Dicionário de Óptica e Visão – parte final

Hoje, vamos continuar com nosso dicionário sobre as palavras mais utilizadas no mundo da óptica. Confira!

M

Mácula

É a parte central da retina. A mácula é composta exclusivamente por células cônicas expostas diretamente aos raios de luz e possibilita a visão precisa necessária para a leitura ou para o reconhecimento de detalhes. Esta é a área com atividade máxima do olho.

Montagem

É o processo de acoplagem das lentes na armação dos óculos que se divide em diversas etapas e que requer, além da presença de um profissional qualificado, uma gama de equipamentos.

N

Nervo Óptico

Está localizado na parte posterior do olho. A função do nervo óptico é transferir informações visuais da retina para os centros de visão do cérebro por meio de impulsos elétricos. Embora o nervo óptico seja parte do olho, ele é considerado parte do sistema nervoso central.

O

Ótica

A palavra ótica deriva do grego otikós, que se refere à relativo ou pertencente ao ouvido ou à orelha.

Óptica

Já a palavra Óptica, com uso do P, refere-se a parte da física que estuda as radiações luminosas e os fenômenos da visão. Além de ser o local especializado na venda e/ou fabrico de óculos, lunetas, instrumentos ópticos em geral.

P

Policarbonato

É o material caracterizado por sua excepcional leveza e resistência a choques. Seu alto índice de refração permite a fabricação de lentes extremamente leves e finas. O policarbonato elimina 100% dos raios ultravioleta e é resistente a riscos graças ao seu revestimento endurecido.

Potência Óptica

É o poder óptico define a capacidade de uma lente ou lente de contato para corrigir um distúrbio visual. A potência óptica é medida em dioptrias.

Prisma

É o elemento óptico com superfícies planas e polidas, inclinadas uma sobre a outra. Corrige as forias e/ou estrabismos e está ligado à superposição das imagens na visão binocular.

R

Refração

É a mudança na direção de propagação de um raio, determinada por variações na velocidade de propagação. Termo utilizado para qualificar o exame óptico.

RX

É a abreviação de receita óptica.

S

Superfície Óptica

É a superfície na qual uma reflexão ou refração da luz é produzida. A superfície óptica dá ao material sua capacidade de correção óptica. O número de superfícies ópticas é quase infinito: podem ser unifocais, bifocais ou progressivas.

Surfaçagem

É o facetamento das superfícies de uma lente. Diz-se da operação de fabricação das lentes, no laboratório, quanto às suas superfícies.

T

Trivex

É o mais leve material orgânico utilizado na fabricação de lentes de óculos. Permite coloração, aplicação de camada antirreflexo, é resistente a arranhões e permite espessuras centrais de 1 mm em lentes para miopias.

U

Ultex

É o mais antigo tipo de bifocal, conhecido como de base prismática inferior e com película “meia lua”. Construído de uma só peça, em resina ou cristal.

Ultravioleta

É a radiação de baixo comprimento de onda e nociva ao olho humano. Quando emitida em grande quantidade e por longo tempo, pode causar catarata e/ou outras lesões.

Para você, que deseja saber mais sobre óptica, este dicionário vai lhe auxiliar nas palavras mais utilizadas no dia a dia. Caso não tenha visto, temos a parte I e a II que completa todo nosso dicionário, veja aqui:

Dicionário de Óptica e Visão – parte I

Dicionário de Óptica e Visão – parte II

Boa leitura!

Este artigo foi útil

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

Social Media

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Retinoscopia: o que é e como fazer

A retinoscopia é fundamental para construir uma compreensão do erro refrativo. Se você está aprendendo o ofício, precisa de uma atualização ou apenas deseja aprimorar