Home
Loja
Minha lista0

Dicionário de Óptica e Visão – parte II

Hoje vamos dar continuidade aos termos e significados mais utilizados no mundo da Óptica, os quais são imprescindíveis para quem quer começar ou mesmo se aprofundar mais no mundo óptico.

E se você perdeu os primeiros termos, não deixe de conferir nossa postagem aqui.

D

Dioptria

A Dioptria é uma unidade de medida que se refere ao poder de refração das lentes em um sistema óptico, ou seja, o famoso “grau” dos óculos popularmente conhecido. Assim temos que 1 grau é igual a 1 dioptria.

Diplopia

É a percepção simultânea de duas imagens de um único objeto. Também conhecido como visão dupla, é um sintoma a ser levado a sério.

Distância Naso Pupilar (DNP)

É a distância das pupilas em relação ao nariz. A medição DNP é usada para garantir a colocação de lentes de forma adequada. É uma medida importante na distribuição de lentes progressivas.

 Distância Pupilar (DP)

É a distância entre os centros das pupilas dos olhos. A medição DP é usada para garantir a colocação de lentes de forma adequada. É uma medida importante na distribuição de lentes progressivas.

 E

Eixo

É a linha meridional imaginária de uma lente plano – cilíndrica ou esférico-cilíndrica, que pode ser positivo ou negativo. O termo se refere à orientação de uma lente cilíndrica diante do olho.

 Esférico (ESF)

É o tipo de graduação de lente composta de duas superfícies esféricas e que tem o mesmo valor refrativo em todos os seus meridianos. Tipo de superfície que tem o mesmo raio de curvatura em todas as suas direções; forma de esfera.

 Erro de refração

Mesmo que ametropia; Deficiência de visão, compensável com lentes oftálmicas. A lente oftálmica dioptricamente graduada é um componente intrínseco para completar o sistema óptico do olho.

 F

Faceta

Ato de biselar – se cada uma das superfícies das bordas das lentes inteiras, sem cortar, em ângulo “v”, com aproximado a 115 graus, no modelo da armação.

Facetação

Ato de se esmerilhar e rebaixar as bordas de uma lente, em determinado formato, deixando suas bordas em forma de bisel, com ângulo aproximado de 115 graus.

Fissura

Pequena rachadura formada na curva das ponteiras das armações, causada pela vergação das mesmas, sem o devido aquecimento.

Friso

Imagem frontal da faceta, em ângulo “v”, visível, (em forma de friso claro), nas lentes de médias e altas miopias.

FPS-O

É um índice que avalia a proteção UV geral de uma lente. O índice FPS-O está relacionado ao desempenho da lente apenas e exclui a exposição direta do olho que depende de fatores externos (morfologia do usuário, formato da armação, posição de uso).

G

Grau

É utilizado para principalmente indicar a posição dos eixos cilíndricos e astigmáticos das receitas ópticas e também é usado para indicação da posição das bases dos prismas, onde é de praxe a indicação “superior” ou “inferior” complementando a indicação do eixo.

Globo Ocular

É um órgão esférico responsável por receber a visão. É constituída por três camadas, a esclera, a úvea e a retina e seu conteúdo: humor vítreo, cristalino e humor aquoso.

H

Haste

É a parte da armação, componente dos óculos, que é fixada à frente, por meio de charneiras e se apoia e engancha nas orelhas.

Hidrofóbico

É um tipo de tratamento superficial de lente que, quando uma gota d’água cai sobre sua superfície tratada, espalha-se homogeneamente.

I

ÍNDICE DE REFRAÇÃO

É um índice usado para caracterizar a capacidade de um material óptico transparente de refratar a luz e produzir uma correção ideal. Quanto mais alto for o índice para a mesma correção, mais fina será a lente.

L

LABORATÓRIO ÓPTICO

É um departamento, com máquinas de montagem e surfaçagem, onde são fabricadas lentes oftálmicas e procedidas as respectivas montagens nas armações. São responsáveis pela superfície (lixamento e polimento) e revestimento (coloração, montagem, antirriscos, antirreflexo, etc.) das lentes.

LENSÔMETRO

É um aparelho usado para medir o poder dióptrico das lentes, marcar seus centros ópticos, seus eixos e a linha horizontal de montagem.

LENTE

É um dos componentes dos óculos e, geralmente, são fabricadas a partir de diversos materiais, tais como: cristal, resina, policarbonato e trivex. As propriedades desses materiais são: alto índice de refração em lentes finas e leves, transparência, leveza, proteção contra raios ultravioleta e resistência a choques.

E por hoje paramos por aqui, semana que vem tem mais! Última edição das palavras mais utilizados no mundo da Óptica. Não perca!

Compartilhe

Comentários (1)

  1. Show!!

Deixe um comentário

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Ir para o topo

Está com alguma dificuldade?

Fale conosco no WhatsApp

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Conheça nossa política de privacidade

Vamos conversar
Olá! Se tiver alguma dúvida sobre algum produto, me mande uma mensagem!