9 dicas de Marketing Digital para sua Óptica

Estamos no ano de 2020 e a Martinato Máquinas sabe que não há mais nenhum questionamento sobre a importância do marketing digital para as ópticas. Hoje, sua empresa precisa ter presença digital ou já está perdendo espaço no mercado e ficando para trás. Entretanto, ainda há aquela dúvida de como trabalhar no meio digital. 

Selecionamos algumas estratégias de Marketing Digital para Óticas que irão ajudar no seu posicionamento online e atrair mais clientes em potencial.

A internet esta cada vez mais presente e marcante na vida das pessoas. Hoje podemos comprar praticamente tudo online – inclusive óculos de grau! – e passamos a considerar opiniões de outras pessoas para a escolha de qual produto e qual loja iremos comprar. Mesmo que a sua venda não seja efetivada na web, o meio pelo qual as pessoas encontram o seu negócio, ou óptica, muitas vezes é através de um smartphone. Por isso, é extremamente importante estar atento e se preparar para ter um bom posicionamento online.

E como eu começo?

Em 2019, um estudo feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontou que a cada 10 pessoas, 7 usam o celular para compras e que nos últimos 12 meses, 86% dos consumidores compraram algo online. Este não é um número para menosprezar.

Pensando agora na prática, se você não estiver em um meio digital com fácil acesso e responsivo (que se adapta a diferentes telas) você já sai perdendo cliente. Mas como contornar esta situação?

Neste artigo explicamos:

1. Sua Óptica deve ter um bom Site

Antigamente o que importava era o cartão de visitas, hoje a porta de entrada para o conhecimento do seu negócio é seu site.

Se formos comparar, o site é como se fosse sua própria óptica. Ele deve ter a sua cara ( identidade) e ser receptivo. Você deve facilitar a vinda da visita e simplificar os caminhos para ela.

Um bom site deve exibir seus produtos, diferenciais, se adaptar a diferentes dispositivos ( lembra da pesquisa acima indicando que 70% usam celular para acessar a internet? Já parou para pensar quantos modelos e telas diferentes temos nos celulares? Seu site deve estar pronto para receber acesso de todos os modelos possíveis), e deve ser rápido para carregar. Um bom site é aquele que conseguimos navegar sem dificuldades.

Por fim, é importante que o site tenha uma maneira de entrar em contato com a óptica e deve ser uma maneira fácil de visualizar.

2. Estude seus Concorrentes

Não há mercado que não tenha ao menos um concorrente, e normalmente as óticas possuem vários. Faça um estudo destes concorrentes, veja como estão se posicionando nas redes sociais. Visite sites, instagram, twitter, linkedin, entre outros e entenda como trabalham e aproveite os pontos positivos para se inspirar e melhorar seu negócio.

3. Google Meu Negócio

Finalizei meu site, mas o caminho ainda não terminou. As pessoas ainda precisam encontrar sua óptica e a maneira mais simples é pelo Google.

Para isso, há uma ferramenta bem fácil de usar e gratuita! O Google Meu Negócio. Você deve criar uma ficha nele e, quando alguém procurar por sua ótica ou por “óticas perto de mim“, o Google irá exibir suas informações relevantes. Se você ainda não tem, crie o mais breve possível.

4. Avaliações positivas no Google

Como convencer seu cliente que você sabe o que faz e que ele pode confiar no seu produto? Bom, você pode tentar falar para ele, mas o que vai realmente contar é a avaliação que seus clientes fizerem de você. Incentive seus clientes a te avaliarem no Google Meu Negócio e em seu perfil do Facebook. Essa é a forma de ter boas indicações nessa era digital.

5 – Anúncios no Google Ads

Agora que você já fez os passos anteriores, vamos comentar de uma ferramenta que pode ajudar muito a sua óptica: o Google Ads.

Para anunciar no Google, você deve ter o seu site trabalhando bem, pois a ferramenta considera a estrutura do seu website, entre outros fatores, para definir sua posição nas buscas. Bons sites, considerados “úteis e amigáveis” serão os primeiros a serem exibidos em uma pesquisa.

Anunciar no Google é a resposta mais rápida para gerar novos clientes e aumentar sua visibilidade mas para isto, você terá que investir. Nenhuma ferramenta é mágica, por isso deve continuar mantendo outras formas de gerar tráfego para o seu site (além dos anúncios).

Antes de começar a trabalhar com google ads, recomendamos que faça um pequeno curso online para entender melhor a ferramenta ou contratar um profissional para gerenciá-la.

