Como montar uma ótica?

Começar um negócio próprio sempre demanda muita pesquisa e atenção independente do setor ou do cenário econômico nacional. No caso de uma Óptica,  também é preciso ficar atento à legislação e aos procedimentos técnicos, pois seu foco vai além da estética influenciando também a saúde dos seus clientes.

Para ajudar neste empreendimento, aqui na Martinato reunimos informações pertinentes e montamos este guia com o seguintes assuntos importantes:

  • Definir o seu público alvo
  • O Planejamento
  • Fornecedores: cuidados
  • Equipe
  • Marketing
  • Localização
  • Estrutura
  • Equipamentos para uma óptica
  • Administração de uma Óptica
  • Investimento

Assim, com este guia, vamos abranger os principais pontos para a abertura de uma ótica.

Eu espero que você aproveite esse manual completo para iniciantes que buscam montar uma ótica e use o que aprender aqui para começar a tirar o seu negócio do papel.

Um negócio complexo, mas que pode dar retorno

O ramo de saúde possui grande potencial no nosso mercado. O brasileiro se preocupa com sua saúde e bem estar, independente da sua condição financeira, sempre tenta priorizar estes pontos.

Uma tendência mundial e extremamente impactante no Brasil é o considerável crescimento do uso de aparelhos eletrônicos como computador, notebook, smartphone e tablet, que afeta a nossa visão, causando um aumento da necessidade de uso de lentes corretivas. Também há estudos que indicam que há um aumento considerável na miopia e que esta tendência deve continuar e até crescer.

Isso significa um aumento da demanda e, portanto, um espaço no mercado. Mas não é tão simples, como comentei, você deverá aprender sobre o negócio, estudar suas estratégias e planejar bem todos os seus passos!

Defina o seu público alvo

O publico alvo é para quem você vai focar suas vendas. Não quer dizer que você não vai vender para uma pessoa que não se encaixe nele! Mas sim que você irá focar suas estratégias, forças e energia em um determinado tipo de público.

No caso de uma ótica você pode dizer que seu público alvo são pessoas que usam óculos.

Mas isso é bem básico e podemos ir mais além.

Qual a classe social do público que você quer atender? Isso indicará se sua ótica será, por exemplo, uma ótica popular, focada em preço ou uma ótica de marcas grandes. Também vai influenciar na localização de seu estabelecimento. Não adianta ter uma marca focada em preço mas em um bairro mais “nobre” ou vice versa. Também esta decisão vai acarretar na decoração e atendimento de sua óptica. Viu como definir seu público é importante?

Mas como definir?

Analise o seu mercado local, uma ótica normalmente atende seu bairro, e observe qual opção pode trazer mais lucro. O segredo aqui é a pesquisa.

Coloque no papel e planeje

Depois de tomar algumas decisões como essa você precisa colocar tudo no papel. Você pode fazer um plano de negócios, falar com o SEBRAE ou fazer algo mais simples. O que importa é que você anote tudo o que é importante desde custos, estrutura, local, publico alvo, concorrentes… tudo isso e mais.

Com esse planejamento você conseguirá ter uma ideia e cronograma de próximos passos e estratégia. Isso vai te dar mais segurança no trabalho e te ajudará a ter uma base sólida.

Fornecedores: seu maior aliado e pior inimigo

Inicialmente, ou por muito tempo, você provavelmente irá trabalhar com fornecedores: laboratórios, montadores e armações, e você precisa ter muito cuidado! Busque por empresas e profissionais que entreguem produtos de qualidade em primeiro lugar, pois você está trabalhando em um mercado que envolve saúde. 

Esse cuidado deve ser analisado em todos os seus produtos, desde lentes com grau até um óculos de sol, pois até essas lentes possuem níveis de qualidade e tratamentos diferenciados. Um óculos com qualidade duvidosa pode significar a perda de clientes, que impacta diretamente o seu negócio. Recuperar um cliente perdido precisa de um investimento muito maior. 

O mesmo vale para armações. Lembre que há diversos tipos e que é um mercado com mudanças frequentes de tendencias. Cuide para comprar um número de armações condizentes com o tamanho de sua óptica, ou você terá um estoque muito grande e que possui data de validade.

Invista em uma equipe treinada para atender melhor o cliente

Sua equipe é outro ponto que irá definir o sucesso de seu negócio. Você precisa ter uma equipe treinada e disposta a dar o melhor atendimento para seu cliente. É imprescindível que os atendentes e vendedores consigam compreender as receitas, tenham um entendimento bom de lentes e como influenciam as armações e saibam ao menos o básico de combinações armação x rosto.

Isso sem falar que se você optar por ter o seu próprio laboratório, você vai precisar de um técnico especializado para o trabalho, de preferência ter também alguém que tenha curso de óptica.

O Marketing

O marketing inicia logo no planejamento e vai seguir até a venda. Não há um limite ou maneira de simplificar como uma etapa. Ele é importante e deve-se prestar muita atenção a ele. Por isso escrevemos um artigo com 9 Dicas de Marketing para óticas e você pode ler ele Aqui. Aproveite para ler também como utilizar a ferramenta gratuita do WhatsApp para melhorar sua relação com seu cliente e Como fazer promoções na sua ótica.

A Prática

Bom, agora chegou a parte prática e tirar o planejamento do papel para dar vida ao projeto. Nesta etapa você deve ter o máximo de cuidado pois suas decisões podem influenciar demais seu negócio. É nesta etapa que seu planejamento sofrerá mudanças, você irá esbarrar em empecilhos e terá que ter um jogo de cintura e frieza para ir alcançando cada objetivo previamente definido.

Para ajudar, separamos algumas informações gerais, mas você deverá adaptar todas elas para a sua realidade, ok?

1 – Localização

Seu público alvo define a localização. Mas há mais coisas para pensar antes de escolher o locar de sua óptica como:

  • O local é de fácil acesso? Tem estacionamento perto, ponto de ónibus, consegue andar, está em um morro, tem acesso a cadeirantes, precisa de rampa…
  • Fluxo de pessoas: a área que você escolheu tem um fluxo grande de pessoas? Um shopping iria abastecer suas necessidades? Ou um bairro mais residencial? Talvez o centro da cidade seja mais indicado? Talvez uma rodoviária ou aeroportos? Novamente, tudo depende do seu público alvo.
  • Segurança: hoje não podemos ignorar a segurança ao nosso redor. O local onde você está pensando em montar sua óptica é seguro o bastante para que as pessoas se sintam confortáveis em ir até o estabelecimento? Ou você terá que contratar um segurança e ter uma despesa extra?

O que importa é que as pessoas vejam o seu negócio com facilidade e que possam chegar até ele sem grandes problemas.

2 – Estrutura

Antes de falar em estrutura do espaço, vamos fazer uma pergunta: você tem ou pensa em ter um laboratório em sua óptica?

Sua resposta vai definir parâmetros importantíssimos, pois se você não planejar para isso, provavelmente terá que mudar o seu endereço em algum momento.

Aqui na Martinato recomendamos não montar o laboratório de inicio e fazer parceria com terceiros. Isso vai evitar que você tenha um alto custo na sua estrutura e na contratação de pessoas. Mas depois que você já tiver seus clientes e conseguir o retorno do seu investimento, recomendamos que você monta o seu laboratório. Se bem feito e planejado, ter laboratório em sua ótica aumentará seu lucro consideravelmente. Pense nisso e planeje de acordo com sua meta.

A estrutura de uma loja óptica em si é simples. Você precisa ter um salão bem limpo e luminoso ( iluminação é importantíssima, foque nela) com espaços de atendimento onde o cliente possa sentar e experimentar os óculos.

