Home
Loja
Minha lista0

Cuidados com o Verão e sua Visão

Durante as épocas mais quentes do ano e que nos tornamos mais expostos a luz solar, temos a tendência a começar a cuidar de nossa pele, passando protetores solares, cuidando os horários em que o sol está mais fraco, procurando por sombras e maneiras de nos resguardarmos de tamanha exposição aos raios UVA e UVB. 

Apesar desse cuidado com a pele ser importante para nossa saúde, não podemos esquecer das demais partes do nosso corpo que sofrem com as altas temperaturas e exposição solar nessas épocas do ano. Nossos olhos são partes fundamentais que também devem ser protegidas e cuidadas. 

Mas no que os raios UVA e UVB afetam meus olhos? 

Eles afetam diretamente a retina e o cristalino. Devido à exposição solar, os raios solares passam pela córnea, agridem nossa retina e, por fim, o cristalino. A tendência é desenvolver alguns sintomas com o passar do tempo, esses efeitos são cumulativos e sentidos a longo prazo.

Os raios UVA, são capazes de penetrar em camadas mais profundas, podendo provocar alterações na visão central, como a degeneração macular.

Enquanto os raios UVB podem danificar a córnea e o cristalino. Responsáveis pela absorção das luzes em nossos olhos.

As doenças mais famosas associadas aos danos dos raios solares são: Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), retinopatia diabética, doenças de causas hereditárias (como a retinose pigmentar, a doença de stargardt, a coroideremia), além das síndromes, como a do olho seco, por exemplo.

E como proteger meus olhos? 

A proteção dos seus olhos é algo que deve ser constante e durante as quatro estações do ano, mas aqui estão alguns cuidados a se tomarem durante as épocas de maior incidência solar: 

1 – O uso de óculos de sol

Não são apenas por serem bonitos, os óculos solares são uma peça chave na sua saúde ocular, devendo ser usados até mesmo em dias nublados, pois apesar de o sol estar encoberto pelas nuvens, ele continua a emitir os raios UVA e UVB, portanto, seus olhos ainda precisam dessa proteção. 

Sem contar a importância de suas lentes terem tratamento de proteção contra os raios UVA e UVB, caso contrário, você só estará usando lentes escuras. 

2 – O uso de chapéus e bonés

Além dos óculos solares, os chapéus e bonés também ajudam muito na proteção dos olhos ao fazerem sombra na região, evitando que os raios cheguem diretamente ao globo ocular. 

3 – O uso de protetores solares e cremes. 

É indispensável o uso de protetores solares e cremes hidratantes durante o verão, mas devemos cuidar com a quantidade de produto que dispomos sobre nosso rosto. Caso entrem em contato com os olhos, podem causar irritações e reações alérgicas. 

4 – Cuidados com as águas

No verão é bastante comum banhos de mar, piscina e cachoeiras, e apesar de parecerem limpos, o cuidado em tais águas deve ser redobrado. 

As piscinas, por exemplo, podem ser utilizadas por diversas pessoas, podendo ter perigos invisíveis e prejudiciais para pessoas de todas as idades. Além da quantidade de químicos utilizados para manter as águas cristalinas. 

Em mares, cachoeiras e lagos, temos os perigos de pequenos grãos de areia, além da água salgada dos mares facilitar a propagação de síndrome do olho seco. 

Recomendamos, após atividades em águas

  • não abrir muito os olhos debaixo d’água;
  • usar óculos próprios para mergulho ou natação;
  • e tomar uma ducha de água doce logo após o banho.

Compartilhe

Deixe um comentário

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Ir para o topo

Está com alguma dificuldade?

Fale conosco no WhatsApp

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Conheça nossa política de privacidade

Vamos conversar
Olá! Se tiver alguma dúvida sobre algum produto, me mande uma mensagem!