Home
Loja
Minha lista0
15 dicas de comunicação para o seu consultório

15 dicas de comunicação para o seu consultório

Quando você está na sua primeira experiência individual é comum que você, profissional da saúde ocular, tenha uma dificuldade normal em ter uma comunicação boa com o seu paciente. Por isso, nesse artigo iremos listar 15 dicas para se comunicar melhor com seus pacientes.

Estar bem informado

Ter conhecimento sobre o histórico do paciente e o motivo da consulta é importante para garantir uma consulta tranquila e eficiente.

Cumprimente o paciente e apresente-se

Uma boa apresentação, e mais que isso, uma boa primeira impressão sempre é o que conta. Faça o paciente se sentir confortável, se apresente.

Uma boa comunicação com um bom contato visual

O contato visual é o segredo de qualquer boa comunicação, relação e conexão existente. Na relação médico-paciente não seria diferente. Um bom contato visual faz com que o paciente se sinta mais prestigiado.

Defina as expectativas

Trace o plano da consulta com o paciente e o que ele pode esperar ao final da mesma. Evite a utilização de jargões médicos, pois isso afasta o paciente de você, mas caso for utilizar, explique-o.

Comunicação sentado

Evite ficar mais alto que o paciente. Torne-se acessível. Faça com que sua comunicação seja a mais rápida possível. O relato de vários pacientes trazem que o médico demora mais tempo para dar respostas quando está de pé.

Comunicação também é ouvir

Deixe o paciente a vontade para falar o que está sentindo, muitas vezes ele está com várias emoções passando pela cabeça, e muito preocupado. Com isso, deixe-o falar e o evite o interromper.

Ache o problema e tranquilize o paciente

Não importa o quão estranha seja a queixa do paciente, evite julgar e permaneça objetivo. Diagnostique o quadro dele e o tranquilize.

Eduque o paciente

Explique os motivos do sintomas, de um diagnóstico completo e bem detalhado para o paciente. Nomeie todos os termos de forma clara e simples. Cite os sinais de alerta e diga o que o paciente pode esperar do tratamento e como ele pode entrar em contato com você se algo de mais grave acontecer.

Comunicação também é visualmente

Sempre que possível, demonstre com fotos e vídeos o que o paciente está vivendo. Faça analogias também.

Repita sempre que possível

Repita as informações se necessário e resuma toda a situação do paciente mais de uma vez para que ele consiga compreender.

Meça a compreensão do paciente

Peça ao paciente o que foi discutido e o que ele entendeu tanto do diagnóstico quanto do tratamento para você saber se ele compreendeu tudo que lhe foi passado.

Forneça instruções escritas

Na maioria das vezes, o paciente esta distraído ou muito nervoso para conseguir absorver todas as informações da consulta. Então, ofereça as suas instruções por escrito. Isso também ajuda a eles conseguirem seguir as instruções oferecidas por você.

Comunicação é perguntar e responder

Faça um esforço concentrado para responder a maioria das perguntas do paciente antes de encerrar a consulta.

Marque a próxima consulta

Acompanhar a evolução do tratamento é necessário tanto para ter certeza da recuperação do paciente quanto para que ele crie uma relação com você.

Terminei o encontro positivamente

Crie um ambiente positivo para o paciente e faça o possível para transmitir otimismo, mas seja honesto e não forneça falsas esperanças.

Despedida

O paciente é a pessoa mais importante do seu consultório. Uma comunicação clara e eficaz é fundamental para otimizar a saúde e o bem-estar dele.

Compartilhe

Deixe um comentário

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Ir para o topo

Está com alguma dificuldade?

Fale conosco no WhatsApp

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Conheça nossa política de privacidade

Vamos conversar
Olá! Se tiver alguma dúvida sobre algum produto, me mande uma mensagem!