Você deve investir também na vitrine de sua óptica, se quiser alguns conselhos leia o artigo que fizemos sobre os erros mais comuns nas vitrines e como evitá-los. A vitrine é uma das partes mais importantes de sua óptica, tire um tempo e tome cuidado para sempre deixá-la mais atraente possível. 

Lembre de ter vários espelhos pela loja, uma ótica é tanto saúde quanto estética! Um balcão para o caixa, espaço de depósito, banheiro e copa para funcionários. O ambiente deve ser aconchegante, recomendamos um sistema de ar condicionado. Seu cliente não deve ficar desconfortável.

Agora, se você estiver planejando montar um laboratório em sua óptica, entre em contato com sua Prefeitura para entender as normas técnicas e faça um espaço separado da loja, pois um laboratório pode ser um lugar com mais barulho e bagunça. 

Uma dica: um laboratório bem organizado e limpo pode ser uma ótima fonte de marketing para sua óptica. Ainda assim, separe os espaços e permita que seus clientes vejam o laboratório através de uma janela ou parede de vidro ( sempre cuidado com o barulho das máquinas, talvez tenha que investir em vidro duplo).

3 – Equipamentos

Esse é um dos pontos mais importantes em como montar uma ótica e você deve ter claro que terá um investimento para ele. Existem alguns equipamentos específicos e obrigatórios que você deve investir para oferecer um ótimo serviço. 

Entre eles estão:

facetadora-automatizada-am-295-martinato-otica-lentes

Além desses equipamentos específicos para uma ótica, você vai precisar dos outros que vão equipar o lugar, desde um computador para o caixa, maquina de cartão, mesas, cadeiras, prateleiras para organizar a loja, entre outros.

Administração de um Óptica

Mais do que saber monte uma óptica, você precisa entender de administração e gerenciamento de um negócio.

Pontos importantes neste segmento é prazo de entrega dos óculos, feedback para seus consultores e um grande cuidado de pós venda. Neste segmento, um cliente pode mudar facilmente de estabelecimento, você deve estreitar os vínculos e criar uma experiência muito boa para ele.

No quesito prazo de entrega, você deve sempre lembrar que enquanto depender de terceiros ( laboratórios) o melhor é ter uma margem de tempo maior. Você também deverá administrar a qualidade da entrega – não importa se não foi você quem fabricou, seu cliente irá avalia-lo pela qualidade de seus óculos-, e o seu estoque de armações. Lembre-se que uma ótica trabalha com saúde e beleza, siga as tendências do mercado e prepare para comprar as armações no momento certo.

Investimento

Não há como ter uma estimativa de investimento para montar uma ótica, mas a melhor maneira é fazendo um bom planejamento. Se souber e mapear seu negócio logo no início, poderá definir o que precisa se feito para alcançar seu objetivo.

Alguns investimentos que você provavelmente irá fazer são:

  • Contratar um arquiteto
  • Decoração do local
  • Móveis
  • Equipamentos básicos;
  • Equipamentos específicos para óptica;
  • Estoque de Armação;
  • Custos fixos: salários, água, luz, telefone…

Para facilitar, entre em contato com empresas especialistas em cada área. A Martinato ajudou muitas ópticas abrirem suas portas e ficaremos felizes em poder auxilia-lo na escolha dos melhores equipamentos para o seu momento.

Conclusão

Abrir um negócio no Brasil não é uma tarefa fácil. Muitas são as barreiras encontradas e muitos são os desafios, mas o resultado sempre é uma satisfação imensa ao abrir as portas. Esperamos que este guia facilite o seu caminho e lhe ajude em algumas decisões. Estarei torcendo por você!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

Social Media

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Receba Notícia
body {background-color: transparent !important; }

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Como montar uma ótica?

Começar um negócio próprio sempre demanda muita pesquisa e atenção independente do setor ou do cenário econômico nacional. No caso de uma Óptica,  também é