Ventilete: o que é e para que serve

O que é:

Um equipamento que ajuda na montagem de óculos e ajuste de armações em uma óptica.

Você já ouviu falar em ventilete? Essa palavra bastante incomum na linguagem popular se remete a um equipamento essencial no atendimento individualizado do balcão de uma ótica e até mesmo traz uma facilidade na hora da montagem. Vamos explicar para o que ele funciona.

As armações, quando produzidas, seguem um padrão e tamanho. Sabemos que cada rosto possui uma medida, diferentes larguras, diferentes distâncias entre os olhos, nariz, orelha e etc. Sendo assim, o ventilete é o responsável por personalizar a armação para que ela se encaixe perfeitamente no rosto de cada um de nós.

Para quem trabalha com montagem, o ventilete é um grande aliado para montar a lente na armação, de forma a facilitar esse encaixe.  Não é necessário usar a força, o que também evita danos no processo.

Esse equipamento funciona soprando uma quantidade de ar, com temperatura elevada, que faz com que a armação fique mais maleável e fácil para moldá-la conforme o tamanho do rosto de cada um.

Os ventiletes diferem entre si pela sua potência: diferentes forças de sopro e diferentes temperaturas de ar. Fatores muito importantes, pois ventiletes com motores “fracos” tendem a soprar pouco ar e os ajustes acabam levando muito mais tempo, assim como alguns materiais necessitam de uma temperatura maior para poder ser moldados.

Para as óticas que buscam tecnologia e modernidade, podem optar por um ventilete com display eletrônico e design moderno como o AM-301. Para quem realiza muitas montagens ou muitos atendimentos de balcão e busca um ventilete com potência, temos o AM-201 e o AM-238. E também temos o AM-234, um ventilete de entrada para pequenas óticas.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

Social Media

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Receba Notícia
body {background-color: transparent !important; }

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Equipamentos Essenciais para Óticas

Ao abrir uma óptica você irá descobrir que há equipamentos essenciais para trabalhar e facilitar sua vida. Reunimos uma lista aqui na Martinato indicando quais

Colunas oftalmica

Os diferentes tipos de colunas oftálmicas

Montar seu consultório não é uma tarefa fácil. Além de despender tempo, há preocupações como o layout da sala e espaço físico, design do ambiente e, principalmente, o investimento