6. Redes Sociais

 

Dificilmente encontraremos alguém que não possua um perfil em redes sociais nos dias de hoje. Elas são uma forma boa de se divulgar e investir em relacionamento com o cliente. Mas possuem suas peculiaridades.

Para o marketing digital de uma óptica, a Martinato recomenda estar nas mais conhecidas como o Facebook e Instagram. Mas se você quiser expandir para outras, procure as que seu público acessa. Se são mais jovens, possivelmente estarão no Snapchat, se são mais focados em moda, talvez investir no Pinterest seja uma boa ideia. O importante é conhecer seu público para não desperdiçar energia em uma rede com pouco envolvimento.

Mas como faço para ter uma Presença Forte nas Redes?

Você sabe que tem um perfil relevante quando seus usuários começarem a se engajar com você, isso é, compartilhar e comentar em suas publicações. Não se apegue ao número de curtidas, essas são pouco relevantes para o seu negócio.

Se o perfil da sua óptica nas redes sociais não gera resultados, é bem provável que você não esteja publicando conteúdos de interesse ou atrativos para seus usuários. Tente modificar a forma como conversa com eles e o conteúdo que tem publicado. Talvez postar apenas fotos daquela coleção que acabou de chegar não seja o que as pessoas querem ver, tente misturar a produto com assuntos relevantes para as pessoas. Normalmente, o usuário em redes sociais procura interatividade e aproximação.

7. Investimento em Redes Sociais

Obter resultados no google ou redes sociais de forma orgânica (não paga) não é simples. Isso porque construir uma presença nas redes pode levar meses ou até anos até que chegue no ponto que você deseja.

Por isso, quando você estiver fazendo o planejamento estratégico da sua empresa, deve pensar em investimento de mídias. Ou seja: quanto que vou pagar para as mídias onde estou me divulgando (Facebook, Instagram, Google, etc.) e por quanto tempo vou manter este investimento.

Mas será que devo ter mais este custo fixo para minha óptica?

No momento em que a situação financeira não está indo muito bem, deve lembrar que ela é reflexo de suas vendas e suas vendas é, possivelmente, o reflexo de quanto você esta sendo visto e percebido pelo mercado.

Investir ou não nas redes sociais é um processo de teste e análise. E a análise final não é o número de curtidas ou comentários, mas o retorno financeiro e de marca para a sua óptica.

8. Meu Banco de Clientes

Uma ótica que já está no mercado há alguns anos possui um rico banco de clientes, porém muitas vezes não utiliza essa ferramenta. O comum é a ótica esperar o retorno do cliente de modo passivo, fazendo uma que outra promoção, mas dificilmente indo atrás deles.

Entretanto, se você possui um sistema de vendas e relacionamento, podendo ser um software como um CRM ou uma planilha de excel, você pode se organizar para entrar em contato com seus clientes. Lembre-se : conquistar um cliente novo custa de 5 a 7x mais do que manter um atual.

Mas o que fazer com esse banco? Muitos clientes, principalmente os mais jovens, precisam trocar seus óculos de grau com periodicidade, as vezes de ano em ano ou antes. Ligue para eles um ou dois meses antes de fechar este período e faça uma ação para mantê-lo, seja com uma promoção, avisando que há um tratamento novo, uma coleção especial, encontre o que ele precisa e ajude-o a alcançar. Somente o contato já irá diferenciar sua óptica da concorrência e ela será lembrada no momento de necessidade.

9. Novos Meios de Atendimento

O WhatsApp chegou no Brasil para se tornar o principal meio de comunicação entre clientes e empresas, até mesmo aqui na Martinato utilizamos ele com frequência. Aproveite esta ferramenta para conversar com seus clientes, mesmo que eles não comprem algo. Compartilhe conteúdos relevantes e promoções.

Mas cuidado! Nada de mandar apenas propaganda ou seu cliente irá bloquear sua óptica.

 

Conclusão

A estratégia de marketing digital já deixou de ser uma escolha para se tornar necessidade de um negócio. Hoje em dia, temos muitos concorrentes e não se pode esperar ter sucesso sem trabalhar bastante para alcançá-lo. As dicas que passamos neste artigo devem ajudar a sua óptica a se destacar e se tornar mais forte no meio digital.

Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que a Martinato responde. E se gostou do artigo, compartilhe e deixe sua avaliação.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

Social Media

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Receba Notícia
body {background-color: transparent !important; }

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados