O Freeform está mais perto do que você imagina

Você já deve ter ouvido falar dos benefícios do Sistema Freeform- uma maneira inovadora de produção de lentes Rx, com reduzido custo de estoque, facilidade de produção, rapidez e alta tecnologia, com consequente aumento Significativo de resultados.

De fato, muitos laboratórios a elogiam como a “onda do futuro” e já estão pulando a bordo.

Mas, entretanto, muitos ainda hesitam – principalmente por causa da economia instável e do valor do equipamento.

Como decidir se o Sistema Freeform é adequado para o seu laboratório? Ou, ainda, mais especificamente, é agora  o momento certo para investir?

Se você têm dúvidas sobre o Freeform, a Martinato montou este artigo com algumas perguntas usuais e respostas que podem esclarecer o assunto e direcionar você para a decisão mais sensata.


Quais são os reais benefícios deste Sistema? Claro, além da autonomia, menor custo, e rápida entrega?

Em termos simples, o Sistema Freeform (denominação devida ao processamento “de forma livre / Freeform“, sem moldes) oferece a capacidade de criar. Os laboratórios não estão mais limitados a ajustar apenas os estilos disponíveis em um catálogo. Eles não precisam mais armazenar centenas de espaços em branco para cada estilo de lente oferecido.

A tecnologia de Freeform permite que os laboratórios produzam lentes de alta qualidade com menos deterioração e custos de mão-de-obra mais baixos, além de ganhar entrada no crescente mercado de lentes mais complexas, como progressivas Full Back Side, visão simples não tórica, entre outros designs de lentes otimizados para o paciente.

Mas talvez o benefício mais atraente seja a capacidade de posicionar seu laboratório para o futuro. Nos EUA e EUROPA, a cada dia o Sistema Freeform está crescendo. Na medida que o público se torna mais informado sobre os benefícios das lentes personalizadas, a demanda do mercado começa a forçar os laboratórios a produzir esses tipos de lentes. Além disso, conforme mais laboratórios entendem os benefícios a longo prazo de ter a produção interna de lentes no Sistema Freeform, vemos que os sistemas  progressivos  tradicionais podem, em breve, ser substituídos por essa tecnologia.

Mas o equipamento de processamento Freeform não é caro?

Sim, o equipamento é relativamente caro. Mas as margens são bastante altas. 

No entanto, os custos atualmente estão definitivamente mais acessíveis. As máquinas de hoje são mais rápidas;  processos são mais estáveis; e consumíveis são muito mais baratos do que os de laboratórios convencionais. Tudo isso reduz o custo de processamento por lente, colaborando com, além da qualidade e limpeza, resultados maiores com menores inconvenientes.

Embora o mercado Brasileiro para lentes Sistema Freeform esteja prestes a crescer tremendamente, ainda é relativamente pequeno. A adoção de novas tecnologias e processos geralmente representam um investimento substancial e, para que faça sentido, este investimento deve causar um impacto positivo imediato nos resultados do seu laboratório.

Um laboratório pode usar um gerador de Freeform para fazer lentes tradicionais? Qual seria a vantagem de fazer isso?

Sim, as máquinas de superfície Freeform de hoje podem criar qualquer tipo de lente. A vantagem é o polimento direto, sem voltas difíceis, o que aumenta a precisão da prescrição. As curvas são arredondadas para incrementos de 0,01 dioptria.

O objetivo real dos laboratórios é a eliminação de ferramentas e mão-de-obra difíceis e caras– um objetivo que é alcançado com os geradores Freeform. Em vez de precisar de milhares de ferramentas pesadas de alumínio, agora você pode usar apenas poucas ferramentas flexíveis e reutilizáveis. Mais econômico e mais simples do que nunca.

Qual é o retorno do investimento (ROI) para equipamentos de superfície digital?

O ROI desse tipo de investimento pode variar bastante, dependendo do custo do equipamento, volume de lentes processadas, quantidade de novos negócios gerados pela entrada em novos mercados e condições de mercado para os produtos premium oferecidos. Normalmente, no entanto, os laboratórios ópticos podem esperar um retorno do investimento de 10 a 24 meses, com reduzida quantidade de serviços, embora alguns laboratórios tenham obtido um ROI completo em menos de 8 meses. 

Lembre-se de que a tecnologia Freeform paga dividendos de várias maneiras: estoques reduzidos, uso de suprimentos consumíveis, maior satisfação e lealdade do usuário, além de maiores margens de lucro.

Quando é o momento certo para investir?

Muitos acreditam que o tempo é agora. A tecnologia já está comprovada – e ainda é jovem – para que seu laboratório possa ter uma grande oportunidade de se preparar para um crescimento imediato.

De fato, os Inovadores que já aderiram à esta Tecnologia são unânimes em dizer: Nossa Decisão foi Acertada.

Apesar dessas opiniões, existem vários fatores que podem orientar sua decisão de compra. Você pode estar pronto para o Sistema freeform hoje, se o seu laboratório:

  • Precisa melhorar os rendimentos e / ou reduzir os custos de mão-de-obra. 
  • Quer automatizar o processo e criar uma lente de alta qualidade. 
  • Necessita imediatamente de nova capacidade ou substituição de equipamento. 
  • Já produz/comercializa  acima de 20 pares de lentes/dia

Quais são as maiores objeções ao investimento na superfície digital?

Não é de surpreender que a objeção número um seja o custo. Este é um investimento muito maior do que a maioria dos laboratórios está acostumado, além de que muitos geradores possuem royalties e taxas de cliques. No entanto, esse argumento é facilmente combatido com uma explicação completa da justificativa de custo, margens de lucro e recompensas associadas, incluindo maior qualidade, menor mão-de-obra e eliminação de ferramentas duras. Traduzindo: Paga-se mais rapidamente e breve do que o suposto.

Alguns laboratórios simplesmente têm medo. Adotar uma nova tecnologia não significa apenas comprar uma nova máquina e conectá-la. Adicionar automação, adotar novos processos – até incorporar uma nova bandeja de tarefas – representa uma maneira totalmente nova de fabricar lentes. É uma mudança de cultura. É por isso que é importante fazer parceria com um fornecedor que não oferece apenas máquinas, mas que também oferece treinamento, soluções relacionadas e o compromisso de ajudá-lo a fazer uma transição bem-sucedida.

Com o mercado de lentes de superfície digital pequeno, faz sentido investir em geradores Freeform?

Existem muitas razões para explorar o mundo do processamento digital, mas somente você pode decidir se a mudança é adequada para o seu laboratório.

Ao avaliar todos os fatos, considere mais um: o Brasil está com uma expectativa de vida mais alta e cada vez mais temos pessoas com mais de 50 anos – o que cria uma grande necessidade de lentes progressivas. Essa é a única área da indústria óptica que certamente continuará a crescer, e a superfície Freeform já promete ser uma solução importante. Lentes sob medida. A Solução para cada paciente. 

Assim como a impressão digital uma lente Freeform é Única! (como analogia: é o “alfaiate dos olhos”). Com um Laboratório Freeform, Você é Livre, Completo, Independente.

Considere as curvas de crescimento anteriores (por exemplo, policarbonato, AR) e você terá algumas dicas sobre as expectativas futuras. Se as indicações atuais com o Freeform estiverem corretas, a indústria estará à beira de uma inclinação constante e bastante íngreme.

Vamos falar sobre ROI (você faz as contas)

Você está curioso sobre a rapidez com que pode recuperar seu investimento de capital em equipamentos de processamento Freeform em apenas 18 meses? Baixe a planilha de cálculo de ROI do Freeform Comes e veja você mesmo.


Visualizando benefícios reais

Sucesso de um laboratório

Para a Ótica Real de Torres/RS, o uso de equipamentos Freeform Comes faz sentido nos negócios. Adquirido em 2013, o laboratório da Comes possibilitou a criação de uma marca própria e controle total do serviço prestado. Assim, puderam ter um posicionamento claro em relação as lentes tradicionais existentes no mercado pois seu foco, com controle total do processo, é entrega a melhor lente para seus clientes.

“ A nossa experiência com marcas próprias tem sido muito gratificante ao longo destes sete anos e pretendemos continuar mantendo esta mesma estratégia de trabalho que nos trouxe excelentes resultados devido principalmente ao retorno dos clientes para atualização de suas prescrições solicitando as lentes Freeform de nosso laboratório” comentou Luis Fernando Nandi, dono da Ótica Real. 

“Neste momento de dificuldades estamos realmente em muita vantagem por possuirmos um laboratório digital com tecnologia freeform disponível para produção e entrega imediata de lentes progressivas com altíssimo nível de precisão e otimização de espessuras com a já comprovada qualidade e garantia inclusive para eventuais erros de prescrição sem as burocracias cada vez maiores impostas pelas grandes e tradicionais marcas existentes no mercado”

Esta independência de terceiros possibilitou que o nível de satisfação e adaptação ao produto por parte de seus clientes fosse extremamente alto, fazendo com que a cada ano aumente a procura de sua óptica por lentes digitais Freeform produzidas, assim como os ótimos preços de produção. A união destes dois fatos gerou um retorno do investimento muito mais rápido do que o previsto.

“A nossa ótica possui uma grande tradição, algo superior a meio século no ramo de relojoaria, joalheria, óptica e afins,” disse Luis Fernando ” o que honrosamente nos destaca no mercado local pelo trabalho sério focado sempre na qualidade e excelência nos produtos e serviços, portanto podemos afirmar que de tudo o que trabalhamos o setor óptico é o que mais cresceu e o que mais gera resultados líquidos depois que investimos no laboratório Freeform”

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

Social Media

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Receba Notícia
body {background-color: transparent !important; }

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados