A Vitrine de sua Óptica: os 7 erros que você não deve cometer

A vitrine de uma óptica é uma das partes mais importantes do negócio. Ela serve para atrair a atenção do público e transformá-los em novos clientes. Por isso, deve ser bem pensada para que desperte desejo e curiosidade no cliente em potencial. Mas você sabe como organizá-la para que isso aconteça?

Existem algum pontos básicos que você deve cuidar e alguns truques simples que atraem a atenção das pessoas, mas sem que elas notem que aquele produto ou objeto foi posto estrategicamente para lhe chamar atenção. Entretanto, por mais habilidoso na composição de uma vitrine que você possa ser, alguns erros facilmente evitáveis podem passar despercebidos e são com esses erros que você deve tomar mais cuidado. A Martinato Máquinas separou algumas dicas para lhe auxiliar nesse processo.

1. Não preparar um cenário e tema

Muitas óticas colocam diversos produtos e armações que não possuem relação entre si ou misturam temas de datas comemorativas que ocorrem em um mês. Tenha cuidado em ter apenas um foco. Se quer fazer uma vitrine natalina, talvez mostrar toda a sua nova coleção de verão não crie o efeito. Entenda o que o seu público está procurando e crie sua vitrine em busca desse desejo.

 

2. Aglomerar produtos

Eu tenho que expor meu produto para vender.

Mas tem mesmo? E todos na vitrine?

Tomar cuidado com a quantidade de produtos expostos é extremamente importante, talvez o ponto essencial desta lista. Uma pessoa apenas irá parar para observar a sua vitrine se algo lhe chamar atenção. Quando temos muita informação visual, nosso cérebro não consegue assimilar e tudo passa a fazer parte de uma grande informação sem expressão. Este efeito deixa a ideia de “bastantão” e de desorganização. Talvez a melhor estratégia seja “menos é mais”, tente focar em qualidade e em poucas peças que mostrem toda a veracidade de produtos em sua óptica.

Um conselho: Saia da sua óptica e dê uma volta na quadra, pare na frente e pense “como uma pessoa iria se sentir olhando para esta vitrine?”. Se você não está confortável, já é um indicador.

 

3. Produtos desatualizados

Armações já deixaram de ser um artigo essencial para muitos e viraram um artigo de moda. E a moda é composta por tendências e produtos em alta. Por isso, é importante que você estude o mercado e fique sempre atento e acompanhando as mudanças.

Se eu perguntar para você quando foi a última vez que atualizou sua vitrine, qual seria a resposta? Tente pensar também quando foi que introduziu nela uma nova coleção ou marca. Se fizer mais de 15 dias, levante o sinal de alerta. Um mês? Gosta de viver perigosamente.

Você deve cuidar da sua vitrine diariamente e estar sempre preparado para mudar algo.

 

4. Não ter seu posicionamento e identidade na vitrine

O que faz com que uma vitrine de óptica seja diferente da outra? Ou melhor, o que faz com que a sua vitrine seja diferente da vitrine de seu concorrente que está do outro lado da rua?

E a última pergunta, sua vitrine esta expressando como você quer ser visto?

A vitrine de uma ótica deve refletir o modelo de negócio. Se você trabalha com produtos para o público infantil, isso deve ser transmitido de maneira clara. A comunicação visual é tão importante quanto a escrita. Mostre para seu cliente quem você é.

 

5. Iluminação

Facilmente ignorada, mas extremamente importante, a iluminação pode ser a alma do seu negócio.

Qual tipo de lâmpada utilizar na vitrine e quão iluminada ela deve ser para que meus clientes se sintam bem e também se sintam convidados a entrar? Não se surpreenda, existem muitos estudos para solucionar esta charada que aflige todos os tipos de varejo.

Caso você tenha um orçamento, o melhor é contratar um arquiteto que tenha foco em iluminação. Mas se não tiver, existem diversos estudos online que podem auxiliar na sua escolha.

 

6. Mostrar ou não mostrar o Preço

Você deve definir em sua estratégia: vou liberar o preço para que meus clientes possam ler sozinhos ou deixarei em forma de código para que precisem interagir comigo? Ambos possuem ônus e bônus, mas tudo depende de seu público e sua estratégia. Você irá se posicionar, por exemplo, por preço ou por marca? Para produtos com ticket médio mais baixo, talvez o melhor seja ser transparente e permitir que o cliente tenha o preço em mãos de forma visível. Se for trabalhar com foco em um atendimento diferenciado, produtos de grife e um ticket médio mais alto, você pode deixar o valor mais discreto.

 

7. Ser consumido pelo dia a dia

A rotina nos deixa cegos para problemas e soluções. O dia a dia pode se provar muito corrido para grande parte das ópticas, mas você não deve deixar de observar o espaço ao seu redor. Lembre de sempre estar com a loja limpa, cadeiras bem posicionadas e produtos em seus devidos lugares.

Se você possui um laboratório e quiser melhorar seu marketing expondo-o, lembre de sempre, no final do dia, deixá-lo limpo para que o cliente se sinta bem ao ver onde seus óculos estão sendo fabricados (a Martinato recomenda sempre limpar os equipamentos independente de haver visitas ou não em seu laboratório).

Pare ao menos uma vez por semana e realmente olhe para a sua óptica de maneira crítica. O que você pode melhorar? Aproveite e pergunte com frequência para seu cliente se ele sentiu alguma dificuldade ou se tem sugestões de melhoria. No início, você talvez não veja o benefício que estas duas simples ações podem trazer. No entanto, seguir este pequeno procedimento pode ajudar o crescimento da sua Ótica e seu faturamento.

 

Conclusão

Cuidar de uma vitrine é mais trabalhoso do que aparenta. Mas seguindo alguns procedimentos e cuidados, ela se tornará uma das chaves para ter uma ótica de sucesso. Crie seu próprio método e rotina para que seu negócio não perca a oportunidade de encantar um possível cliente e assim, realizar uma venda.

Caso tenha gostado do conteúdo, compartilhe e se inscreva na nossa Newsletter para receber mais. Se tiver alguma dica, mande para a Martinato!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

Social Media

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Receba Notícia
body {background-color: transparent !important; }

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados