Home
Loja
Minha lista0

Quedas em pessoas com idade avançada podem estar relacionadas à falta de visão

Pare e pense: quantas vezes você já escorregou, tropeçou, perdeu o equilíbrio, calculou mal um passo e caiu no chão?

Uma, duas, três ou várias vezes isso já pode ter acontecido.

Os famosos tombos podem acontecer em qualquer idade, porém a resistência as quedas de uma criança são diferentes de uma pessoa de maior idade e nelas podem gerar maiores consequências.

Segundo a revista saúde, entre 30 a 60% das pessoas com idade acima de 65 anos sofrem pelo menos uma queda a cada 12 meses.

Este dado é muito importante, pois a partir dessa idade um tombo pode causar grandes consequências como fraturas, que acabam sendo uma das maiores causas da mortalidade em pessoas idosas e chegam a ser 70% dos óbitos em pessoas acima de 75 anos.

Por isso é importante entender as razões e as formas de prevenção

Por que caímos?

Com o passar do tempo e o envelhecimento do cérebro e do sistema nervoso, nossas habilidades naturais, como a coordenação motora, equilíbrio e reflexos acabam sendo prejudicados. Assim, a capacidade de reagir rapidamente à imprevistos acabam sendo afetadas.

Nosso corpo necessita muito mais do que apenas força para se manter em pé. Para manter o equilíbrio necessitamos que algumas partes estejam funcionando muito bem, e são elas: cerebelo, labirinto, sensibilidade e a visão.

O cerebelo atua juntamente com o labirinto e controla o nosso equilíbrio. A sensibilidade é um conjunto formado pelos músculos, articulações, tendões e ligamentos. Já a visão tem a responsabilidade pela orientação espacial e de sentido do nosso corpo (de estarmos na vertical). Todos os sistemas devem estar em sintonia para um perfeito equilíbrio, tanto faz ser em pé ou sentado.

Você ainda acha que a visão não é tão importante assim?

Então faça um teste rápido:

– Feche seus olhos e tente caminhar em linha reta.

Testou?

O que achou? Conseguiu caminhar facilmente ou a sensação de equilíbrio e firmeza ficam afetados?

Isso mesmo! Nossos sentidos acabam sendo comprometidos com um ambiente pouco iluminado ou na total escuridão, por isso a visão é um fator determinante para nos manter em equilíbrio, assim fica fácil não ficarmos “desalinhados”, ou seja, com a cabeça e ombros alinhados sem pendermos mais para um lado ou outro, ou ainda, para frente ou para trás.

Esse teste demonstra a importância de um cuidado dos idosos ao se locomover, pois com o avanço da idade existe um declínio natural na acuidade visual, podendo ter perdas de até 80% da visão. A presbiopia, por exemplo, pode ter início por volta de 40 a 50 anos e acontece de forma gradual. Este é um dos primeiros sinais que os olhos estão envelhecendo. A degeneração macular relacionada à idade (DMRI), Glaucoma e a Catarata são as doenças que mais afetam os idosos e podem levar a cegueira. Outro fator que pode contribuir para acidentes está relacionado com a falta de percepção de contraste e de profundidade. Por isso é muito importante realizar consultas periódicas com o profissional da visão.

Além dos problemas refrativos, baixa visão e outras doenças que podem acabar gerando os acidentes, existe ainda uma dificuldade de adaptação das lentes bifocais, que pode prejudicar  a locomoção e, por tanto, deve ser um período de bastante atenção, para não gerar quedas e fraturas.

Como prevenir quedas focando na visão?

A melhor forma de prevenir as quedas de idosos é o cuidado redobrado. Em termos de visão, fazer o acompanhamento com um profissional da saúde ocular é de suma importância, ainda mais se detectada alguma doença degenerativa como DMRI, glaucoma e catarata. O acompanhamento de um Ortoptista também é recomendado para trabalhar a visão em união com a parte motora do corpo.

Conclusão

Nosso corpo trabalha em conjunto e se nosso sistema corporal não estiver bem, perdemos o equilíbrio e com ele as quedas podem começar a acontecer com maior frequência. Para os idosos, isso é ainda mais preocupante, pois a visão piora nesta idade, assim como os músculos enfraquecem e os reflexos diminuem. Existem diversas formas de tentar prevenir. Neste artigo focamos na visão, mas praticar exercícios, utilizar bengalas e auxiliadores para caminhar são outras formas. Mas, englobando todos os meios de prevenir, o mais importante é ter cuidado redobrado e realizar os exames periodicamente.

Compartilhe

Deixe um comentário

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Ir para o topo

Está com alguma dificuldade?

Fale conosco no WhatsApp

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Conheça nossa política de privacidade

Vamos conversar
Olá! Se tiver alguma dúvida sobre algum produto, me mande uma mensagem!