Refração

Para que serve a Caixa de Prova?

By outubro 4, 2019 outubro 21st, 2019 No Comments

Para que serve a Caixa de Prova?

A Caixa de Prova é um equipamento indispensável no consultório dos profissionais da visão. É com ela que se realiza o exame de Refração. Isso significa que a Caixa de Prova tem a finalidade de avaliar a necessidade de correção visual (óculos) do paciente e detectar qual é o grau da lente para fazer essa correção.

MM-509A Caixa De Prova

O que é Refração?

 

A refração é caracterizada pela mudança no meio de propagação da luz, o que gera alterações no valor da velocidade das ondas luminosas. É complexo, pois é física pura. Mas vamos melhorar essa explicação… No caso da visão, ela acontece quando um feixe de luz que vem do ambiente externo atravessa o nosso globo ocular, criando a visão na retina. Os erros de refração acontecem quando esses feixes de luz são desviados e não chegam focados na retina. Com isso, o paciente acaba por não ter uma visão 20/20, considerada visão normal.

Erros de Refração:

 

Quando os feixes de luz não chegam à retina, por algum distúrbio no formato da córnea, cristalino ou do globo ocular, temos os erros de refração, conhecidos como:

  • Miopia
  • Hipermetropia
  • Astigmatismo
  • Prespiobia

Você conseguirá definir e quantificar esses erros de refração utilizando uma Caixa de Prova. Lembrando que os erros de refração podem ocorrer simultaneamente e as queixas mais comuns dos pacientes são a diminuição da visão, desconforto nos olhos e dores de cabeça.

Tipos de Caixa de Prova

 

Existem dois tipos de Caixa de Prova destinadas ao Exame de Refração, uma versão completa e outra reduzida. A Caixa Completa, com 272 lentes é a mais indicada para quem está começando ou adquirindo sua primeira Caixa de Prova. Nela você tem lentes esféricas e cilíndricas positivas e negativas, cilindro cruzado, prismas, lentes acessórias e a Armação de Prova, utilizada junto das lentes. Já a Caixa Reduzida é ótima para quem viaja muito e quer uma maleta mais leve. Fizemos um vídeo especial para explicar a diferença entre elas, para assistir, clique Aqui.

MM-509A1 Caixa De Prova Seleção Premium

Qualidade das Lentes 

 

Não podemos deixar de ressaltar um fator muito importante que é a Qualidade das lentes da Caixa de Prova. Para realizar um exame de refração com precisão, as lentes não devem ter distorções. Isso significa que a dioptria dela deve ser a mesma que apresentada no aro de metal. Imagine a seguinte situação: você está realizando um exame no seu paciente. Ao colocar a lente +2,00, o paciente relata uma melhora da acuidade visual, passando a exergar 20/20.  Porém, depois você descobre que aquela lente da Caixa de Prova era na verdade uma lente +2,20 gerando uma prescrição errada. O distribuidor não preza pela qualidade do produto e a lente está fora da tolerância óptica. Com certeza seu paciente não terá um óculos satisfatório, certo?!

Refrator de Greens ou Caixa de Prova?

 

Algumas pessoas podem ficar na dúvida.

“Mas e o Refrator de Greens não serve para fazer o exame de refração?”.

Sim, exatamente. Tanto o Refrator de Greens quanto a Caixa de Prova tem essa finalidade e fazem o mesmo exame. O que os diferencia é a forma que estão organizadas as lentes. Enquanto que a Caixa de Prova possui as lentes soltas, no Greens elas estão agrupadas.   O exame é o mesmo, porém enquanto o Greens possibilita maior agilidade no atendimento, a Caixa é um produto mais acessível e você consegue atender em mais de um local levando seu equipamento.

Portanto, a Caixa de Prova é um elemento fundamental para realizar um exame de Refração. É extremamente prática para aqueles que fazem trabalho em campo e consegue gerar a mesma precisão que um Refrator de Greens. E mesmo se você preferir o foróptero à caixa, é aconselhável a ter uma em seu consultório para possíveis eventualidades, como nos momentos que deve enviar seu Greens para uma higienização.

Caso tenha alguma dúvida sobre as Caixas de Prova, entre me contato com um de nossos consultóres. Ficaremos felizes em lhe ajudar.

 

 

Leave a Reply