Home
Loja
Minha lista0

Desmistificando Terapia Visual

Terapia Visual

De modo geral, podemos definir a Terapia Visual como um tratamento personalizado com o objetivo de sanar diferentes deficiências visuais, sejam elas de ordem cognitiva, perceptual ou oculomotoras.
Busca “ensinar” o sistema visual a se corrigir, diferente dos óculos, que compensam os problemas da visão. Em outras palavras, a terapia visual pode ser associada a uma fisioterapia para os olhos e partes do cérebro que controlam a visão.
Os ótimos resultados são perceptíveis principalmente em pacientes que apresentam dificuldade na escrita, leitura e até mesmo no cálculo de avaliação das distâncias.
Portanto, a terapia visual busca ajudar o cérebro a controlar e ampliar sua capacidade em diferentes fatores com uma série de exercícios que não podem ser resolvidos apenas com óculos e/ou cirurgias, para alinhamento ocular, habilidade de focar imagens, processar informações da visão, assim como os movimentos oculares. Auxilia também ao paciente obter uma visão binocular (com os dois olhos) mais clara e confortável.
Para realizar os exercícios de terapia visual, são bastante utilizados prismas, óculos com filtros, pranchas de equilíbrio, Cheiroscópio, dentre outros produtos não computadorizados que estimulem a correção do sistema visual.

Indicações
É indicada para adultos ou crianças que apresentem complicações coordenação binocular (ou seja, quando os dois olhos não trabalham concomitantemente de maneira efetiva), na memória visual, problemas de coordenação olho-mão, convergência dificultada e também em casos de estrabismos e ambliopia.
Estudos mostram que a terapia visual é capaz de corrigir problemas de visão em crianças em idade escolar, como na leitura, também auxilia a reduzir o cansaço visual, no qual crianças e adultos sofrem.

O que a Terapia Visual pode corrigir?

Estrabismo
Em diversos casos de estrabismo a terapia visual é a melhor opção de tratamento. Porem em outros casos, a cirurgia é necessária e a terapia pode ser benéfica para aumentar os resultados bem sucedidos por ela.

Ambliopia
Desvio ou desalinhamento de um olho, geralmente causado por estrabismo ou ametropias (astigmatismo, hipermetropia, miopia ou presbiopia). Não é um problema do olho, mas pode vir a causar problemas de visão caso não seja tratada.

Forias
Problemas sutis, como forias, que são leves desalinhamentos nos olhos dos quais não pode reproduzir uma rotação visível mas causa fadiga ocular também pode ser minimizado e/ou corrigidos com a terapia visual.

Movimento Ocular
Os distúrbios do movimento ocular podem melhorar a precisão dos movimentos oculares com a terapia visual usados durante a leitura e outros trabalhos com close.

Distúrbio de Foco
Habilidades de foco próximas podem ser aprimoradas com o treinamento da visão. Assim como a terapia visual pode ser eficaz nos distúrbios visuais-perceptivos, problemas de visão associados a lesões cerebrais adquiridas (como um acidente vascular cerebral) e problemas de visão associados a deficiências de desenvolvimento.

E a Ortóptica você sabe para que serve?
Ela é a ciências que estuda a visão binocular, ou seja, quando os olhos são usados em conjunto e seus aspectos sensoriais e motores.
Frequente o nome é associado a terapia visual, pois busca treinar os músculos oculares para alinhar os olhos devido ao estrabismo, com uma grande variedade de técnicas usadas para tratar uma diversidade de problemas da visão.

Uma informação importante

A maior linha de produtos de Ortóptica são encontrados na Matinato. Com uma gama diversificada nas linhas de Diagnóstico, Tratamento e Materiais Didáticos.
Os produtos podem ser adquiridos pelos especialistas no assunto para ter em seus Consultórios de Ortóptica e Terapia Visual, assim como para os pacientes que precisam realizar exercícios em casa com devidas orientações.
No site da Martinato, além do descritivo de cada produto, tem a praticidade de poder realizar suas compras diretamente pela sua Loja Virtual, com toda a garantia e qualidade que você já conhece desta empresa centenária.
E não esqueça de consultar um especialista no assunto. É muito importante para traçar um diagnóstico correto e avaliar a necessidade da Terapia Visual e assim solucionar os diferentes problemas de visão existentes.

Compartilhe

Deixe um comentário

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Ir para o topo

Está com alguma dificuldade?

Fale conosco no WhatsApp

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Conheça nossa política de privacidade

Vamos conversar
Olá! Se tiver alguma dúvida sobre algum produto, me mande uma mensagem!