente quente. Também pode evitar que suas lentes embaçam durante a prática de esportes e outras vezes quando você estiver com calor e transpirando.

Aro

É a denominação da parte frontal da armação onde se encaixam as lentes. Medida horizontal, central, do orifício onde são montadas as lentes.

B

Bifocal

É uma lente desenvolvida com duas áreas diferentes de correção da visão, que são divididas por uma linha horizontal distinta na lente. A parte superior da lente é usada para distância, enquanto a parte inferior da lente é usada para visão de perto.

Bloco

É uma peça óptica que pode ser composta a partir de diversos tipos de materiais e que apresenta várias curvas e espessuras. Composto de superfícies paralelas, geralmente fornecidas em bruto ou semi-acabadas, são fabricados para se tornarem lentes nos laboratórios de surfaçagem.

C

Campo de Visão

É o conjunto formado pelo campo de visão em escala perimétrica.

Centro Óptico

É o ponto mais espesso de uma lente positiva e o mais delgado de uma lente negativa. Esse local dos óculos é por onde passa o eixo principal de uma lente, sem sofrer desvios, ou seja, é o ponto no qual não há efeito prismático.

Charneira

É a dobradiça da armação, localizada entre a frente e as hastes.

Cilindro

É o intervalo dióptrico entre os dois meridianos principais de uma lente; Que tem forma de cilindro.

Côncavo

É uma superfície em forma de cova e curvada. É o oposto de uma superfície convexa. Usualmente é a superfície de trás das lentes dos óculos.

Convexo

É o oposto de uma superfície côncava. Normalmente é a superfície frontal das lentes dos óculos. É designada pelo sinal mais.

Cristalino

É um corpo semi sólido, localizado logo atrás da Íris, a uma distância de 3,6 milímetros da córnea e tem a finalidade de permitir visão nítida para longe, para perto e todas as distâncias, através da modificação de suas curvas e a acomodação, comandada pelo cérebro e acionada pelo músculo ciliar.

Agora vamos deixar você estudar e gravar bem estes termos, de A à C, e na semana que vem tem mais!

Compartilhe

Deixe um comentário

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Ir para o topo

Está com alguma dificuldade?

Fale conosco no WhatsApp

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Conheça nossa política de privacidade

Vamos conversar
Olá! Se tiver alguma dúvida sobre algum produto, me mande uma mensagem!