Home
Loja
Minha lista0

Como saber qual a hora de procurar um profissional da visão?

Nos nossos últimos posts do nosso blog, falamos bastante sobre condições visuais, tais como o Daltonismo, a Ambliopia e o Tetracromatismo. E você certamente já está familiarizado com condições mais comuns, como a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia. Ou até mesmo doenças, como o Glaucoma, Catarata e o Ceratocone. 

Mas vamos lá: quais são os fatores chave para se saber a hora de procurar um profissional da saúde ocular? 

Primeiramente, é importante consultar um profissional regularmente, para checar a saúde da sua visão do que esperar aparecer um problema mais sério, e que muitas vezes podem levar a perda da visão ou um grave comprometimento. Além disso, também existem algumas doenças oculares que não apresentam sintomas iniciais. 

Nunca ter se consultado

É um ponto importante a se levar em consideração: Se você nunca foi, significa que é hora de marcar uma consulta, mesmo que você não sinta nenhum sintoma ou nunca teve algum problema de visão! Como mencionamos acima, é melhor ir realizar uma consulta de prevenção agora, do que tomar sustos mais tarde.  

Visão Embaçada e Visão Dupla

A Visão Embaçada trata-se de uma sensação em que a pessoa enxerga de forma turva, como se tivesse uma névoa, que a impede de visualizar com tanta nitidez. Além disso, as cores também acabam perdendo sua vibração, ficando mais opacas. Exemplos de problemas oculares relacionados a esse sintoma são: catarata, presbiopia, glaucoma, DMRI (Degeneração Macular Relacionado à Idade) e astigmatismo.

Já a Visão Dupla pode estar ligada a vários problemas oculares. Por exemplo: problemas relacionados aos nervos ou músculos dos olhos, catarata, diferença de grau, estrabismo ou diabetes.

Dores de cabeça e nos olhos

Uma dor de cabeça pode significar vários problemas e ser provocado por vários fatores. Quando essa dor se torna intensa, principalmente na região dos olhos e sobrancelhas, pode ser um sinal de problema ocular. Por exemplo: fadiga ocular digital (causada pela luz azul emitida por aparelhos eletrônicos), alguma inflamação ocular e até mesmo glaucoma.

Forçar a vista para tentar enxergar

Se você precisa apertar seus olhos para tentar enxergar melhor, seja para ler um livro ou ver um filme, ou ainda, movimentar seu braço para conseguir visualizar melhor os objetos, isso são sintomas de que algum problema ocular pode estar ocorrendo, por exemplo: miopia e/ou presbiopia.  

Irritação nos olhos e lacrimejamento

Esses sintomas podem significar muitas coisas. Por exemplo: olho seco, sensibilidade à luz ou até mesmo a síndrome do computador.

Baixa acuidade visual

Se você anda com dificuldade para ler, reconhecer as pessoas na rua ou enxergar placas de trânsito, você pode apresentar algum erro refrativo, por exemplo: miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Também existem outras doenças que podem reduzir a acuidade visual. Por exemplo: ceratocone ou pterígio.

Manchas na visão

Há diversos tipos de manchas na visão. Alguns problemas que podem ser indicativos de doenças, são: DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade), hemorragia vítrea, descolamento de retina e catarata.

Vermelhidão ou inchaço

Existem vários motivos que podem deixar os nossos olhos vermelhos ou inchados, seja por exposição a fatores externos, como: cloro e radiação solar; por infecções bacterianas ou virais. Exemplos de doenças relacionadas à vermelhidão: glaucoma, uveíte, esclerite ou conjuntivite.  

Sensação de pressão nos olhos

Se você sente a sensação de que algo está pressionando o seu globo ocular, você deve procurar um profissional, pois são indícios de glaucoma. Se o diagnóstico não for feito cedo, pode causar danos ao nervo óptico, levando à cegueira.

Ter mais de 40 anos

Se você tem mais de 40 anos, provavelmente apresenta algum grau de presbiopia. Além disso, também poderá apresentar catarata. Ambas são consequências do processo natural de envelhecimento do olho, que irá acometer 100% das pessoas. Outra doença que pode surgir a partir dessa idade é a pressão do olho e de desenvolver glaucoma.

Nossa maior prioridade é o bem-estar da sua visão! Não feche os olhos para esses sintomas caso os possua!

Compartilhe

Deixe um comentário

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Ir para o topo

Está com alguma dificuldade?

Fale conosco no WhatsApp

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Conheça nossa política de privacidade

Vamos conversar
Olá! Se tiver alguma dúvida sobre algum produto, me mande uma mensagem!