Home
Loja
Minha lista0
olhos saudaveis

12 dicas para manter seus olhos saudáveis

Um dos órgãos mais utilizados do nosso dia a dia, os olhos, também precisam ter cuidados especiais. E você sabia que dia 10 de julho é dia da Saúde Ocular? Vamos ver como cuidar bem deles?

De uma forma geral e rápida, para manter a saúde ocular é preciso ter uma alimentação e hábitos saudáveis, não fumar, ir regularmente no profissional da saúde fazer uma revisão, evitar possíveis doenças como degeneração macular e catarata.

  • Alimentação Saudável
    Para manter os olhos saudáveis é importante consumir alimentos que contenham ácidos graxos como o ômega 3, luteína e zinco. Ao consumir esses alimentos você também previne a catarata e a degeneração macular.
    Os alimentos ricos nestes nutrientes são: couve, espinafre, salmão, atum, ovos, feijão e nozes.
  • Óculos de Sol
    A exposição em excesso ao sol pode causar danos à córnea, cristalino e à retina de forma cumulativa e gradual. Além de possuir riscos do surgimento de doenças como catarata, degeneração macular e pterígio. Por isso é importante utilizar óculos de sol com proteção UVA e UVB nas exposições ao sol (inverno e verão).
  • Fumar
    Além dos danos mais comuns que todos conhecemos, o tabagismo é considerado um grande fator de risco quando falamos na visão e nas doenças como catarata, degeneração macular, além de poder gerar danos ao nervo óptico.
  • Check-up
    Manter uma revisão dos seus olhos em dia é fundamental, por isso o diagnóstico precoce com um profissional ajuda a prevenir diversas doenças, dentre elas, o glaucoma.
  • Síndrome do Olho Seco
    Este se torna um problema comum quando se passa horas em frente ao computador e as telas de celulares e tablets, em ambientes muito secos e com ar condicionado. Isso ocorre pois os olhos não produzem adequadamente a lagrima, prejudicando a lubrificação.
    Para minimizar esta síndrome, o ideal é piscar diversas vezes durante o dia, fazer pausas a cada duas horas do uso das telas e evitar o excesso de iluminação das mesmas.
  • Não coce os olhos
    Este simples ato pode ser muito prejudicial a saúde ocular, além de machucar, pode causar deformidade nas córneas (lente transparente na frente do olho). Pessoas que tem predisposição a ter Ceratocone, o cuidado deve ser redobrado, pois esta doença deixa a córnea “bicuda” e fina e o ato de coçar pode piorar o problema ou ainda, ser desencadeado.
  • Colírios
    Assim como qualquer outra medicação, o colírio tem contraindicação e efeitos colaterais. Por isso é importante avaliar cada caso e não sair pingando colírios sem indicação.
  •  Maquiagens
    Pelo auto risco de transmitir doenças, não é indicado compartilhar maquiagens, pincéis, esponjas, rímel, dentre outros que são utilizados nos olhos, pois podem transmitir desde conjuntivites até herpes ocular.
  • Lentes de Contato
    Devem ser limpas antes e após o uso, pois uma lente suja em contato com o olho, pode causar infecções graves. Então utilize produtos específicos para esta finalidade, com as mãos limpas.
  • Mergulhos
    As águas de rios, piscinas ou mar que pareçam estar inapropriadas/contaminadas podem causar desde conjuntivites até alergias, por isso evite mergulhar de olhos abertos. Isso ainda pode ser mais grave ainda, para os que usam lentes de contato, pois ao contaminá-las pode infeccionar a córnea, sendo necessário um transplante.
  • Ambientes ventilados e roupas limpas
    O inverno e as temperaturas mais baixas fazem as pessoas não abrirem a casa para ventilar e retirar dos armários casacos e cobertores que ficaram muito tempo guardados sem terem sido lavados. Essas ações facilitam a proliferação de vírus, poeira e ácaros que também podem prejudicar os olhos. Alguns tipos de conjuntivites e alergias oculares podem ser transmitidos devido a lugares mal higienizados e pouco ventilados, por isso a importância de manter uma boa ventilação e ambientes livres de pó.
  • Óculos de Proteção
    Algumas profissões exigem que seja utilizado óculos de proteção, então nunca deixe de usá-lo. Ele evita acidentes que podem afetar seu olhos, como perfuração ocular por exemplo, assim como produtos químicos que podem causar sérias lesões. Então se sua profissão exige a utilização, jamais deixe de colocar seus óculos de proteção.

Assim como cuida da saúde do seu corpo, é indispensável você cuidar também da saúde dos seus olhos.

Compartilhe

Deixe um comentário

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Ir para o topo

Está com alguma dificuldade?

Fale conosco no WhatsApp

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Conheça nossa política de privacidade

Vamos conversar
Olá! Se tiver alguma dúvida sobre algum produto, me mande uma mensagem!