O que é a DNP ou Distância Pupilar

DP ou Distância Pupilar: distância entre as duas pupilas
DNP ou Distância Naso-Pupilar: distância do nariz a uma das pupilas

Se você já fez ou usou um óculos em sua vida com certeza já precisou fazer a medida de DNP.

Mas o que isso significa? Por que precisa tirar essa tal de “DNP” e como ela influencia nos nossos óculos? Essas são algumas dúvidas comuns perguntadas para a Martinato, mas não se preocupe, continue lendo que vamos explicar neste artigo.

O que é DNP?

A DNP ( iniciais de Distância Naso-Pupilar) é a medida, em milímetros, da distância das pupilas em relação ao nariz. Já a DP nada mais é que a distância entre as duas pupilas. Então:

DP: distância entre as duas pupilas
DNP: distância do nariz a uma das pupilas

dp-dnp

Algumas receitas ou prescrições que um ótico recebe possui escrito “Medir DNP” “Tirar DP”, isso significa que na hora da refração não foi feita esta medição e deve-se informar à ótica que a distância entre as suas pupilas precisa ser medida para a montagem de suas lentes na sua armação.

Mas por que precisa medir a DNP?

Simplificando, nenhuma pessoa é simétrica e nem igual a outra, portanto, a DNP precisa ser medida porque ela varia de pessoa para pessoa.

Assim, você deve ficar atento: não há uma medida de DNP Padrão! E é por isso que mandar fazer seus óculos online pode ser um desafio. Se em nenhum momento perguntarem para você sua DP /DNP ou similar, desconfie.

Agora vamos explicar melhor:

Para fabricar a lente de um óculos deve-se seguir diversas etapas e é um processo bem personalizado, mas basicamente a lente chega na óptica em formato de bloco que será lapidado e recortado no formato de cada armação. Nas lentes de grau, ou dioptria, o ponto principal é o centro do bloco. Para que você enxergue corretamente, o centro da lente deve estar posicionado no centro do seu olho. Uma variação de alguns milímetros pode causar desconforto, dor de cabeça, não enxergar direito, entre outros sintomas.

A medida da DNP serve para que o montador da óptica saiba o deslocamento da lente no aro da armação de seu óculos e assim alinhar o centro do bloco da lente com o centro do seu olho.

A DNP influencia na espessura do óculos?

Sim, influencia, principalmente para as lentes de miopia que são mais finas no centro e mais grossas nas bordas. Desta forma, quanto menor a medida da DNP e maior o tamanho do aro de sua armação, mais aparentes ficarão as bordas de suas lentes.

É o papel de um consultor óptico identificar as necessidades de cada cliente antes de oferecer as armações e ter conhecimento tanto da estética em diferentes rostos quanto da parte óptica.

fonte: Lenscope

Medidas mal feitas e problemas para se adaptar com o óculos

A principal reclamação de acomodação de óculos provém de medição da distância das suas pupilas em relação ao nariz da mal feita. Quando ela é realizada de forma incorreta, você começa a ter problemas para se adaptar com o óculos gerando dores de cabeça e não conseguir enxergar bem em todos os pontos do óculos.

Quanto maior o grau, mais atento deve ficar: algumas ópticas costumam descentralizar as lentes durante a montagem do óculos pois focam mais na estética do que na funcionalidade. Ou seja, montam as lentes fora do centro do olho para fazer com que seu óculos fique mais fino.

Essa é uma prática que a Martinato não recomenda!

Além de dificultar a adaptação com o óculos, a descentralização das lentes pode prejudicar sua visão ao longo do tempo. Eduque seu cliente sobre os possíveis índices de refração para diminuir o peso e espessura de lentes.

E como é realizada a medição?

Existem diversas formas de medir a DP e DNP. A mais comum e barata é com uma régua comum, mas não é 100% confiável. Depois há alguns equipamentos como a régua específica para tirar DP e os pupilômetros. Para saber mais sobre estes métodos, leia este artigo que preparamos.

Como é feita a medida da DNP pela internet?

Alguns sites utilizam um software para realizar a medida da DNP, mas nem sempre são muito precisos. Indicamos, caso utilize um destes softwares, testar em outros ou pedir ajuda de um amigo ou familiar junto com uma régua para comparar as medições.

Conclusão

A DNP e DP são medidas importantíssimas para a fabricação de seus óculos. Apesar de existir uma DNP média (30mm) cada rosto é um rosto, portanto a média acaba não servindo para muitas pessoas. Para uma comparação, seria como roupas “tamanho único” que apenas parte das pessoas conseguem vestir de forma adequada.

Portanto, deve-se sempre ser feita a medição desta distância naso-pupilar com cada olho para que os óculos sirvam perfeitamente nos olhos de seus clientes, não causando maiores desconfortos.

Se gostou do artigo ou há alguma dúvida, deixe seu comentário!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

Social Media

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Receba Notícia
body {background-color: transparent !important; }

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Equipamentos Essenciais para Óticas

Ao abrir uma óptica você irá descobrir que há equipamentos essenciais para trabalhar e facilitar sua vida. Reunimos uma lista aqui na Martinato indicando quais

Colunas oftalmica

Os diferentes tipos de colunas oftálmicas

Montar seu consultório não é uma tarefa fácil. Além de despender tempo, há preocupações como o layout da sala e espaço físico, design do ambiente e, principalmente, o investimento