Home
Loja
Minha lista0

Redobre os cuidados com os olhos no inverno

Além das vias respiratórias, nossos olhos também sofrem com as baixas temperaturas.
Os dias mais gelados acabam sendo desconfortáveis e o frio não podia ser diferente para nossos olhos. Pesquisas apontam que 20% dos brasileiros estão mais expostos a alergias oculares no inverno (de junho a setembro).
A alergia campeã do inverno é a conjuntivite alérgica, seguida pela síndrome do olho seco, ambas se intensificam devido ao frio e ao clima seco prejudicando a saúde visual, pois contribuem para a evaporação da camada aquosa da lágrima, diminuindo a lubrificação natural.

Os cuidados são simples, porém devem ser feitos corretamente. Confira!

Higienizar as Mãos
Um ato tão simples, que nos dias de hoje, já virou uma prática comum devido ao Covid-19 juntamente com o álcool 70% (link produto site), também é uma ação que pode evitar a Conjuntivite.
Por ficar totalmente exposta aos agentes infecciosos, a superfície ocular é uma área bem sensível, assim, com a higiene das mãos o acesso das bactérias aos olhos se reduz praticamente a zero. Por isso, evite tocar nos olhos com as mãos sujas.

Roupas de cama
Roupas de cama limpas e higienizadas é mais uma das dicas importantes para cuidar da saúde dos seus olhos. Pois mesmo tomando banho todos os dias antes de dormir, como é o habito de muitas pessoas, o travesseiro continua sendo um transmissor de fungos e bactérias. Por isso é aconselhado trocar as roupas de cama uma vez por semana e lavar cobertores e mantas que estão guardados há muito tempo.

Objetos Pessoais
Um habito considerado normal, mas que deve ser interrompido, é o compartilhamento de itens de maquiagem, pois há um grande risco de contrair ou transmitir terçol, micoses ou infecções. O mesmo deve ser considerado para toalhas e lenços.

Óculos de Sol
Além de ser um acessório que pode compor seu look, o óculos de sol não deve ser dispensado no inverno. Dê preferência as lentes que protegem seus olhos contra os raios ultravioletas (UVA/UVB). Uma lente de qualidade e com ótima proteção protege seus olhos da radiação e da luminosidade.
*Para testar se os óculos possuem uma lente de boa qualidade, deve-se utilizar os Lensômetros Digitais (modelos AM-298 e AM-342) ou Detectores de UV, presente na maior parte das Ópticas.

Lentes de Contato
Quando os olhos ficam vermelhos, deve-se manter atenção, pois algo de errado está acontecendo. E muitos usuários de lentes de contato não sabem que elas não combinam com irritações oculares, pois não se sabe se é uma simples irritação, uma alergia ou ainda, uma infecção mais séria (sendo que a própria lente pode ser o causador da situação). Nestes casos, indica-se suspender o uso da lente imediatamente e procurar um atendimento especializado.

Colírios
Eles são recomendados para alívio imediato e para hidratação. Existem diversas marcas e modelos disponíveis nas farmácias para hidratação dos seus olhos, porém o mais indicado é fazer uma avaliação com um especialista para identificar o produto mais indicado para o seu olho e a dosagem correta para utilização.

Ambientes Refrigerados
Ar condicionado e aquecedores acabam ressecando os olhos, porém é inevitável não utiliza-los nos dias mais frios. De qualquer forma, ao utilizar estes aparelhos, não esqueça de manter filtros e aquecedores devidamente limpos e higienizados.

Causas gerais
Muitas vezes a coceira nos olhos pode ser causada pela exposição de fumaça, cloro de piscina, poeira, pelos de animais, resultando em um quadro alérgico e inflamação no local. Caso seja possível, evitar estas exposições.

IMPORTANTE!
Ao perceber qualquer alteração em seus olhos, como vermelhidão, coceira, ardência, secreção, procure imediatamente um especialista, pois estes sintomas são característicos de outras doenças e necessitam de uma investigação mais profunda para ter o diagnóstico correto.

Compartilhe

Deixe um comentário

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Ir para o topo

Está com alguma dificuldade?

Fale conosco no WhatsApp

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Conheça nossa política de privacidade

Vamos conversar
Olá! Se tiver alguma dúvida sobre algum produto, me mande uma mensagem!