Uma história que mudou a óptica e a visão no Brasil

A Martinato começou de uma ideia muito simples, o desejo de melhorar e ajudar ao próximo.

Seus fundadores queriam possibilitar à população o acesso a óculos e a boa visão, mas para isso precisavam difundir a técnica de fabricação de lentes. Apesar de terem conhecimento e condição de praticá-lo, não conseguiam disseminar essas ideias. Mantenha em mente, o ano era 1912 e as dificuldades iam além da comunicação, entretanto o desejo apenas aumentava dia após dia ao ponto de surgir um novo negócio, a Óptica e Relojoaria Royal, hoje chamada Martinato Máquinas.

Foi nesta pequena Óptica e Relojoaria em Rio Grande que Guerino Martinato surfaçou e montou dezenas de óculos com máquinas e armações vindas da Alemanhã. Seus dois filhos trabalhavam com o pai e sentiam que precisavam fazer algo para mudar o sistema, pois o processo era caro demais e não permitia que a população em geral comprasse as lentes corretoras.

Assim iniciou o projeto do que se tornaria a Martinato hoje. Uma empresa focada em trazer meios para levar a visão a todos os lugares do Brasil com qualidade, conhecimento e ética.

Aldo Martinato, o filho mais velho, foi se especializar na França. Ao retornar escreveu o primeiro livro de Óptica do Brasil com seu irmão Carlos, que focou em levar adiante a óptica do pai. Logo passaram a lecionar cursos de óptica em seu novo espaço, em Caxias do Sul, e para suprir seus alunos, buscaram produzir as primeiras máquinas de Surfaçagem do país durante a década de 40 e 50, conhecidas como GM em homenagem a Guerino Martinato. A mais conhecida delas, uma Desbastadora Esférica Manual, se tornou o símbolo da empresa representada na sua Marca.

A primeira turma de técnicos em óptica se formou, seguida da segunda e da terceira. Os antigos alunos, agora técnicos, viraram professores e, de repente, a profissão de óptico teve um novo significado e o sonho da Família Martinato começou a virar realidade.

Com os novos profissionais, apareceram novas demandas. Aldo Martinato iniciou a fábrica e a produção de máquinas de surfaçagem e montagem em maior escala enquanto seu irmão continuous a comandar a Óptica da família. Anos mais tarde, Miguel, filho mais novo de Aldo, entrou na empresa e passou a assumir o setor de pesquisa e desenvolvimento. Nos anos seguintes, junto ao pai, ajudou a criar laços com empresas mundiais de renome para trazer equipamentos cada vez mais tecnológicos e de ponta para o mercado brasileiro. Com a empresa em boas mãos, Aldo retornou a fazer o que sempre o motivou: lecionar. Passeou pelo Brasil dando palestras e inspirando jovens a ter mais paixão por sua profissão.

Aldo e Miguel Martinato

Sob a direção de Miguel, a empresa expandiu sua linha buscando fornecedores locais e internacionais, equipamentos de alta performance Brasileiros, Italinos, Japoneses, Chineses, Norte americanos, Sul Coreanos e Alemães. Mesmo com busca pela maior Qualidade em equipamentos e experiência, a Martinato procurou sempre manter o legado de democratizar e ajudar a Visão em todas as etapas dominadas por seu Know-How, uma decisão que reflete no sucesso de seus clientes.

Hoje, entra uma nova geração da familia para abraçar esta Empresa Secular. Liza e Julia são as filhas de Miguel e juntas estão aprendendo e assumindo seus lugares na Martinato. Prontas para dar continuidade a esta grande história da Óptica e Visão Brasileira.

A Martinato agradece a todos que fizeram e fazem parte de sua história.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

Social Media

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Receba Notícia
body {background-color: transparent !important; }

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Equipamentos Essenciais para Óticas

Ao abrir uma óptica você irá descobrir que há equipamentos essenciais para trabalhar e facilitar sua vida. Reunimos uma lista aqui na Martinato indicando quais