Home
Loja
Minha lista0

O que é e como funciona a visão 3D no cinema

O 3D é ma tecnologia que vem se tornado cada vez mais comum no nosso cotidiano, não apenas no cinema, mas em fotos e até ilustrações. Apesar de ganhar cada vez mais espaço, você sabia que nem todas as pessoas conseguem enxergar imagens tridimensionais?

Como funciona a tecnologia 3D?

Os efeitos tridimensionais que vimos são possíveis devido a chamada Estereopsia. É um fenômeno natural que acontece em nosso cérebro ao identificar a visão do olho esquerdo e do direito e a transformar em uma só, levando a sensação de volume, profundidade e distância. Por este motivo, se queremos ver um filme 3D, devemos receber uma imagem específica para cada olho, sendo necessário o uso de óculos especiais, onde cada lente capta uma imagem diferente, facilitando o processo da visão binocular.

Mas vai além disso, a produção de um filme 3D inicia durante a captação das imagens, que deve ser realizada ao mesmo tempo por uma câmera especial que simula a visão humana. Após a captação dessas imagens, são utilizados softwares onde o enquadramento é corrigido, deixando-as mais naturais.

Apesar de parecer relativamente nova, essa tecnologia tridimensional começou a ser estudada há mais de 70 anos e o primeiro filme que utilizou a técnica foi o “ O Homem Diabo”, exibido em 1952.

Nessa época, usava-se para o 3D imagens chamadas anáglifas, isso é, imagens ou vídeos formatados de maneira especial que fornece o efeito tridimensional apenas quando vistos com óculos de duas cores – azul e vermelha.

Essa técnica foi substituída pelos óculos polarizados, que não requerem a diferença de cores e filtram a imagem através da angulação em que elas são emitidas, assim um olho enxerga imagens na vertical enquanto o outro recebe a informação vinda na horizontal.

E quem não enxerga em 3D?

Como vimos acima, a visão 3D se forma com a união das imagens captadas separadamente por cada um dos olhos. Portanto, para o cérebro ser capaz de juntar essas imagens recebidas, ele depende que os olhos trabalhem em conjunto, sem que um se sobressaia ao outro. Isso é conhecido como uma visão binocular saudável.

Quando uma pessoa tem dificuldades de enxergar com um dos olhos, ela não consegue ver a imagem por inteiro e o cérebro não é apto a gerar uma imagem tridimensional. Isso acontece normalmente com pessoas que possuem estrabismo e/ou ambliopia, também conhecida como visão preguiçosa.

No caso do estrabismo, o desalinhamento induz a formação de imagens muito diferentes, impedindo o cérebro de juntá-las. O estrabismo é mais usual na infância, mas também pode aparecer em adultos portadores de algumas doenças como diabetes, hipertensão, traumatismos, entre outras.

Semelhante ao que acontece no estrabismo, com a ambliopia (ou olho preguiçoso) o cérebro também não é capaz de unir as duas imagens. Nesse caso, o motivo é a visão de um dos olhos não ter se desenvolvido. A ambliopia precisa ser tratada antes dos 7 ou 8 anos de idade, caso contrário o indivíduo terá sequelas permanentes à visão, impedindo a pessoa de exercer profissões ou atividades que dependam da visão binocular (piloto, motorista profissional de cargas, etc).

Conheça os óculos 3D disponíveis em nossa Linha de Produtos:

 

                         

E saiba mais sobra a Ortóptica, ramo de estudo que trata a visão binocular.

Compartilhe

Deixe um comentário

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Ir para o topo

Está com alguma dificuldade?

Fale conosco no WhatsApp

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Conheça nossa política de privacidade

Vamos conversar
Olá! Se tiver alguma dúvida sobre algum produto, me mande uma mensagem!