Como utilizar o Whatsapp na minha óptica

Você sabe quais os benefícios de usar o WhatsApp Business na sua ótica?

Utilizar a ferramenta de comunicação como o WhatsApp pode ajudar a vender mais. Mas como? Bom, essa ferramenta auxilia você a ficar mais próximo do seu público através do relacionamento. Em um mercado competitivo onde muitos não vem a diferença na qualidade de um produto, o relacionamento pode ser o sei diferencial para conquistar seu cliente.

Hoje, o WhatsApp é a ferramenta mais eficiente para a comunicação pois possui em torno de 77 milhões de usuários só no Brasil! Isso é, mais de 1/3 da população possui este aplicativo instalado em seu celular e o utiliza diariamente, sendo a principal forma de comunicação.

Por este motivo, os usuários ficam atentos as mensagens e a taxa de abertura é significativamente maior que em outros meios. Também é um canal bem completo pois é possível enviar textos, imagens, vídeos e documentos completos.

Como a ótica é um negócio, o mais indicado é utilizar o WhatsApp Business que abre uma gama de ferramentas que a sua versão pessoal não possui. Entretanto, ao vincular uma conta com a de um negócio, ela não poderá ser desvinculada. 

Para exemplificar o porquê desta dica, vamos falar de algumas funcionalidades que a versão deste app para negócios possui.

1. Para seu Negócio

Ao criar um perfil da sua óptica na plataforma, você pode disponibilizar as suas principais informações como marca, endereço e localização. Por que isso é bom? Ter um nome e endereço faz com que as pessoas confiem mais em seu negócio e acreditem que seja autêntico. Além disso, facilita um possível cliente a encontrar sua ótica.

2. Mensagens Automáticas

Nesta versão, há a possibilidade de criar mensagens automáticas e configurar quando serão disparadas. Por ex: no primeiro contato de uma pessoa ela receberá um “Olá, bem vindo a Ótica X, logo estaremos lhe atendendo. Por favor aguarde um minuto”. Ou já finalizou o expediente? Não tem problema, seu cliente pode receber uma mensagem indicando que você não está, mas atenderá no dia seguinte a partir de tal hora. Prático, né? Aqui na Martinato utilizamos este serviço com frequência e muitos clientes acham ótimo ter um retorno.

3. Classificação de contatos

Até isso? Sim, você pode colocar uma etiqueta nos contatos para que sejam encontrados facilmente. Isso ajuda muito na hora de definir as mensagens para cada grupo de pessoas.

Mas para que segmentar? Bom, vocês devem ter clientes mais frequentes que podem mandar mensagens mais pessoais, outros para datas comemorativas. Quem sabe tem aqueles que procuram por um determinado tipo de armação ou lente que está para chegar? Talvez possa mandar uma mensagem perguntando como foi o atendimento e fazer um pequeno pós compras.

Esta classificação pode ser uma maneira poderosa de acompanhar seus clientes e converter mais vendas.

4. Divulgar novas coleções, promoções e melhorar o relacionamento com cliente

Com essas funcionalidades de segmentação e de mensagem automática, fica mais fácil comunicar seus lançamentos e tendências. Você pode ainda personalizar para quem já é cliente e quem faz parte da sua lista de prospecção.

Enviar uma novidade e catálogos para seu cliente na hora certa pode ser decisivo no momento da compra. Analise seus clientes e veja como funciona sua recorrência, classifique-os nos grupos de WhatsApp e prepare os materiais. Seu cliente ficará contente ao receber suas novidades, pois já estava pensando em fazer a troca de sua armação.

5. Tenha um catálogo de produtos para venda

Uma nova funcionalidade e benefício do WhatsApp Business é a possibilidade de salvar no aplicativo de mensagens catálogos de produtos. E é simples de utilizar:

Cadastre um produto e  informe tudo que seu cliente precisa saber sobre ele: nome, preço, imagens e descrição. Desta forma, sempre que quiser enviar um produto para os seus contatos ( ou catálogo), eles já estarão com as informações necessárias.

6. Respostas Rápidas

Além da função comentada acima de respostas automáticas de boas vindas e ausência, pode-se criar respostas rápidas para os principais assuntos abordados. Por exemplo: uma base de mensagens para novidades, promoção, pedido recebido ou pronto para entrega, entre outras.

Você salva estas mensagens no aplicativo e, para acessá-las, basta digitar barra (/) no campo para escrever e selecionar a que deseja enviar.

7. Criar listas de transmissão

Simples: envie a mesma mensagem para várias pessoas de uma vez só.

Sim, esse recurso não é exclusivo do Business, mas juntado esta funcionalidade com a de criação de etiquetas para organizar seus contatos, você tem uma ferramenta poderosa e gratuita em suas mãos.

Conclusão: 

Aproveite esta ferramenta que você provavelmente já utiliza e transforme em uma máquina para ajudar em vendas. Fortaleça o relacionamento com seus clientes tendo conversas imediatas e mais próximas. Ajude a criar empatia e confiança com uma ferramenta de fácil acesso e gratuita, você só tem a ganhar.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

Social Media

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Receba Notícia
body {background-color: transparent !important; }

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados